Questões de Concurso
Sobre gráficos estatísticos - barras ou colunas e histograma em estatística
Foram encontradas 221 questões
( ) O valor mediano em um boxplot pode não dividir a caixa em duas partes de mesma amplitude.
( ) Em um histograma cuja altura das barras é determinada pela respectiva frequência relativa, a soma das áreas de todas as barras é igual a 1.
( ) Em qualquer histograma, a barra de maior altura representa a classe com maior frequência relativa.
( ) Em um gráfico boxplot com muitos outliers, os “bigodes” terminam, necessariamente, no menor e maior valores dos dados.
A sequência está correta em
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o uso de gráficos e tabelas na representação de dados.
Julgue o item a seguir, considerando que, em certo tribunal regional, a duração de 1.000 processos encerrados nos últimos dois anos variou entre dois e sessenta meses, com quartis, para os dados levantados, iguais a 12, 18 e 24 meses.
O histograma a seguir descreve corretamente a distribuição do conjunto de dados sobre a duração de 1.000 processos encerrados nos últimos dois anos.
( ) Um histograma é construído a partir de dados qualitativos, representando a frequência absoluta ou relativa em barras de tamanhos proporcionais às frequências.
( ) Em um histograma com classes de mesma amplitude, a área de cada barra é proporcional à frequência absoluta da respectiva classe.
( ) Se uma curva de frequência associada a um histograma é simétrica e unimodal, a média, mediana e moda coincidem.
As afirmativas são, respectivamente,
O procedimento de teste é grandemente afetado por violações da hipótese de normalidade, quando as populações são unimodais e os tamanhos das amostras são aproximadamente iguais.
Embora seja possível representar graficamente uma variável contínua como uma variável discreta, não é possível representar graficamente variáveis discretas como se fossem contínuas.
Na construção de um histograma, a altura das barras verticais deve ser proporcional à frequência observada de cada valor mensurado.
Serão apresentados, em momentos diferentes, os seguintes dados:
1. Distribuição de idades de uma pesquisa populacional, que possui um grande número de participantes.
2. Comparação de receitas mensais de diferentes setores de uma empresa ao longo de um ano.
3. Proporção de vendas de diferentes produtos de uma loja durante o último trimestre.
4. Análise de correlação entre as variáveis “horas de estudo” e “nota final” de estudantes.
Considerando-se as boas práticas de design e acessibilidade, quais tipos de gráficos devem ser utilizados para a visualização dessas quatro situações?
As alturas de 37 indivíduos foram medidas e resultaram no ramo-e-folhas a seguir. A amplitude total, o desvio interquartílico e a mediana em centímetros são respectivamente:
Os dados a seguir correspondem às cargas axiais de ruptura (na unidade adequada) a que foram submetidas embalagens de alumínio de m = 3 amostras de tamanho n = 4 observações.
270 273 271 275 274 268 278 268 272 270 269 272
Sabendo-se que o desvio padrão amostral é s = 2,99495, uma Carta de Controle a três erros padrões
construída com esses dados é composta por
Considere o conjunto de dados:
É correto afirmar que os comandos do software R para produzir como saída o histograma dos dados são:
O diagrama de Ramo e Folhas é um gráfico típico de
São procedimentos gráficos usados no estudo da variabilidade de processos de produção industrial:
O gráfico acima fornece o índice trimestral encadeado das exportações brasileiras. O aumento percentual das exportações do quarto trimestre de 2006 em relação ao mesmo período do ano anterior, aproximadamente, é:
Em um gráfico de controle, a probabilidade de que um único ponto caia fora dos limites, quando o processo está sob controle, é de 0,005. Qual é o valor para o CMS (comprimento médio da sequência)?
Um médico gostaria de saber o impacto sobre a diminuição de eventos cardiovasculares em pacientes portadores de cardiopatia isquêmica que usam um antiagregante plaquetário X. Procurando em uma base de dados, ele encontra um estudo randomizado feito com 12.000 pacientes, 6.000 deles pertencentes ao grupo que usou o antiagregante plaquetário X e 6.000, ao grupo controle. Após 10 anos de seguimento, o número de mortes por evento cardiovascular no grupo que usou o antiagregante plaquetário X foi de 1.500 pessoas. No grupo controle, o número de mortes por essa mesma causa foi 2.400. Logo, a redução de risco absoluto que esse antiagregante plaquetário proporcionou foi