Questões de Concurso Comentadas sobre engenharia naval

Foram encontradas 70 questões

Q2323445 Engenharia Naval
Uma das doenças ocupacionais mais comuns entre os trabalhadores brasileiros é a surdez ocupacional, uma doença irreversível. Para evitá-la, muitas empresas fornecem aos trabalhadores protetores auriculares, que neutralizam a ação de um risco ocupacional relacionado ao seguinte agente físico:
Alternativas
Q1895079 Engenharia Naval

A sequência simplificada da construção naval atual segue estas etapas: 1) preparação das superfícies das chapas, dobragem e moldagem de chapas e cortes de peças; 2) execução das submontagens com a agregação de placas, painéis, condutos e peças; 3) montagem de blocos com a agregação de submontagens; 4) montagem do casco com a integração de blocos. Julgue o próximo item, referente à construção naval e ao projeto do navio.  



Algumas empresas têm efetivado a montagem de superblocos no estaleiro, para diminuir o tempo de ocupação da doca na montagem final do casco, contudo esse processo de agregação tem como limitações o volume dos blocos agregados e a capacidade dos equipamentos para o deslocamento dos superblocos. 

Alternativas
Q1895063 Engenharia Naval

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.



Em grandes embarcações, os motores auxiliares que movimentam o lastro, acionam a bomba de resfriamento do motor principal, acionam compressores, entre outras aplicações, são, geralmente, motores de quatro tempos movidos a diesel.  

Alternativas
Q1895020 Engenharia Naval

Considerando-se que a segurança de uma embarcação é relacionada a fatores como a estabilidade, que a torna apta a flutuar nas mais diversas condições operacionais, julgue o seguinte item quanto a linhas de carga e arqueação.


A arqueação bruta (AB) é um valor adimensional proporcional à soma dos volumes dos espaços fechados da embarcação medidos em metros cúbicos (V), cujo cálculo é definido na Convenção Internacional para Medidas de Tonelagem de Navios (1969) da seguinte forma: (AB) = K × V, em que K = 0,2 + 0,02 × log V.

Alternativas
Q1893270 Engenharia Naval

Quanto às normas de regulamentação internacional estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization – IMO), concernentes à descarbonização do transporte marítimo, julgue o item subsecutivo.


Utilizado para propelir embarcações que navegam em rotas de longo curso e cabotagem, o bunker oil (tipos OCM120, OCM180 e OCM380) é constituído de uma mistura de óleo combustível e óleo diesel, com alto teor de enxofre, com consistência de graxa, pois precisa trabalhar sob alta pressão sem que sua estrutura molecular seja afetada, e é tão viscoso que precisa ser aquecido para ser usado como combustível.

Alternativas
Q1893268 Engenharia Naval

No que tange à avaliação econômica do navio, julgue o item subsequente.


 A avaliação da embarcação deve considerar alguns elementos que facilitam a venda a preço justo, como o contexto econômico, a liquidez da embarcação no mercado e a atualização legislativa, que pode tornar obsoleta a embarcação construída com tecnologia considerada superada.

Alternativas
Q1893260 Engenharia Naval

No que tange à poluição das águas dos mares e oceanos, julgue o item subsequente.


Enquanto a indústria do petróleo convive com acidentes esporádicos, em especial os que envolvem navios petroleiros e vazamentos em poços de extração de hidrocarbonetos, as cidades próximas do litoral lançam, por dia, milhares de toneladas de lixo e esgoto bruto doméstico nos mares e oceanos, de forma que o cidadão comum, em geral, não percebe a própria participação no processo de envenenamento das águas. 

Alternativas
Q1893258 Engenharia Naval

No que se refere a compra e venda de navios, julgue o item subsecutivo.


A aquisição da embarcação é precedida de inspeção documental — realizada por perito na sede da Sociedade de Classificação, onde constam registros que permitem inferências acerca da sanidade do casco e das máquinas — e física, com o fim de verificar os espaços internos da embarcação, que permanece em flutuação em porto designado pelas partes. Findas essas inspeções, pode ser necessária inspeção em doca seca para a verificação das condições do eixo propulsor e de outros acessórios habitualmente imersos.

