Questões de Concurso Sobre fundamentos e análise da cinemática de escoamentos em engenharia mecânica

Foram encontradas 395 questões

Q3300055 Engenharia Mecânica
Um ventilador operando com uma rotação de 1.000 rpm sob uma pressão estática de 5,00 mmH2O proporciona uma vazão de 60 m3 /min. Considerando aplicáveis as leis de semelhança geométrica, cinemática e dinâmica, a nova pressão estática, em mmH2O, quando sua rotação é alterada para 1.200 rpm será de
Alternativas
Q3300050 Engenharia Mecânica
Um duto condutor de ar, com seção transversal retangular, possui 1,6 m em uma das dimensões de sua seção transversal. Sabendo-se que por esse duto passam 720 m3 de ar por minuto, na velocidade de 6 metros por segundo, a outra dimensão da seção transversal desse duto é igual a
Alternativas
Q3252102 Engenharia Mecânica
Um dos principais fatores que afetam a qualidade do ar interior (QA I) em ambientes climatizados é a taxa de renovação de ar. De acordo com a norma ASHRAE 62.1, qual é o parâmetro mais utilizado para determinar se a ventilação é adequada?
Alternativas
Q3252100 Engenharia Mecânica
No projeto de um sistema de dutos para distribuição de ar condicionado, um dos principais objetivos é minimizar as perdas de carga. Qual das seguintes estratégias é mais eficaz para reduzir essas perdas?
Alternativas
Q3128702 Engenharia Mecânica
Um carro de corrida está se movendo a uma velocidade constante de 60 m/s em uma pista reta. O coeficiente de arrasto do carro é 0,3, a área frontal é 1,2 m² e a densidade do ar é 1,225 kg/m³. Assinale a alternativa que apresenta a força de arrasto atuando sobre o carro.
Alternativas
Q3112347 Engenharia Mecânica
Julgue o item subsequente, referente à mecânica dos fluidos.  
Se a distribuição de velocidades, em m/s, de um escoamento for dada por v = 2x3 + 2y2 - 3z, então a aceleração do fluido no ponto de coordenadas [2,1,5], em m, será superior a 20 m/s2
Alternativas
Q3105471 Engenharia Mecânica
Tendo como referência a figura precedente, que ilustra a situação em que gases ideais em regime subsônico (Mach = 0,4) provenientes da descarga de uma turbina a gás entram em um bocal cônico convergente, julgue os itens subsequentes, em relação ao escoamento isentrópico no bocal considerado.

Como o escoamento dos gases no elemento em questão é compressível, a velocidade dos gases é menor na saída do bocal que na sua entrada. 
Alternativas
Q3089449 Engenharia Mecânica
A vazão de ar em uma tubulação de ar-condicionado, de seção transversal com dimensão retangular de 500 mm x 400 mm, é de 2.000 m³/h. Determine a velocidade média aproximada na tubulação. 
Alternativas
Q3062466 Engenharia Mecânica

        Uma usina hidrelétrica está operando com uma vazão de água constante que passa pelas turbinas para gerar energia. O sistema está em regime estacionário, e o volume de controle é definido em torno de uma turbina específica. A equação da quantidade de movimento para esse volume de controle inercial é utilizada para analisar as forças atuantes no sistema.


A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente. 


A quantidade de movimento do fluxo de água que entra na turbina é igual à quantidade de movimento do fluxo de água que sai da turbina, o que resulta em uma força líquida nula sobre o volume de controle.

Alternativas
Q3062457 Engenharia Mecânica

Julgue o item a seguir, relacionados à hidrostática e à hidrodinâmica. 


Em um escoamento turbulento, o número de Reynolds é geralmente menor que 2.000. 

Alternativas
Q3062456 Engenharia Mecânica

Julgue o item a seguir, relacionados à hidrostática e à hidrodinâmica. 


De acordo com o princípio de Bernoulli, para um fluido incompressível em escoamento estacionário ao longo de uma linha de corrente, a soma das pressões estática, dinâmica e de altura permanece constante. 

