Questões de Concurso Sobre farmacologia de doenças do sangue, inflamação, dor e gota em farmácia

Foram encontradas 466 questões

Q3164531 Farmácia
É CORRETO afirmar que os fármacos orais tolvaptana, lixivaptana, mozavaptana e satavaptana são seletivamente ativos contra o receptor de vasopressina conhecidos como:

Alternativas
Q3164530 Farmácia
Com base nos anti-inflamatórios não esteroides inibidores não seletivos da cicloxigenase, julgue as afirmativas abaixo:
I. A coadministração de voriconazol pode aumentar a toxicidade do diclofenaco, uma vez que o voriconazol é um inibidor de CYP2C9.
II. Como o ácido salicílico, o diflunisal está sujeito a um metabolismo com capacidade ilimitada. Embora o diflunisal seja derivado do ácido salicílico, ele não é metabolizado em ácido salicílico ou salicilato e retém os átomos de flúor, resultando em sua meia-vida mais longa.
III. O cetoprofeno é um derivado do ácido propiônico, que inibe tanto a COX (de modo não seletivo) como a lipoxigenase.
IV. A nabumetona é o único AINE não ácido em uso atualmente e se assemelha ao oxaprozina na estrutura. É um inibidor não seletivo da COX, e é administrada como uma cetona profármaco.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Alternativas
Q3146775 Farmácia
O medicamento Donanemabe é mencionado como um dos mais promissores para 2024. Qual é a principal doença que este medicamento visa tratar?
Alternativas
Q3144616 Farmácia
O tratamento da hanseníase é realizado através da associação de medicamentos (poliquimioterapia – PQT). Entre esses medicamentos da PQT, a droga do esquema que requer maior atenção dos profissionais de saúde devido às reações alérgicas que provoca, como avermelhamento da pele, coceira e descamação, principalmente na face e antebraços, é o(a):
Alternativas
Q3131956 Farmácia
É CORRETO afirmar que o adalimumabe, o golimumabe e o certolizumabe são administrados por injeção subcutânea, e suas meias-vidas são de cerca de:
Alternativas
Q3131952 Farmácia
Com base nos inibidores seletivos de cicloxigenase (COX), sobre o ibuprofeno é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3111864 Farmácia
Assinale dentre as alternativas a seguir, o anti-inflamatório não-esteroide que tenha indicação de uso na dismenorreia: 
Alternativas
Q3111863 Farmácia
Sobre os fármacos utilizados na Farmacoterapia da inflamação, febre, dor e gota, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3109924 Farmácia
Assinale dentre as alternativas a seguir o anti-inflamatório não-esteroide derivado do ácido acético: 
Alternativas
Q3109923 Farmácia
Considerando-se os agentes que modificam a coagulação sanguínea, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Inibidores orais direto do fator Xa. (2) Antagonista da vitamina K. (3) Antiplaquetários.
( ) Apixabana. ( ) Clopidogrel. ( ) Varfarina.
Alternativas
Q3103208 Farmácia
Dentre os medicamentos abaixo qual deve ser evitado em caso de suspeita de dengue?
Alternativas
Q3081245 Farmácia
O uso de estratégias para reduzir a perda de sangue assim como o uso de transfusão é crucial no tratamento de pacientes cirúrgicos. Os antifibrinolíticos são amplamente utilizados em cirurgias cardíacas complexas e cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea (CEC), conforme recomendado pelas Diretrizes de Prática Clínica da Sociedade de Cirurgiões Torácicos (STS) e da Sociedade de Anestesiologistas Cardiovasculares (SCA).1 Fora do contexto da cirurgia cardíaca, seu uso perioperatório tem aumentado para reduzir a perda de sangue. Os antifibrinolíticos estão incluídos na lista de “medicamentos essenciais” da Organização Mundial da Saúde (OMS)3, e são utilizados em diversos protocolos de gerenciamento de trauma, prevenção e tratamento da hemorragia pós-parto, além de várias especialidades cirúrgicas. No entanto, com o aumento do uso desses agentes, surgiram preocupações sobre seu uso seguro. Dentre os antifibrinolíticos mais utilizados, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3081234 Farmácia
A destruição de plaquetas pode ser causada por todas as substâncias abaixo, EXCETO
Alternativas
Q3077430 Farmácia
Os anti-helmínticos são medicamentos utilizados no tratamento de infecções causadas por vermes parasitas intestinais. Sobre os principais antihelmínticos, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3073937 Farmácia
A malária é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada de mosquitos do gênero Anopheles. A infecção causa febre, calafrios, dores de cabeça e outros sintomas graves, podendo levar a complicações fatais se não tratada adequadamente. O tratamento da malária depende do tipo de Plasmodium e da resistência do parasita aos medicamentos. Indique qual dos seguintes fármacos é utilizado no tratamento da malária por Plasmodium falciparum:
Alternativas
Q3072223 Farmácia
A classificação de medicamentos é um aspecto crucial na farmácia, pois ajuda na organização, prescrição e dispensação de medicamentos. Essa classificação pode ser baseada em vários critérios, incluindo o mecanismo de ação, a estrutura química ou o uso terapêutico. Considerando a classificação por uso terapêutico, em qual categoria se enquadram medicamentos como o paracetamol e o ibuprofeno?
Alternativas
Q3063680 Farmácia
O medicamento ibuprofeno pode ser prescrito em suspensão de 100 mg/mL ou em comprimidos de 400 mg. Levando-se em consideração que uma gota corresponde a 50 µL, um comprimido corresponde a
Alternativas
Q3042471 Farmácia
Os anti-inflamatórios são fármacos divididos em duas grandes classes, a saber: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs). Seu principal uso reside no tratamento de processos inflamatórios em geral, doenças autoimunes e reações alérgicas graves. Existem inúmeros AINEs no mercado, e a grande maioria consiste em fármacos inibidores de Cicloxigenase 1 e 2 (COX-1 e COX-2), classificados como inibidores seletivos e não seletivos (quando inibem ambas). As afirmativas abaixo se referem ao chamados AINEs, leia-as atentamente:

