Questões de Concurso Sobre farmacologia do sistema nervoso central e periférico em farmácia

Foram encontradas 930 questões

Q3111861 Farmácia
São considerados fármacos sedativos-hipnóticos, EXCETO
Alternativas
Q3111860 Farmácia
Assinalar a alternativa que apresenta corretamente o mecanismo de ação de escopolamina (Buscopan®): 
Alternativas
Q3109926 Farmácia
No Sistema Nervoso Periférico, os receptores muscarínicos da acetilcolina são encontrados principalmente nas células efetoras autônomas inervadas pelos nervos parassimpáticos pós-ganglionares. Os receptores muscarínicos também estão presentes nos gânglios autônomos e em algumas células, que, paradoxalmente, recebem pouca ou nenhuma inervação colinérgica. No sistema nervoso central, o hipocampo, o córtex e o tálamo têm grandes quantidades de receptores muscarínicos.
Em relação aos fármacos que interagem com esses receptores, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Agonista dos receptores muscarínicos. (2) Antagonista dos receptores muscarínicos.
( ) Atropina. ( ) Oxibutinina. ( ) Pilocarpina. 
Alternativas
Q3109925 Farmácia
Em relação aos fármacos hipnóticos e sedativos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A ação de zolpidem decorre dos efeitos antagonistas no sítio receptor de benzodiazepínicos nos receptores GABAA e, em geral, assemelha-se a dos benzodiazepínicos.
( ) Os benzodiazepínicos, especialmente quando usados pela primeira vez, aumentam a latência do sono, o número de despertares e o tempo gasto no estágio zero (um estágio de vigília). Eles também produzem uma redução do limiar do despertar do sono.
( ) Os efeitos mais proeminentes com o uso de benzodiazepínicos são a sedação, a hipnose, a redução da ansiedade, o relaxamento muscular, a amnésia anterógrada e a atividade anticonvulsivante. 
Alternativas
Q3107870 Farmácia
Uma síndrome extrapiramidal pode acontecer como consequência de lesões nos neurônios motores. As lesões talâmicas, principalmente as vasculares e as tumorais são as mais frequentes, estando presentes em diversas síndromes clínicas. Na doença de Parkinson, é uma das principais causas para sintomas extrapiramidais. Os movimentos involuntários que é o sintoma mais comum da patologia, são provocados pela perda dos neurônios motores, que funcionam, principalmente, por ação da dopamina, um neurotransmissor relacionado aos pensamentos e à liberação de prolactina e aos movimentos. Pacientes que consomem antipsicóticos de primeira geração, como o haloperidol, também podem apresentar esses sintomas. Qual substância também pode causar reação extrapiramidal? 
Alternativas
Q3107869 Farmácia
Os remédios para dormir são cada vez mais procurados por pessoas que sofrem com transtornos do sono. A insônia é um problema que deve ser encarado com muita seriedade pelos médicos, pois impacta diretamente na saúde das pessoas. Uma noite mal dormida altera todo o funcionamento do organismo, afetando órgãos e desequilibrando os hormônios. Qual desses medicamentos NÃO são benzodiazepínicos?
Alternativas
Q3107868 Farmácia
A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo, é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras. Cada via é indicada para uma situação específica, cada uma apresenta vantagens e desvantagens. Qual é a via de administração CORRETA da dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona injetável?
Alternativas
Q3107863 Farmácia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA, considerando o fármaco ibuprofeno.
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/fotos/mol%C3%A9cula-deibuprofen Acesso 17.11.2024.

( ) A molécula é conhecida por seu efeito analgésico no organismo humano.
( ) Para adultos, tomar um comprimido de 200 ou 400 mg a cada 4 a 6 h ou um de 600 mg a cada 6 a 8 h até o máximo de 1800 mg/dia.
( ) Formula química C12H17O2.
( ) O Ibuprofeno atua inibindo seletivamente as ciclooxigenases 1 e 2 evitando assim a consequente formação de mediadores pró-inflamatórios pela cascata do ácido araquidônico. Ao inibir a produção de prostaglandinas, deixa a mucosa gástrica menos protegida contra acidez.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3100425 Farmácia
Maria, 65 anos, foi ao consultório médico relatando dores intensas nas articulações. Ela é hipertensa e faz uso diário de hidroclorotiazida e enalapril para controle da pressão arterial. Após avaliação, o médico prescreveu ibuprofeno 600 mg, três vezes ao dia, para o alívio das dores articulares. Uma semana depois, Maria retorna à consulta relatando um aumento na pressão arterial e inchaço nas pernas. Sobre o caso clínico assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3098834 Farmácia
Leia as informações contidas no caso clínico a seguir para responder a esta questão. 


