Questões de Concurso
Comentadas sobre biologia molecular e biotecnologia em farmácia
Foram encontradas 9 questões
Em relação aos padrões séricos das isoenzimas, importante ferramenta de diagnóstico, analise as afirmativas:
1. A diminuição da atividade total de creatina-fosfoquinase (CPK) é utilizado como índice de infarto do miocárdio, além de servir como indicador de embolia pulmonar, lesão cerebral e doença muscular.
2. Para confirmação da doença no miocárdio recorre-se à separação das isoenzimas de CPK por eletroforese, as quais indicam a presença ou ausência de CPK-MB (CPK2).
3. A CPK-MB é detectada 4-8 horas após a dor precordial do infarto, atinge o pico em 24 horas e persiste até 48 horas.
4. No infarto do miocárdio o isoenzimograma sérico da fosfatase alcalina não se mostra alterado, uma vez que o músculo cardíaco não contém fosfatase alcalina.
São verdadeiras as afirmativas:
A partir da situação hipotética anterior, julgue o item a seguir.
Devido às altas temperaturas necessárias para o preparo
desse tipo de nanopartículas, é esperado que, durante o
processo, aproximadamente 50% da dose de fármaco seja
perdida.
A reação em cadeia da polimerase ⸺ ou PCR ⸺ é uma técnica empregada para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA in vitro e foi fundamental para o avanço da tecnologia do DNA recombinante, conforme mostrado na figura a seguir.
Considerando-se a região indicada na imagem precedente, os
primers que devem ser empregados na amplificação dessa região
são
A produção de medicamento de origem biológica, ou seja, feito a partir de material vivo e manufaturado a partir de processos que envolvam biologia molecular, pode ser uma alternativa em relação aos medicamentos tradicionais de síntese química, para o tratamento de algumas doenças.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.
A mutação pontual no códon codificador do aminoácido 12 no gene H-ras é um exemplo que pode levar à autossuficiência celular em estímulos de crescimento.
A hipermetilação em ilhas CpG na região promotora de genes supressores de tumor pode causar a perda na expressão do gene e sua consequente inativação, o que contribui para a progressão tumoral.
A ativação de um proto-oncogene em sua forma agressiva denominada oncogene pode ocorrer de diversas maneiras, incluindo deleções ou mutações pontuais nos éxons, amplificações e translocações cromossômicas.