I. Existem duas formas principais de COX: COX-1 e COX-2. A COX-1 é constitutiva e desempenha um papel importante na manutenção da integridade da mucosa gastroduodenal, na homeostase vascular, na agregação plaquetária e na modulação do fluxo plasmático renal. Já a COX-2 é uma enzima induzível e aumenta sua expressão em processos inflamatórios. Ela está presente principalmente no cérebro, rins, ossos e sistema reprodutor feminino, sendo relevante para a modulação do fluxo sanguíneo glomerular e o balanço hidroeletrolítico.
II. Os AINEs agem inibindo especificamente a enzima COX, reduzindo assim a conversão de prostaglandinas (PGs) em ácido araquidônico em. As prostaglandinas têm ação vasodilatadora e são liberadas por mastócitos ativados em resposta a estímulos alérgicos. Essa inibição impede a ação de linfócitos e outras células envolvidas em respostas alérgicas ou inflamatórias, promovendo vasodilatação e inibição da adesão plaquetária.
III. As prostaciclinas, predominantemente presentes no endotélio vascular, causam vasoconstrição e inibição da agregação plaquetária, enquanto os tromboxanos, predominantes nas plaquetas, atuam de forma oposta, causando vasodilatação e agregação plaquetária.

Sobre as afirmativas I, II e III é correto afirmar: 
Alternativas
Q3037947 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta a opção correta quanto às opções farmacoterapêuticas para o tratamento de gota recorrente devido à excreção reduzida de ácido úrico pelos rins: 
Alternativas
Q3030204 Farmácia
Dos anti-inflamatórios a seguir, qual NÃO se encaixa aos corticoides:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: B
5: B
6: C
7: C
8: B
9: A
10: C
11: A
12: B
13: C
14: A
15: B
16: A
17: A
18: A
19: D
20: A