Alternativas
Q1893240 Engenharia Naval

Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).


Nessa modalidade de contrato, o fretador é responsável pelo custo do combustível e pelas despesas portuárias referentes ao navio, de alimentos, seguro e contratação da tripulação.

Alternativas
Q1893235 Engenharia Naval

Acerca do Contrato de afretamento TCP (Time Charter Party), julgue o item a seguir. 


Essa modalidade de contrato é utilizada quando existe, por parte daquele que afreta, certeza da necessidade de transporte por determinado período de tempo.

Alternativas
Q1893231 Engenharia Naval

Acerca do Contrato de afretamento TCP (Time Charter Party), julgue o item a seguir. 


O fretador disponibiliza a embarcação ao afretador durante certo período de tempo.

Alternativas
Q1893228 Engenharia Naval

A gestão náutica abrange manutenção, conservação, aprovisionamento e alocação de tripulação na embarcação, já a gestão comercial engloba a gestão da carga e do frete no que concerne a contrato, recebimento e entrega, relacionamento com corretores e assuntos correlatos. Considerando aspectos relacionados a esses dois tipos de gestão no transporte marítimo, julgue o item que se segue.


O fator de estiva, expresso em metros cúbicos por tonelada, é a razão entre o volume ocupado pela embalagem de embarque da carga e o seu peso. Então, se o fator de estiva de uma carga é 1,2 m3 /t, conclui-se que uma tonelada dessa carga ocupa 1,2 metros cúbicos da carena da embarcação.

Alternativas
Q1893223 Engenharia Naval

As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.


 A AHTS (Anchor Handling and Tug Supply) é uma embarcação desenhada para lançar e movimentar âncoras de plataformas flutuantes em coordenadas geográficas especificadas e não tem amurada na popa (popa aberta), sendo provida de bollard pull.

Alternativas
Q1770822 Engenharia Naval
A têmpera é uma técnica de tratamento térmico, que objetiva aumentar a resistência mecânica e a resistência ao escoamento dos aços. Contudo, esse processo acarreta aumento da dureza do material, que precisa ser corrigida. O processo aplicado após a têmpera para reduzir essa dureza excessiva é denominado de:
Alternativas
Q1770820 Engenharia Naval
A SAE-Society of Automotive Engineers classifica os aços de acordo com a sua composição química,sendo que cada dígito informa quais elementos estão presentes na liga. A classificação SAE do aço carbono 1020 informa que o percentual de carbono presente na liga situa-se na faixa de:
Alternativas
Q1204480 Engenharia Naval
O corpo humano tem uma temperatura média normal que
Alternativas
Q1091078 Engenharia Naval
A peça estrutural principal de uma embarcação, correndo de proa a popa em sua parte mais inferior, é denominada
Alternativas
Q1090720 Engenharia Naval

Nos fluidos em escoamento, podem estar presentes diferentes tipos de força: inércia, viscosidade, pressão, gravidade, tensão superficial e compressibilidade. A razão entre duas dessas forças quaisquer será adimensional.

Um importante adimensional é o número de Reynolds (Re), que relaciona forças de inércia com força(s) de

Alternativas
Q912545 Engenharia Naval

Acerca da viabilidade de projetos portuários e da logística do sistema aquaviário, julgue o item seguinte.


Para a correta análise do custo-benefício, é necessário realizar a escolha da taxa de desconto apropriada, de modo a comparar o fluxo anual de benefícios líquidos com o custo de capital do projeto.

Alternativas
Q912541 Engenharia Naval

Julgue o próximo item, a respeito de noções de engenharia portuária.


O fenômeno das marés é causado pelos efeitos gravitacionais da Lua e do Sol, portanto sem a influência de características locais.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: C
6: C
7: C
8: C
9: C
10: C
11: C
12: C
13: C
14: A
15: C
16: A
17: C
18: E
19: C
20: E