Questões de Concurso
Sobre microbiologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 354 questões
Ao preparar uma solução de tripsina para o processo de subcultivo de células, quais são os principais cuidados que devem ser tomados durante o preparo e armazenamento dessa solução?
I. Leishmania e Trypanosoma spp.
II. Plasmodium e Babesia spp.
III. Microfilárias.
IV. Entamoeba histolytica.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.
II. Desinfecção: destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.
III. Antissepsia: destruição de patógenos na forma vegetativa.
IV. Degerminação: remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção.
V. Sanitização: tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública.
Qual das assertivas apresentam definições INCORRETAS?
I. Streptococcus pneumoniae (penicilina insensível), Haemophilus influenzae (resistente à ampicilina) e Shigella spp. (fluoroquinolonaimune).
II. Enterococcus faecium (resistente à linezolide), Staphylococcus aureus (resistente linezolide), Helicobacter pylori (imune à claritromicina), Campylobacter spp e Salmonella (ambas resistentes às fluoroquinolonas) e Neisseria gonorrhoeae (resistente à linezolide e à fluoroquinolona).
III. Evitar a auto-medicação, os antibióticos devem ser sempre prescritos por um médico e nunca devem ser tomados sem a supervisão de um médico. Os antibióticos devem ser especialmente para doenças virais, como a gripe.
IV. Resistentes a carbapenêmicos, os chamados antibióticos de amplo espectro, estão a Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, algumas enterobactérias como Klebsiella pneumonie, Escherichia coli e várias espécies dos gêneros Serratia e Proteus. No caso das Klebsiellas, já foram encontrados casos em que nenhum antibiótico é eficaz.
Aponte a alternativa CORRETA.
I. A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.
II. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2ª (segunda) via ser devolvida ao paciente.
III. A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos, de controle especial.
IV. Não há limitação do número de medicamentos antimicrobianos prescritos por receita, desde que não contenha medicamento de controle especial, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.
V. Não há necessidade de retenção de receita de medicamentos de uso tópico contendo neomicina ou neomicina associada a bacitracina. A retenção de receita é obrigatória para antimicrobianos de venda sob prescrição, isoladas ou em associação.
VI. É vedada a devolução, por pessoa física, de antimicrobianos industrializados ou manipulados para drogarias e farmácias, salvo exceções.
Assinale a alternativa CORRETA.
Uma paciente de 29 anos compareceu ao pronto atendimento com queixa de dor pélvica e cheiro forte ao urinar. Os dados clínicos revelaram leve dor pélvica à palpação, afebril, normocorada, normotensa e orientada no tempo e no espaço. Nega alergias. O médico solicitou realização de exame de urina e bacterioscopia ao Gram (Gram da gota de urina). A paciente realizou coleta de urina no banheiro do Pronto Atendimento, sem realização de higiene íntima recomendada e, na sequência, a amostra foi entregue ao laboratório pelo técnico da enfermagem para análise.
O exame do sedimento urinário apresentou numerosos epitélios (vaginais), raros leucócitos e numerosas bactérias. Já o exame do Gram da Gota de urina evidenciou raros polimorfonucleares, numerosos cocobacilos Gram-negativos e “Clue Cells”, caracterizadas pela presença de células escamosas, recobertas por cocobacilos, apagamento das bordas citoplasmáticas.
Diante dos dados clínico-laboratoriais descritos no enunciado, pode-se afirmar que a paciente apresenta
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de ARANHAS, ESCORPIÕES E. Acidentes por animais peçonhentos. Medicina, Ribeirão Preto, v. 36, p. 490-497, 2003. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/134049908841acidentes_animais_peconhentos_escorpioes_aranhas.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.
Diante do exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os possíveis padrões de resposta e alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico de escorpionismo.
I- A picada do escorpião aumenta o tempo de tromboplastina parcial ativada, tornando o sangue menos coagulável.
II- A picada do escorpião pode aumentar os níveis séricos de creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual provocada pelo veneno.
III- A picada do escorpião promove o prolongamento do tempo de protrombina, diminuindo a resposta da coagulação.
IV- A picada do escorpião pode promover a coagulação sanguínea rapidamente, devido ao efeito coagulante do veneno.
V- A picada do escorpião promove o aumento dos níveis intracelulares da enzima creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual.
Estão CORRETAS as afirmativas
O método descrito acima é denominado