Alternativas
Q3062449 Engenharia Mecânica

        No sistema ilustrado a seguir, água (ρ = 1.000 kg/m3) flui pelo tubo 1 a uma vazão de 20 L/s, óleo (ρ = 800 kg/m3) flui pelo tubo 2 a uma vazão de 10 L/s e uma mistura homogênea é descarregada pelo tubo 3, cuja área da seção transversal é de 30 cm2.



Com base na situação apresentada, julgue o item a seguir. 

A mistura descarregada pelo tubo 3 tem massa específica superior a 930 kg/m3
Alternativas
Q3062448 Engenharia Mecânica

        No sistema ilustrado a seguir, água (ρ = 1.000 kg/m3) flui pelo tubo 1 a uma vazão de 20 L/s, óleo (ρ = 800 kg/m3) flui pelo tubo 2 a uma vazão de 10 L/s e uma mistura homogênea é descarregada pelo tubo 3, cuja área da seção transversal é de 30 cm2.



Com base na situação apresentada, julgue o item a seguir. 

A mistura flui pelo tubo 3 a uma velocidade de 15 m/s. 
Alternativas
Q2608415 Engenharia Mecânica

São bombas centrífugas diretamente acopladas ao motor e que não possuem mancal:

Alternativas
Q2608411 Engenharia Mecânica

As duas etapas presentes na produção de escoamento do fluído pela bomba hidráulica consiste em:

Alternativas
Q2574561 Engenharia Mecânica
A figura a seguir apresenta um reservatório de água com um pequeno bocal, com diâmetro de 10cm, na região inferior.
Imagem associada para resolução da questão

Sabe-se, ainda, que o coeficiente de descarga por nesse bocal vale 0,80.
Desse modo, admitindo a aceleração da gravidade igual a 10m/s2 e π = 3, a perda de carga nesse bocal vale


Alternativas
Q2574560 Engenharia Mecânica

Uma tubulação escoa água de um ponto A para um ponto B, conforme indicado na figura a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


Sabe-se que a diferença de pressão entre o ponto B e o ponto A é de 0,1kgf/cm2 e o diâmetro da tubulação em A é o triplo do diâmetro da tubulação em B.


Nessa condição, a velocidade do fluido em B é de

Alternativas
Q2574559 Engenharia Mecânica

Em um laboratório, um engenheiro estuda a resistência que uma parede sólida e rugosa exerce à passagem de um fluido. Para tanto, o engenheiro expressa a resistência por intermédio da seguinte equação:


R = C . pa1 . va2 . ea3



onde p é a massa específica do fluido, v é a velocidade relativa do fluido em relação à parede e e tem dimensão de comprimento (linear) que caracteriza a rugosidade da superfície. Além disso, na equação proposta, C, a1, a2 e a3 são constantes adimensionais. Sabendo que a resistência R deve ser expressa em unidade de força por (dividido) área, os expoentes a1, a2 e a3 devem valer, respectivamente,

Alternativas
Q2521152 Engenharia Mecânica
A equação de Bernoulli pode ser derivada da equação de NavierStokes para um escoamento sem atrito, barotrópico, constante e invíscido. Sabe-se que a equação de Bernoulli é constante apenas ao longo das linhas de corrente e de vorticidade. No entanto, a referida equação pode ser simplificada para ser constante em qualquer lugar do escoamento.
Nesse caso, a hipótese simplificadora a ser usada é a de
Alternativas
Q2506018 Engenharia Mecânica
Analise as seguintes assertivas sobre a Equação de Bernoulli para a Mecânica dos Fluidos e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É derivada a partir do princípio da conservação da energia mecânica em um sistema fluido.

( ) Ela relaciona a pressão, a velocidade e a altura de um fluido em diferentes pontos de um fluxo, assumindo que o fluido seja não viscoso, incompressível e em escoamento estacionário.

( ) Ela leva em consideração os efeitos viscosos e de inércia dos fluidos, permitindo modelar escoamentos turbulentos e descrever o comportamento de fluidos compressíveis.

( ) É uma importante ferramenta na dinâmica dos fluidos que descreve a conservação da energia em um fluido em movimento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: B
6: C
7: E
8: D
9: E
10: E
11: C
12: C
13: E
14: E
15: E
16: D
17: E
18: D
19: E
20: E