Questões de Engenharia Hidráulica - Tratamento de Efluentes para Concurso

Foram encontradas 27 questões

Q2492163 Engenharia Hidráulica

Entre os reatores biológicos, um dos mais utilizados no Brasil é o reator UASB (upflow anaerobic sludge blanket, ou reator anaeróbio de fluxo ascendente, em português). Ele pode funcionar tanto como unidade única quanto seguido por outras técnicas de pós-tratamento, como as lagoas de maturação ou lodos ativados. Julgue o item subsequente a respeito desse tipo de reator.


O reator UASB é baseado na decomposição anaeróbia da matéria orgânica, e consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido. 

Alternativas
Q2492162 Engenharia Hidráulica
Entre os reatores biológicos, um dos mais utilizados no Brasil é o reator UASB (upflow anaerobic sludge blanket, ou reator anaeróbio de fluxo ascendente, em português). Ele pode funcionar tanto como unidade única quanto seguido por outras técnicas de pós-tratamento, como as lagoas de maturação ou lodos ativados. Julgue o item subsequente a respeito desse tipo de reator.
No projeto de reatores UASB, o dimensionamento é feito em função da carga orgânica, e não pela carga hidráulica. 
Alternativas
Q2264514 Engenharia Hidráulica
Assinale a alterativa correta sobre as doenças relacionadas com a contaminação fecal.
Alternativas
Q2180288 Engenharia Hidráulica
De acordo com a Resolução CONAMA n.º 357/2005, as águas doces classificadas em classe 1 podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, desde que passem por um 
Alternativas
Q2180285 Engenharia Hidráulica
De forma geral, as redes de distribuição de água tratada são definidas conforme a disposição de seus condutos principais. A rede cujos condutos principais formam circuitos fechados nas zonas principais a serem abastecidas é denominada
Alternativas
Q2180284 Engenharia Hidráulica
Em uma estação de tratamento de água (ETA), o processo convencional de tratamento é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade para verificação da potabilidade da água. O processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade é a 
Alternativas
Q2180282 Engenharia Hidráulica
As canalizações, ou condutos, que conduzem a água das captações para as estações de tratamento são denominadas
Alternativas
Q2180271 Engenharia Hidráulica
A remoção de sedimentos por meio de dragagem e a aplicação de algicidas podem ser corretamente classificadas, a partir das medidas corretivas para recuperação de lagos e represas, respectivamente, como processos 
Alternativas
Q2180270 Engenharia Hidráulica
Assinale a opção que apresenta apenas produtos que podem ser utilizados na etapa de desinfecção do processo de tratamento de água para abastecimento humano. 
Alternativas
Q2180269 Engenharia Hidráulica

Um operador de uma estação de tratamento de água iniciou a sua rotina de trabalho na unidade. Primeiramente, elaborou os testes de jarro e determinou o gradiente ótimo de mistura rápida. Em seguida, determinou o gradiente ótimo de mistura lenta. Posteriormente, determinou a taxa ótima de 300 m/dia para o processo físico-químico de separação de impurezas.


A partir dessa situação hipotética e considerando a ordem das ações, é correto afirmar que o operador ajustou parâmetros das etapas de tratamento denominadas 

Alternativas
Q2180266 Engenharia Hidráulica

No que se refere à hidrometria, julgue os itens seguintes, relativos a hidrômetros.


I Hidrômetros de velocidade não apresentam limites de sensibilidade e possuem maior exatidão que os hidrômetros de volume.

II Hidrômetros de velocidade são mais baratos, mais simples e de reparação mais fácil que os hidrômetros de volume.

III Hidrômetros de volume são mais sensíveis que hidrômetros de velocidade.


Assinale a opção correta. 

Alternativas
Q2180261 Engenharia Hidráulica
Com relação ao medidor de vazão do tipo Parshall e às placas de orifícios, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2180260 Engenharia Hidráulica
Quanto ao medidor de vazão do tipo Venturi, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2124081 Engenharia Hidráulica
A poluição de corpos d’água pode ser oriunda de fontes naturais, águas agrícolas, esgotos ou fontes diversas. Algumas substâncias são poluentes em potencial e apresentam comportamentos que definem o tipo de tratamento que será utilizado. Sobre as substâncias poluentes, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2124073 Engenharia Hidráulica
A Resolução CONAMA nº 357/2005 define como padrão de lançamento para efluentes industriais o teor de 0,003 mg/L de fenóis totais expresso em C6H5OH. Refinarias de petróleo produzem efluentes com elevada concentração de compostos orgânicos, dentre eles os fenóis.O tratamento mais eficaz para a eliminação de fenóis presentes em efluentes industriais é:
Alternativas
Q1838134 Engenharia Hidráulica
A taxa de aplicação superficial de um decantador com 100 m2 , cuja vazão de tratamento é de 4000 m3 /dia, é:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUNDATEC Órgão: CEEERS
Q1235824 Engenharia Hidráulica
O tratamento de resíduos é preocupação constante e deve ser objeto de processos industriais específicos. Assinale um exemplo de tratamento de efluentes do tipo Químico. 
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guarapari - ES
Q1231655 Engenharia Hidráulica
Sobre os sistemas de tratamento de água para abastecimento urbano, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: IPAD Órgão: LAFEPE
Q1214316 Engenharia Hidráulica
De acordo com o uso de um sistema UV no tratamento terciário da água, pode-se afirmar que uma característica negativa deste procedimento reside no fato de:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESGRANRIO Órgão: INEA-RJ
Q1212872 Engenharia Hidráulica
Analise as afirmações a seguir referentes aos processos ou fases do tratamento do lodo das águas residuárias domésticas.
I - O processo de estabilização química do lodo com a adição de produtos químicos alcalinos acelera substancialmente a ação dos microorganismos, reduzindo o teor de matéria orgânica presente.
II - Geralmente, nas estações de tratamento de esgotos, a fase de adensamento do lodo ocorre após a digestão anaeróbia.
III - Uma das vantagens da desidratação mecânica do lodo com o uso de filtros-prensa é a redução do tempo de ciclo da desidratação, muito menor do que nos leitos de secagem.
IV - A temperatura de operação é um dos fatores que afetam o desempenho dos digestores anaeróbios de lodo.
V - No processo de digestão anaeróbia do lodo, a fase conhecida como hidrólise é anterior à fase de acidogênese.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: D
5: E
6: C
7: B
8: A
9: B
10: D
11: E
12: A
13: E
14: E
15: E
16: E
17: E
18: A
19: C
20: E