Questões de Concurso
Sobre farmacologia do sistema nervoso central e periférico em farmácia
Foram encontradas 930 questões
Em relação aos fármacos que interagem com esses receptores, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Agonista dos receptores muscarínicos. (2) Antagonista dos receptores muscarínicos.
( ) Atropina. ( ) Oxibutinina. ( ) Pilocarpina.
( ) A ação de zolpidem decorre dos efeitos antagonistas no sítio receptor de benzodiazepínicos nos receptores GABAA e, em geral, assemelha-se a dos benzodiazepínicos.
( ) Os benzodiazepínicos, especialmente quando usados pela primeira vez, aumentam a latência do sono, o número de despertares e o tempo gasto no estágio zero (um estágio de vigília). Eles também produzem uma redução do limiar do despertar do sono.
( ) Os efeitos mais proeminentes com o uso de benzodiazepínicos são a sedação, a hipnose, a redução da ansiedade, o relaxamento muscular, a amnésia anterógrada e a atividade anticonvulsivante.
Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/fotos/mol%C3%A9cula-deibuprofen Acesso 17.11.2024.
( ) A molécula é conhecida por seu efeito analgésico no organismo humano.
( ) Para adultos, tomar um comprimido de 200 ou 400 mg a cada 4 a 6 h ou um de 600 mg a cada 6 a 8 h até o máximo de 1800 mg/dia.
( ) Formula química C12H17O2.
( ) O Ibuprofeno atua inibindo seletivamente as ciclooxigenases 1 e 2 evitando assim a consequente formação de mediadores pró-inflamatórios pela cascata do ácido araquidônico. Ao inibir a produção de prostaglandinas, deixa a mucosa gástrica menos protegida contra acidez.
A sequência correta de cima para baixo é:
Paciente pediátrico, 7 anos, em atendimento de urgência, apresentou quadro clínico de desconforto respiratório, náuseas, dor abdominal, diarreia e manchas avermelhadas pelo corpo após ingestão acidental de hipoclorito de sódio. O hemograma do paciente apresentava discreta leucocitose com significativa eosinofilia – 30% (VR < 5%). Demais parâmetros sem alterações. Diante dos dados apresentados, foram prescritos cloridrato de prometazina intramuscular e hidrocortisona endovenosa.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Casos clínicos em unidade de pronto atendimento: intoxicação exógena. Adaptado. São João Del Rei – MG. Elaborado em 21 set. 2024.
Considerando os dados clínico-laboratoriais do paciente e a farmacoterapia prescrita, julgue as asserções abaixo.
I. A prescrição de um anti-histamínico justifica-se para o tratamento dos sintomas alérgicos evidenciados pelos sinais clínico-dermatológicos e pela importante eosinofilia. O uso do medicamento, além de tratar os sintomas alérgicos e as reações anafiláticas, também pode proporcionar alívio de náuseas e vômitos, graças à sua ação antiemética.
PORQUE
II. O uso do anti-inflamatório endovenoso justifica-se pela necessidade do tratamento das condições alérgicas manifestadas na pele e para obter melhora do desconforto respiratório. Ele atua como bloqueador adrenérgico sobre a microcirculação, antagonizando a vasoconstrição produzida pela adrenalina e noradrenalina, as quais podem levar ao choque anafilático.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: HILAL-DANDAN, R, BRUNTON, L. L. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Assinale a alternativa composta por anestésicos locais mais comumente utilizados para uso oftálmico:
I. O receituário deve ser do tipo B1 azul.
II. Pode apresentar a depuração reduzida em pacientes cirróticos.
III. A ação gabaérgica reduz a entrada de íons cloreto nas células nervosas.
É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)