Questões de Concurso Sobre microbiologia básica e clínica em farmácia

Foram encontradas 354 questões

Q3158132 Farmácia
A tripsina é uma enzima amplamente utilizada em técnicas de cultivo celular para dissociar células aderentes. O preparo correto de uma solução de tripsina é fundamental para garantir sua eficácia sem comprometer a viabilidade celular.
Ao preparar uma solução de tripsina para o processo de subcultivo de células, quais são os principais cuidados que devem ser tomados durante o preparo e armazenamento dessa solução?
Alternativas
Q3156325 Farmácia
Durante a análise de um surto de pneumonia hospitalar, foi identificado Pseudomonas aeruginosa resistente a carbapenêmicos. Qual técnica deve ser utilizada para determinar o mecanismo de resistência e qual implicação clínica esse mecanismo apresenta?
Alternativas
Q3156315 Farmácia
Na análise de uma infecção hospitalar por Acinetobacter baumannii multirresistente, a detecção do gene bla-OXA-23 foi confirmada por PCR. Considerando o impacto clínico e epidemiológico, qual estratégia deve ser implementada no hospital para limitar a disseminação desse patógeno?
Alternativas
Q3155585 Farmácia
“Os processos de fermentação são amplamente utilizados na biotecnologia industrial, especialmente na produção de biocombustíveis como o etanol” (Shuler & Kargi, 2017). Uma empresa pretende otimizar a produção de etanol em um biorreator utilizando glicose como substrato. Qual dos microrganismos a seguir seria o mais eficiente e amplamente utilizado para esse processo?
Alternativas
Q3155272 Farmácia
O tracoma, uma ceratoconjuntivite crônica, é uma doença infecciosa ocular que permite a reinfecção entre as pessoas, podendo levar à cegueira se não for tratada apropriadamente. O tracoma é um problema de saúde pública. Dentre os sintomas do tracoma, as conjuntivas ficam inflamadas, vermelhas, irritadas e os olhos lacrimejam excessivamente. O principal agente causador do tracoma é:
Alternativas
Q3143354 Farmácia
A técnica de centrífugo-sedimentação fecal realizada em tubo cônico para pesquisa de cistos de protozoários e evidenciação de ovos e larvas de helmintos, que consiste em diferentes etapas, entre as quais a adição de solução de formol e de éter e centrifugação que pode variar entre 1.500 e 2.500 rpm, denomina-se método de:
Alternativas
Q3138447 Farmácia
Infecções parasitárias sistêmicas ou transmitidas pelo sangue são diagnosticadas por meio da demonstração do estádio diagnóstico do parasito em uma amostra de sangue. São parasitos que podem ser visualizados no sangue:

I. Leishmania e Trypanosoma spp.
II. Plasmodium e Babesia spp.
III. Microfilárias.
IV. Entamoeba histolytica.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3107874 Farmácia
Analise as assertivas a seguir.

I. Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.

II. Desinfecção: destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.

III. Antissepsia: destruição de patógenos na forma vegetativa.

IV. Degerminação: remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção.

V. Sanitização: tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública.


Qual das assertivas apresentam definições INCORRETAS?
Alternativas
Q3107873 Farmácia
A intoxicação por opioides ocorre quando há uso elevado de uma substância dessa classe, excedendo a dose pertencente à janela terapêutica medicamentosa, causando efeitos tóxicos no organismo. Essa intoxicação pode advir de sobredosagem acidental, agonismo farmacêutico, interação medicamentosa ou abuso de alguma substância de classe opioide. Qual é o medicamento para promover a reversão de intoxicação de opioides?
Alternativas
Q3107872 Farmácia
O antídoto é a substância que se opõe ao efeito tóxico atuando sobre o toxicante. Os antídotos e determinados medicamentos são essenciais ao tratamento de algumas intoxicações. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma relação correta entre toxicante e seu antídoto.
Alternativas
Q3107867 Farmácia
Uma mulher de 45 anos, viúva, mãe de 4 filhos, nega ser hipertensa e diabética, queixa-se de dor no membro superior esquerdo, por esforço repetitivo relata que não consegue engolir os medicamentos. Qual das opções é o indicado para essa paciente? 
Alternativas
Q3107865 Farmácia
Resistência antimicrobiana tornou-se o principal problema de saúde pública no mundo, afetando todos os países, desenvolvidos ou não. Ela é uma inevitável consequência do uso indiscriminado de antibióticos em humanos e animais. Analise as assertivas a seguir sobre resistência bacteriana.

I. Streptococcus pneumoniae (penicilina insensível), Haemophilus influenzae (resistente à ampicilina) e Shigella spp. (fluoroquinolonaimune).

II. Enterococcus faecium (resistente à linezolide), Staphylococcus aureus (resistente linezolide), Helicobacter pylori (imune à claritromicina), Campylobacter spp e Salmonella (ambas resistentes às fluoroquinolonas) e Neisseria gonorrhoeae (resistente à linezolide e à fluoroquinolona).

III. Evitar a auto-medicação, os antibióticos devem ser sempre prescritos por um médico e nunca devem ser tomados sem a supervisão de um médico. Os antibióticos devem ser especialmente para doenças virais, como a gripe.

IV. Resistentes a carbapenêmicos, os chamados antibióticos de amplo espectro, estão a Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, algumas enterobactérias como Klebsiella pneumonie, Escherichia coli e várias espécies dos gêneros Serratia e Proteus. No caso das Klebsiellas, já foram encontrados casos em que nenhum antibiótico é eficaz.

Aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107861 Farmácia
Sobre o Receituário de Antimicrobianos conforme a RDC 471, analise as assertivas a seguir.

