Questões de Concurso Comentadas sobre micologia clínica em farmácia

Foram encontradas 14 questões

Q2425536 Farmácia

Segundo Pinto (2015), assinale a opção que apresenta a ordem correta dos meios de diferenciação para os seguintes microorganismos: Staphilococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Salmonella sp, respectivamente.

Alternativas
Q2415513 Farmácia

Julgue o item subsequente.


Os antifúngicos azóis podem ser classificados em imidazóis e triazóis. Os triazóis são metabolizados de maneira mais rápida e exercem mais efeitos sobre as enzimas do citocromo P450 em seres humanos quando comparados aos imidazóis. 

Alternativas
Q2019526 Farmácia
Dos agentes fúngicos a seguir, assinale o que é enquadrado na Classe de Risco Biológico III.
Alternativas
Q1909950 Farmácia
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um antimicótico eficaz no tratamento de dermatofitoses e pitiríase versicolor, e também atingem Candida.
Alternativas
Q1867498 Farmácia

Candida auris (C. auris) é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão. Algumas cepas de C. auris são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas) e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que pode ser facilmente confundida com outras espécies, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae. (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/identificacao-de-possivel-caso-de-candida-auris-no-brasil). De acordo com a reportagem acima, analise as perguntas sobre o gênero Candida.

•  Qual o tipo celular?

•  A resistência ao antifúngicos são observadas no antibiograma após cultura positiva?

•  É considerado levedura ou fungo filamentoso?

•  Como é a sua reprodução?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.

Alternativas
Q1867496 Farmácia
O Manual de Detecção e Identificação dos Fungos de Importância Médica – ANVISA relata que dermatofitoses são infecções fúngicas limitadas às camadas superficiais queratinizadas da pele, pelos e unhas, popularmente, conhecida como “epinge” ou “frieira”, dependendo da localização das lesões que são extremamente pruriginosas. Em imunodeprimidos, podem acometer tecidos subcutâneos. Assinale a alternativa que contenha os agentes etiológicos dessa patologia.
Alternativas
Q1376579 Farmácia
As micoses sistêmicas são basicamente doenças pulmonares, em que a porta de entrada dos propágulos fúngicos é basicamente a via inalatória. São micoses consideradas sistêmicas com complicações pulmonares as seguintes alternativas, EXCETO
Alternativas
Q1253952 Farmácia
A utilização de meios de cultura é muito importante para a identificação de micro-organismos que causam infecções e contaminações em alimentos e água. O meio de cultura apropriado para o cultivo de bolores e leveduras é
Alternativas
Q1252947 Farmácia
Entende-se por micoses superficiais estritas o conjunto de entidades clínicas causadas por fungos, que apresentam como característica comum a limitação de determinarem alterações apenas na camada mais superficial do estrato córneo e não induzirem, na maioria da vezes, qualquer resposta inflamatória no hospedeiro. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta o conjunto de micoses superficiais e, respectivamente, seus agentes causadores:
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Natal - RN
Q1194270 Farmácia
Julgue o item a seguir, que se referem aos métodos para estudo microbiológico e micológico. 
Para o diagnóstico laboratorial de ceratomicoses, deve ser analisado o raspado de córnea a fresco, onde são procurados bacilos Gram-negativos. 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: IDECAN Órgão: Prefeitura de Carangola - MG
Q1192808 Farmácia
O metronidazol é um anti-infeccioso da família dos nitro-5-imidazóis, que apresenta ampla atividade contra micro-organismos. Qual destes micro-organismos é habitualmente resistente (pelo menos 50% das cepas da espécie são resistentes) a este fármaco?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2017 - UFC - Farmacêutico |
Q919620 Farmácia
Qual fungo abaixo descrito não causa micose sistêmica?
Alternativas
Q913758 Farmácia
Paciente soropositivo para o HIV recebeu diagnóstico de pneumonia por Pneumocystis jirovecii, ou pneumocistose. Logo, foi internado e começou o tratamento com cotrimoxazol. Quais são a composição e o mecanismo de ação do cotrimoxazol?
Alternativas
Q741386 Farmácia
Utilizado para se quantificar o número de esporos presentes em uma suspensão de fungos:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: A
5: E
6: C
7: C
8: B
9: C
10: E
11: E
12: B
13: D
14: C