Imagem associada para resolução da questão


Paciente pediátrico, 7 anos, em atendimento de urgência, apresentou quadro clínico de desconforto respiratório, náuseas, dor abdominal, diarreia e manchas avermelhadas pelo corpo após ingestão acidental de hipoclorito de sódio. O hemograma do paciente apresentava discreta leucocitose com significativa eosinofilia – 30% (VR < 5%). Demais parâmetros sem alterações. Diante dos dados apresentados, foram prescritos cloridrato de prometazina intramuscular e hidrocortisona endovenosa.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Casos clínicos em unidade de pronto atendimento: intoxicação exógena. Adaptado. São João Del Rei – MG. Elaborado em 21 set. 2024. 


Considerando os dados clínico-laboratoriais do paciente e a farmacoterapia prescrita, julgue as asserções abaixo.

I. A prescrição de um anti-histamínico justifica-se para o tratamento dos sintomas alérgicos evidenciados pelos sinais clínico-dermatológicos e pela importante eosinofilia. O uso do medicamento, além de tratar os sintomas alérgicos e as reações anafiláticas, também pode proporcionar alívio de náuseas e vômitos, graças à sua ação antiemética.


PORQUE

II. O uso do anti-inflamatório endovenoso justifica-se pela necessidade do tratamento das condições alérgicas manifestadas na pele e para obter melhora do desconforto respiratório. Ele atua como bloqueador adrenérgico sobre a microcirculação, antagonizando a vasoconstrição produzida pela adrenalina e noradrenalina, as quais podem levar ao choque anafilático.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3091697 Farmácia
Em farmacologia, substâncias agonistas são aquelas que
Alternativas
Q3088000 Farmácia
Os anestésicos locais ligam-se reversivelmente a um local do receptor específico existente no poro dos canais de Na+ dos nervos e bloqueiam o transporte dos íons por essa abertura. Quando aplicados localmente nos tecidos nervosos em concentrações adequadas, eles podem atuar em qualquer parte do sistema nervoso e em qualquer tipo de fibra nervosa, bloqueando de maneira reversível os potenciais de ação responsáveis pela condução nervosa.

Fonte: HILAL-DANDAN, R, BRUNTON, L. L. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. 

Assinale a alternativa composta por anestésicos locais mais comumente utilizados para uso oftálmico:
Alternativas
Q3081958 Farmácia
Determinado medicamento foi administrado por via oral e intravenosa (IV) em doses equivalentes. Após a administração IV, a área sob a curva (ASC) da concentração plasmática x tempo foi de 80 unidades de área. Após a administração oral, a ASC obtida foi de 50 unidades de área. Em comparação com a administração IV, a dose oral absorvida e disponibilizada na circulação sistêmica foi de:
Alternativas
Q3081237 Farmácia
 Dentre os efeitos colaterais do Zolpidem, qual NÃO se refere a essa droga?
Alternativas
Q3073935 Farmácia
Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), como a fluoxetina, são amplamente utilizados no tratamento de transtornos mentais em pacientes hospitalizados. Entretanto, a administração concomitante desses medicamentos com outros fármacos pode resultar em uma diminuição de seus efeitos terapêuticos. Qual das seguintes alternativas apresenta um exemplo de medicamento que pode inibir os efeitos dos antidepressivos ISRSs?
Alternativas
Q3073924 Farmácia
Indique qual das alternativas a seguir representa corretamente o mecanismo de ação do cloridrato de escetamina.
Alternativas
Q3073921 Farmácia
Durante o tratamento de transtornos psicóticos, o haloperidol é frequentemente utilizado como antipsicótico típico. Indique qual das alternativas a seguir representa a sequência mais apropriada de eventos relacionados ao mecanismo de ação do haloperidol.
Alternativas
Q3073919 Farmácia
Os inibidores da colinesterase, também conhecidos como colinesterásicos, são uma classe de fármacos utilizados em diversas condições clínicas, como no tratamento da miastenia gravis e na reversão dos efeitos de bloqueadores neuromusculares. Qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a principal diferença entre os colinesterásicos reversíveis e irreversíveis?
Alternativas
Q3073918 Farmácia
Os anti-histamínicos são uma classe de fármacos amplamente utilizados no tratamento de diversas condições clínicas, como reações alérgicas, rinite e urticária. Esses medicamentos atuam por meio da modulação dos receptores histamínicos, podendo ser classificados em diferentes gerações. Qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a principal diferença farmacológica entre os anti-histamínicos de primeira e segunda geração?
Alternativas
Q3063678 Farmácia
O medicamento clonazepam é prescrito como ansiolítico, além de outras indicações. Liga-se aos receptores GABA-A e aumenta a afinidade do neurotransmissor inibitório GABA a esses receptores, o que leva à hiperpolarização da membrana celular e à redução da excitabilidade neuronal. Antes da excreção, é metabolizado pelo fígado, via CYP3A. Em relação a este medicamento, é correto afirmar que:

I. O receituário deve ser do tipo B1 azul.
II. Pode apresentar a depuração reduzida em pacientes cirróticos.
III. A ação gabaérgica reduz a entrada de íons cloreto nas células nervosas.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: B
6: E
7: A
8: B
9: C
10: E
11: B
12: B
13: C
14: E
15: C
16: A
17: C
18: D
19: A
20: B