Questões de Concurso
Sobre código de ética da profissão farmacêutica em farmácia
Foram encontradas 356 questões
Fonte: BRASIL, Conselho Federal de Farmácia. Resolução CFF nº 596, de 21 de fevereiro de 2014.
A ética farmacêutica rege a conduta operacional dos profissionais farmacêuticos. No que tange aos deveres e direitos dos profissionais farmacêuticos ditados pelo Código de Ética da profissão, é CORRETO afirmar que:
I. Promover publicidade enganosa ou abusiva da boa-fé do usuário.
II. Deixar de incluir nas divulgações profissionais, de qualquer ordem, o seu número de inscrição no CRF.
III. Realizar a intercambialidade de medicamentos, respeitando a decisão do usuário, dentro dos limites legais, e documentando o ato.
É vedado ao inscrito em CRF:
I. É facultado a todos os inscritos no Conselho Regional de Farmácia (CRF) aceitar ou pagar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria, quando aplicável.
II. É direito de todo retenção Receita de Controle Especial profissional inscrito no CRF não ser limitado, por disposição estatutária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da profissão.
III. Todos os inscritos em um CRF, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, devem comunicar formalmente ao CRF, em até 5 (cinco) dias úteis, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador.
Está CORRETO o que se afirma:
I. É permitido ao farmacêutico receber estagiário de curso de graduação em Farmácia e/ou de pós-graduação sem o Termo de Compromisso de Estágio, ou outro documento que vier a substituí-lo, para a instituição na qual trabalha, uma vez que o trabalho é um ato livre estabelecido pela Constituição Federal.
II. É permitido ao farmacêutico aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria, quando aplicável.
III. É permitido ao farmacêutico comunicar formalmente ao Conselho Regional de Farmácia (CRF), em até 5 (cinco) dias úteis, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador;
IV. É permitido ao farmacêutico contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da pessoa humana e dos animais.
Sobre as afirmativas descritas acima, é correto afirmar que:
(1) Atribuições privativas de profissionais farmacêuticos.
(2) Atribuições dos profissionais farmacêuticos, ainda que não privativas ou exclusivas.
( ) assessoramento de funções especializadas exercidas em estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos farmacêuticos para uso veterinário.
( ) fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica.
( ) magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino.
( ) tratamento e controle de qualidade das águas de consumo humano, de indústria farmacêutica, de piscinas, praias e balneários, salvo se necessário o emprego de reações químicas controladas ou operações unitárias.
I. Avaliar a prescrição, decidindo, justificadamente, pela não dispensação ou aviamento.
II. Prestar orientação farmacêutica, com vista a esclarecer aos pacientes os benefícios esperados dos tratamentos farmacológicos e o risco de efeitos adversos, interações entre medicamentos e entre estes e alimentos, álcool e tabaco, bem como orientar a respeito de aspectos relacionados ao preparo, conservação e uso seguro dos medicamentos.
III. Elaborar por escrito, e de forma organizada, o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, bem como os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que contemplem todas as atividades executadas, mantendo-os atualizados e disponíveis a todos os funcionários envolvidos nas atividades.
Marque a alternativa correta: