Questões de Concurso
Sobre materiais de construção mecânica em engenharia mecânica
Foram encontradas 1.935 questões
I. O recozimento é realizado com o objetivo de aliviar tensões, aumentar a ductilidade e regularizar a estrutura do material.
II. A normalização é utilizada para criar uma estrutura martensítica, proporcionando maior dureza e resistência mecânica.
III. A têmpera requer resfriamento rápido para formar martensita, mas o revenido é necessário para corrigir tensões residuais e aumentar a ductilidade.
Quais estão corretas?
Analise o digrama de equilíbrio do Sistema Ferro-Carbono abaixo:
No diagrama, o ponto eutetoide ocorre em, aproximadamente:
Com base nas informações precedentes, julgue o item a seguir.
O carbono, no diagrama ferro-carbono, atua como um agente de solidificação, pois, à medida que cresce sua concentração, aumenta a temperatura de fusão do aço, bem como a tenacidade e dureza.
Com base nas informações precedentes, julgue o item a seguir.
A bainita é uma fase que ocorre em temperaturas intermediárias entre a formação de perlita e martensita, com uma estrutura mista que confere ao material boa resistência e tenacidade.
Com base nas informações precedentes, julgue o item a seguir.
O aço martensítico, que se forma pelo resfriamento rápido da austenita, tem uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC) e apresenta alta tenacidade, tornando-o ideal para aplicações que exigem alta resistência ao impacto.
Com base nas informações precedentes, julgue o item a seguir.
Em uma liga de aço com 1,5% de carbono, o diagrama ferro-carbono prevê a presença de uma fase de martensita após um resfriamento rápido, a partir da austenita, devido à alta taxa de carbonificação.
Com base nas informações precedentes, julgue o item a seguir.
O pós-aquecimento da soldagem consiste em aquecer a peça a uma temperatura específica e mantê-la nessa temperatura por um determinado tempo, a fim de reduzir a taxa de resfriamento. Essa ação diminui o risco de transformações de fase rápidas e indesejadas, como a formação de martensita em aços de alto carbono.
Acerca de corrosão e métodos de proteção anticorrosiva, julgue o item que se segue.
Entre os tipos de corrosão eletroquímica estão o puntiforme e o alveolar, ambos sendo relacionados à formação de cavidades superficiais; o tipo alveolar possui diâmetros menores que a profundidade do sulco, quando comparado ao tipo puntiforme.
Acerca de corrosão e métodos de proteção anticorrosiva, julgue o item que se segue.
Para os diversos tipos de corrosão eletroquímica, existem vários métodos protetivos distintos, tais como modificações no processo, no metal envolvido, no meio corrosivo e a aplicação de revestimentos protetores.
I. O ensaio de dureza Brinell é mais adequado para materiais macios, como alumínio e ligas de chumbo, devido ao grande diâmetro da impressão deixada pela esfera de carga.
II. No ensaio de dureza Rockwell, a profundidade da impressão é medida diretamente, sendo esse método mais rápido e utilizado para materiais de dureza variável.
III. O ensaio de dureza Vickers utiliza um penetrador piramidal de diamante e é apropriado para medir a dureza de materiais finos ou pequenas regiões da amostra.
IV. O ensaio de dureza Knoop é semelhante ao Vickers, mas é projetado para medir durezas em áreas extremamente pequenas, como em recobrimentos superficiais.
• Limite de resistência à fadiga, σe=250 Mpa;
• Exponente da curva de fadiga, b=−0,10;
• Coeficiente da curva de fadiga, σf ′=1000 MPa.
O número de ciclos até a falha Nf do componente pode ser determinado utilizando a equação de Basquin:
σα = σ′ f ∙ (2Nf)b
onde: σα é a amplitude de tensão σα =

Desta forma o número de ciclos do componente até a falha (Nf) é:
