Questões de Concurso
Sobre termodinâmica em engenharia mecânica
Foram encontradas 1.054 questões
I – As incrustações devem ser levadas em consideração nos projetos de trocadores de calor, em aplicações onde essa ocorrência é provável, por meio da adoção de um fator de incrustação.
PORQUE
II – O desempenho dos trocadores de calor normalmente se deteriora com o passar do tempo, devido ao acúmulo de substância ao longo das paredes do equipamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
A respeito da transmissão de calor, julgue o item seguinte.
O termo advecção é usado para fazer referência ao transporte de energia cumulativo de um fluido na presença de um gradiente de temperatura, enquanto o termo convecção é usado para fazer referência ao transporte de energia devido ao movimento global do fluido.
A respeito da transmissão de calor, julgue o item seguinte.
Na condução de calor, o fluxo térmico na direção de transferência é igual ao produto do gradiente de temperatura nessa mesma direção pela condutividade térmica; o sinal negativo no produto é uma consequência do fato de o calor ser transferido na direção da temperatura decrescente.
A respeito da transmissão de calor, julgue o item seguinte.
Em trocadores de calor, o valor da resistência térmica por fator de deposição/incrustração depende da temperatura de operação, da velocidade do fluido e do tempo de serviço do trocador de calor.
Em relação à termodinâmica, julgue o item seguinte.
Para um sistema fechado submetido a um processo adiabático, a variação da energia interna ∆U entre os estados inicial e final é expressa por ∆U= W, em que W é o trabalho realizado pelo sistema.
Em relação à termodinâmica, julgue o item seguinte.
Se um gás ideal for submetido a uma transformação isocórica e o sistema receber calor, a sua energia interna aumentará.
Em relação à termodinâmica, julgue o item seguinte.
O valor da razão entre a pressão de um gás ideal, mantido em volume constante no seu ponto de vapor de 100 °C, e a pressão da água em seu ponto triplo, que ocorre a 0,01 °C, é igual a 1.
Em relação à termodinâmica, julgue o item seguinte.
É impossível se construir uma máquina térmica que, recebendo 900 kJ de calor de uma fonte a 477 °C, rejeite 90 kJ de calor por ciclo para um dissipador a 27 °C.
Para um gás submetido a um processo adiabático reversível, o trabalho realizado pelo gás é zero.
Considere a figura a seguir, que mostra os perfis de temperatura T normalizados de dois fluidos com mesmo calor específico em um trocador de calor de tubos concêntricos de fluxos opostos. Nesse caso, a taxa da capacidade térmica do fluido frio é cerca de metade da do fluido quente.


O NTU para o regenerador é superior a 4,0.

A perda de calor para o ambiente no aquecedor corresponde a 20 kW.
O resfriamento de um corpo em um meio com temperatura constante, é descrito pela seguinte equação diferencial:
dT/dt = -k*(T - Ta)
Onde:
T(t): temperatura do corpo em função do tempo, (°C).
Ta: temperatura ambiente, (°C).
k: constante de proporcionalidade, (1/s).
t: tempo, (s).
Se um corpo inicialmente a 100°C é colocado em um ambiente a 20°C e após 10 minutos sua temperatura é de 60°C, qual é o valor aproximado da constante k?