Questões de Concurso
Sobre farmácia oncológica em farmácia
Foram encontradas 226 questões
I. As salas para manipulação de citostáticos devem possuir pressão positiva em relação às áreas adjacentes, sendo projetadas de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente.
II. Para a manipulação de citostáticos, em todas as formas farmacêuticas de uso interno, a dispensação precisa ser mediante orientação farmacêutica.
III. Na pesagem para manipulação deve haver dupla checagem, sendo uma realizada pelo farmacêutico, com registro dessa operação.
Está CORRETO o que se afirma:
Leia o texto e as informações contidas na imagem a seguir para responder a esta questão.
A ilustração a seguir elenca, de forma didática, alguns dos principais marcadores tumorais relacionando-os ao órgão alvo, ou seja, quando detectados nas amostras biológicas, esses marcadores são capazes de identificar, nunca de forma isolada, a presença de células neoplásicas, auxiliando no diagnóstico do câncer.
Considerando as informações contidas no enunciado e na imagem, analise as afirmativas a seguir.
I- Os marcadores tumorais CEA, CA-125, M2PK e NSE são inespecíficos, podendo identificar células cancerígenas em vários órgãos e/ou tecidos.
II- Os marcadores tumorais alfafetoproteína e Beta-HCG são capazes de identificar cânceres de células germinativas em gônadas de indivíduos do sexo masculino.
III- Os marcadores tumorais utilizados para rastrear cânceres de células prostáticas e de tecidos mamários são, respectivamente, CA15.3 e PSA.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
O mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica que acomete principalmente idosos, com pico de incidência entre 60 e 70 anos. Essa neoplasia tem como característica
Sobre a leucemia mieloide crônica (LMC), considere as afirmações abaixo.
I |
A LMC apresenta etiopatogenia associada à infecção pelo HTLVI e evolução clínica caracterizada por três fases. |
II |
Na fase acelerada da LMC, pode ser observada perda do escalonamento da série neutrofílica geralmente acompanhada de gradativa basofilia. |
III |
Para o diagnóstico diferencial da LMC, é necessária a positividade para o cromossomo Philadelphia (Ph1) detectado por análise do cariótipo ou por FISH (hibridização in situ fluorescente do inglês fluorescent in situ hybridization). |
IV |
A reação leucemóide neutrofílica pode ser diferenciada da LMC pela aplicação da prova citoquímica da fosfatase ácida fortemente positiva na reação leucemóide . |
Estão corretas as afirmações
Nanotecnologia em Entrega de Fármacos
Defina o papel das nanopartículas no direcionamento de terapias anticancerígenas para microambientes tumorais específicos, considerando os desafios associados à heterogeneidade tumoral:
Julgue o item que se segue.
O Consórcio Internacional de Transportadores elegeu a
Proteína de Resistência ao Câncer de mama (BCRP)
como um dos sete transportadores mais importantes,
porque influencia em parâmetros de absorção e
disposição de fármacos, exerce papel relevante em
interações medicamentosas, além de as variantes
polimórficas de seu gene são clinicamente significativas
para eficácia e segurança de fármacos.
Nomograma para a determinação da área de superfície corporal a partir da altura e do peso
Qual a dose de Etoposídeo e Cisplatina, respectivamente, utilizada por ciclo?
Quais medicamentos devem ser, obrigatoriamente, manipulados na cabine de segurança biológica da Classe II B2?
1.( ) Agentes quimioterápicos podem ser classificados de acordo com a fase do ciclo celular em que são mais eficazes. Por exemplo, algumas drogas são mais ativas durante a fase de replicação do DNA, enquanto outras atuam durante a fase de divisão celular.
2.( ) A quimioterapia pode ser administrada de várias formas, incluindo comprimidos, injeções intravenosas ou infusões. A escolha do método depende do tipo de câncer e do protocolo de tratamento.
3.( ) A ação não seletiva dos agentes quimioterápicos pode afetar células saudáveis, levando a efeitos colaterais. Náuseas, vômitos, fadiga e supressão do sistema imunológico são comuns.
A sequência correta é: