Questões de Farmácia - Farmácia Oncológica para Concurso
Foram encontradas 46 questões
Julgue o item que se segue.
O Consórcio Internacional de Transportadores elegeu a
Proteína de Resistência ao Câncer de mama (BCRP)
como um dos sete transportadores mais importantes,
porque influencia em parâmetros de absorção e
disposição de fármacos, exerce papel relevante em
interações medicamentosas, além de as variantes
polimórficas de seu gene são clinicamente significativas
para eficácia e segurança de fármacos.
Quais medicamentos devem ser, obrigatoriamente, manipulados na cabine de segurança biológica da Classe II B2?
( ) Os medicamentos devem ser manipulados em cabine de segurança biológica (CBS) classe II B2.
( ) A CBS deve ser validada com periodicidade anual e sempre que houver movimentação ou reparos.
( ) A CBS deve estar em funcionamento no mínimo por 30 minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por 30 minutos após a conclusão.
( ) Devem ser usadas luvas (tipo cirúrgica) de látex, punho longo, com talco e estéreis.
( ) Devem ser usados dois pares de luvas estéreis, trocados a cada 30 minutos ou sempre que sua integridade estiver comprometida.
I. Avaliação de necessidades relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de problemas relacionados com medicamentos, de forma sistemática, contínua e documentada. II. Identificação de divergências entre os registros e o estoque físico para efeito de balanço. III. Monitoração de medicamentos em função de distúrbios metabólicos ou por incidências de diferentes doenças.
Quais estão corretas?
Mulheres com câncer de mama avançado podem apresentar mudança de coloração da pele, com aspecto de casca de laranja ou adenopatia axilar.
Náuseas e vômitos são efeitos adversos comuns dos quimioterápicos.
A codeína pode ser utilizada sem ajuste de dose em pessoas com insuficiência renal.
Para a importação de produtos quimioterápicos, deve-se considerar a relação de fornecedores do produto, o relatório de qualificação das empresas fornecedoras e os produtos de referência no exterior.
Para o cadastramento de determinada empresa como fornecedora de quimioterápicos é suficiente a apresentação do contrato social da empresa.
O farmacêutico, além de ser responsável pela aquisição de medicamentos hospitalares, também participa na seleção e qualificação dos fornecedores.
Todos os medicamentos antineoplásicos manipulados devem apresentar em seus rótulos uma série informações, entre as quais: nome do paciente, número do leito e registro hospitalar (se for o caso), composição qualitativa e quantitativa de todos os componentes, data e hora da manipulação, cuidados na administração, prazo de validade, condições de temperatura para conservação e transporte, identificação do responsável pela manipulação, com o registro do conselho profissional.
De acordo com as boas práticas de preparação de terapia antineoplásica, a cabine de segurança biológica deve estar em funcionamento por, no mínimo, 30 min antes do início do trabalho de manipulação de antineoplásicos e permanecer ligada por 30 min após a conclusão do trabalho.
Todos os medicamentos destinados à terapia antineoplásica devem ser separados dos demais e armazenados sob condições apropriadas, de modo a preservar sua identidade e integridade.
O mecanismo de ação do metotrexato é baseado na inibição da enzima di-hidrofolato redutase (DHFR), que mantém armazenamento intracelular de folato em sua forma reduzida (tetra-hidrofolato). Seu efeito citotóxico ocorre durante a fase S do ciclo celular.
Mostardas nitrogenadas são agentes alquilantes que atuam em células que estão ou não no ciclo proliferativo, podendo interferir na replicação do DNA, do RNA e na síntese proteica.
O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que neutraliza seletivamente a atividade biológica do fator de crescimento do endotélio vascular humano (VEGF), reduzindo a vascularização e inibindo o crescimento tumoral.
O farmacêutico deve ser o responsável pela coordenação das atividades técnico-gerenciais que lhe são inerentes e desenvolvidas na gestão da assistência farmacêutica no âmbito do serviço público.
O prontuário da paciente pode servir, em casos de necessidade de defesa legal, para determinar a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em alguma ação durante a assistência.
Uma ação para aumentar a segurança na administração de medicamentos é o fracionamento e fornecimento destes por dose unitária.