Questões de Concurso
Sobre assistência farmacêutica e saúde pública em farmácia
Foram encontradas 1.833 questões
( ) Ao padronizar medicamentos, como critério, a Comissão de Padronização deve adotar preferencialmente os nomes de marcas de referência ou similares, evitando sempre que possível a terminologia genérica.
( ) Uma das vantagens da padronização de medicamentos é o fato de disciplinar o receituário médico-hospitalar e uniformizar a terapêutica, colaborando como instrumento de ensino na área de saúde.
( ) Um dos critérios da Comissão de Padronização de Medicamentos é padronizar medicamentos com um único princípio ativo, excluindo-se sempre que possível, as associações de princípios ativos , exceto as que forem necessárias.
O programa também oferece medicamento de forma subsidiada para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas para incontinência. Qual desses medicamentos é dispensado no programa farmácia popular?
I.O Farmacêutico Clínico (CBO 2234-45) foi incluído dentre as categorias profissionais da eMulti Ampliada e Complementar.
II.A carga horária individual mínima do profissional farmacêutico por equipe é de 20 horas semanais.
III.São diretrizes e objetivos do processo de trabalho das eMulti, para atender a demanda em saúde da pessoa, da população e do território: pautar-se pelo princípio da centralização da atenção à saúde.
Assinale a alternativa correta:
(__)Verificação de parâmetros clínicos.
(__)Organização dos medicamentos.
(__)Realização de pequenos curativos.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
I - A análise de custo-efetividade (ACE) é útil quando o objetivo é comparar alternativas terapêuticas que produzem efeitos diferentes, pois foca nos custos para alcançar um benefício clínico específico.
II - A análise de custo-utilidade (ACU) difere da análise de custo-efetividade, pois incorpora uma medida de qualidade de vida ajustada ao tempo, geralmente expressa em QALYs (quality-adjusted life years).
III - A análise de custo-benefício (ACB) é a única metodologia que converte todos os custos e benefícios em termos monetários, facilitando a comparação de diferentes programas de saúde em um mesmo valor monetário.
IV - A análise de minimização de custo (AMC) é aplicada exclusivamente quando as alternativas comparadas possuem eficácia e efeitos clínicos idênticos, buscando identificar a opção de menor custo.
V - A farmacoeconomia se limita ao ambiente clínico e não é utilizada para orientar decisões em políticas públicas, já que estas dependem principalmente de dados epidemiológicos e de saúde pública.
I - Na farmácia clínica, o farmacêutico avalia a prescrição e monitora o uso de medicamentos com o objetivo de otimizar os resultados terapêuticos, promovendo a segurança e a eficácia do tratamento para o paciente.
II - A atenção farmacêutica tem como principal objetivo a promoção de autocuidado e a dispensação rápida de medicamentos, sem a necessidade de acompanhamento contínuo, deixando o monitoramento para outros profissionais da equipe de saúde.
III - Um dos papéis fundamentais da farmácia clínica é a detecção e prevenção de interações medicamentosas, reações adversas e problemas relacionados ao uso de medicamentos, visando melhorar a adesão e o sucesso do tratamento.
Considere
• a relação entre sintomas/queixas do paciente e a prescrição medicamentosa.
• a correta prescrição farmacêutica, que só poderá conter medicamentos isentos de prescrição (MIPs), constantes na Instrução Normativa - IN n° 285, de 7 de março de 2024, que define a Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP).
Diante do exposto, marque a alternativa que relaciona os pacientes supracitados que possuem: prescrições corretas baseadas nas queixas apresentadas; classificação dos subgrupos terapêuticos corretos; e, simultaneamente, pertencentes ao grupo dos MIP:
Sobre a Atenção Primária, assinale a alternativa correta.
Sobre a Conitec marque a alternativa correta:
Com base neste conceito, podemos afirmar.