I. A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.

II. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2ª (segunda) via ser devolvida ao paciente.

III. A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos, de controle especial.

IV. Não há limitação do número de medicamentos antimicrobianos prescritos por receita, desde que não contenha medicamento de controle especial, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.

V. Não há necessidade de retenção de receita de medicamentos de uso tópico contendo neomicina ou neomicina associada a bacitracina. A retenção de receita é obrigatória para antimicrobianos de venda sob prescrição, isoladas ou em associação.

VI. É vedada a devolução, por pessoa física, de antimicrobianos industrializados ou manipulados para drogarias e farmácias, salvo exceções.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3101130 Farmácia

Uma paciente de 29 anos compareceu ao pronto atendimento com queixa de dor pélvica e cheiro forte ao urinar. Os dados clínicos revelaram leve dor pélvica à palpação, afebril, normocorada, normotensa e orientada no tempo e no espaço. Nega alergias. O médico solicitou realização de exame de urina e bacterioscopia ao Gram (Gram da gota de urina). A paciente realizou coleta de urina no banheiro do Pronto Atendimento, sem realização de higiene íntima recomendada e, na sequência, a amostra foi entregue ao laboratório pelo técnico da enfermagem para análise.

O exame do sedimento urinário apresentou numerosos epitélios (vaginais), raros leucócitos e numerosas bactérias. Já o exame do Gram da Gota de urina evidenciou raros polimorfonucleares, numerosos cocobacilos Gram-negativos e “Clue Cells”, caracterizadas pela presença de células escamosas, recobertas por cocobacilos, apagamento das bordas citoplasmáticas.

Diante dos dados clínico-laboratoriais descritos no enunciado, pode-se afirmar que a paciente apresenta 

Alternativas
Q3097113 Farmácia
Ao profissional de saúde atuante em laboratórios de análises clínicas em Unidades de Saúde de Urgência e Emergência, é comum o recebimento de pedidos de exames para avaliação da hemostasia de pacientes após terem sofrido acidentes com animais peçonhentos. O veneno de alguns escorpiões contém compostos neurotóxicos capazes de despolarizarem as terminações nervosas, liberando catecolaminas e acetilcolina, que produzem manifestações orgânicas decorrentes da predominância dos efeitos simpáticos ou parassimpáticos. Uma picada de escorpião não consome fibrinogênio, porém, pode promover dor no local da inoculação do veneno, seguida de um processo inflamatório, com desestabilização da membrana celular, permitindo extravasamento de enzimas intracelulares para o plasma, como, por exemplo, a CPK (creatinofosfoquinase). O exame coagulograma, muitas vezes, é solicitado nos casos de acidentes escorpiônicos, para avaliação da atividade da protrombina e tromboplastina parcial ativada, justificada pelo efeito coagulante do veneno do escorpião.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de ARANHAS, ESCORPIÕES E. Acidentes por animais peçonhentos. Medicina, Ribeirão Preto, v. 36, p. 490-497, 2003. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/134049908841acidentes_animais_peconhentos_escorpioes_aranhas.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.

Diante do exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os possíveis padrões de resposta e alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico de escorpionismo.

I- A picada do escorpião aumenta o tempo de tromboplastina parcial ativada, tornando o sangue menos coagulável.
II- A picada do escorpião pode aumentar os níveis séricos de creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual provocada pelo veneno.
III- A picada do escorpião promove o prolongamento do tempo de protrombina, diminuindo a resposta da coagulação.
IV- A picada do escorpião pode promover a coagulação sanguínea rapidamente, devido ao efeito coagulante do veneno.
V- A picada do escorpião promove o aumento dos níveis intracelulares da enzima creatinofosfoquinase, devido à lesão tecidual.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3091095 Farmácia
A identificação precoce dos casos de dengue é de vital importância para a tomada de decisões e implementação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente evitar óbitos. O NS1 é uma proteína viral produzida em grandes quantidades durante a fase aguda da infecção. A presença dessa proteína no sangue indica infecção recente pelo vírus da dengue. O teste rápido e de baixo custo que detecta esta proteína, baseado em uma reação antígeno-anticorpo que envolve papel absorvente impregnado com anticorpos monoclonais é a metodologia de
Alternativas
Q3091082 Farmácia
O gênero Staphylococcus apresenta várias espécies, sendo que grande parte delas causam infecções humanas. Neste aspecto, a espécie de Staphylococcus, coagulase negativa, causador frequente de infecções de cateteres e próteses, que apresenta teste de trealose negativo, urease positiva e sensibilidade a novobiocina, é o 
Alternativas
Q3091081 Farmácia
A análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) é fundamental para o diagnóstico de quadro de meningites. Assim, nos quadros iniciais e ainda sem tratamento de uma meningite bacteriana, quais as alterações são compatíveis com esta infecção?
Alternativas
Q3081233 Farmácia
Dentre os critérios de leitura e interpretação para o método de Ziehl-Neelsen (baciloscopia-amostra de escarro), podemos afirmar que
Alternativas
Q3074849 Farmácia
“Este teste envolve uma etapa de eletroforese, seguida pela transferência das proteínas separadas para uma membrana de nitrocelulose colocada sobre o gel. Uma vez fixadas à membrana, as proteínas são detectadas por sondas de anticorpos marcados com moléculas como isótopos radioativos ou enzimas.”.
O método descrito acima é denominado
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: D
6: B
7: B
8: B
9: C
10: D
11: C
12: D
13: A
14: C
15: D
16: A
17: A
18: B
19: A
20: E