Questões de Concurso
Comentadas sobre irrigação e drenagem em engenharia hidráulica
Foram encontradas 20 questões
No que se refere aos reservatórios de controle de cheias, julgue o próximo item.
Os reservatórios de controle de cheias são utilizados
exclusivamente em áreas rurais.
No que se refere aos reservatórios de controle de cheias, julgue o próximo item.
Os reservatórios de controle de cheias têm impacto
irrelevante na recarga de aquíferos subterrâneos.
Julgue o item seguinte, relacionados aos sistemas de irrigação.
Os sistemas de irrigação por aspersão são mais eficientes na
aplicação de água nas plantas do que os sistemas de irrigação
localizados.
Julgue o item seguinte, relacionados aos sistemas de irrigação.
Os sistemas de irrigação podem ser classificados em
superficiais, por aspersão e localizados.
Julgue o item seguinte, relacionados aos sistemas de irrigação.
Os sistemas de irrigação por gotejamento são mais eficientes
no uso da água em comparação com os sistemas de irrigação
por aspersão.
Após drenagem gravitacional da água proveniente de um solo saturado, o solo alcança, depois de determinado tempo, um estado de umidade “aparentemente de equilíbrio”, que se denomina capacidade de campo.
Tendo como referência essa definição e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.
No manejo de resíduos sólidos estão incluídas as atividades de varredura de vias públicas e a triagem de resíduos sólidos, para fins de reciclagem e disposição final.
Tendo como referência essa definição e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.
O serviço público de esgotamento sanitário não inclui o tratamento dos esgotos, por ser isto uma atividade com características técnicas e logísticas próprias, relacionada à gestão dos recursos hídricos.
As enchentes, nos centros urbanos, decorrem da interferência humana em componentes do ciclo, como os de infiltração e de escoamento superficial.
Medidas não estruturais de controle de inundação, como a regulamentação do uso da terra ou o zoneamento de áreas inundáveis, apresentam, em geral, custo inferior ao das medidas do tipo estrutural.
O investimento público em projetos de desenvolvimento de recursos hídricos destina-se, prioritariamente, ao atendimento das necessidades e aspirações humanas, observados os objetivos e interesses dos entes federados e respeitados os limites de exploração da área do projeto.
A elaboração de projetos de irrigação apoia-se em dois elementos fundamentais: dados básicos e informações específicas do projeto (valores numéricos, topografia, dados geológicos, geotécnicos e hidrológicos, demandas de água para a irrigação e capacidade e requisitos de pressão do sistema de irrigação a ser implantado); e critérios de projeto, modos como os dados serão utilizados na elaboração do projeto (inclinação permitida para os taludes laterais e espessura mínima do revestimento dos canais, tipos de curva e de conexões aceitáveis para as tubulações e rotações admissíveis para bombas e motores).
Considerados tão somente os efeitos transacionais de mercado, a análise dos custos e benefícios de projetos de irrigação é relativamente simples; do ponto de vista socioeconômico, essa análise é mais complexa, visto que envolve todos os efeitos do projeto, entre os quais se inclui o impacto de sua implantação sobre diferentes grupos sociais.
O anteprojeto de cada sistema de irrigação pré-selecionado no planejamento da irrigação deve permitir a comparação das opções selecionadas, com base em critérios técnicos e econômicos, e a seleção da que apresente maior potencial para atingir os objetivos pretendidos e suportar os impactos da implantação do projeto.
No estudo de viabilidade de projeto de irrigação, elaboram-se projetos preliminares para as principais estruturas do empreendimento e para o sistema de distribuição, incluindo-se setores hidráulicos, com estimativas de custos embasadas em quantidades definidas a partir dos anteprojetos, e custos unitários desenvolvidos e ajustados com base em projetos similares.
São finalidades dos envoltórios em drenos subterrâneos: propiciar condições para que o gradiente hidráulico na interface solo-envoltório se mantenha baixo; facilitar o fluxo da água do solo para o dreno; baixar a velocidade da água nos poros; minimizar a desagregação do solo e o carreamento de partículas para o interior do dreno.