Questões de Concurso
Sobre urinálise em farmácia
Foram encontradas 155 questões
Leia atentamente as informações e caso clínico a seguir para responder a esta questão.
Após a análise dos parâmetros urinários supracitados, julgue as assertivas I e II a seguir:
I. O paciente possivelmente apresenta um quadro de infecção bacteriana, que, correlacionada com a presença de cilindros leucocitários, pode sinalizar processo inflamatório ou infecioso do néfron e, normalmente, associa-se à pielonefrite.
PORQUE
II. O paciente apresenta hematúria, sugerindo alteração à nível glomerular, evidenciado pelo dismorfismo eritrocitário e hemoglobinúria, que consiste na identificação da proteína hemoglobina e albumina no sedimento urinário.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
I. Ao serviço do Tipo I é proibido realizar punção venosa e punção arterial.
II. Ao serviço do Tipo I é proibido realizar EAC que utiliza urina como material biológico.
III. Aos serviços do Tipo I é permitido o recebimento ou encaminhamento de material biológico para a realização de EAC.
IV. Os serviços Tipo I podem realizar EAC, que utilizem produto para diagnóstico in vitro, que requeira leitura exclusivamente visual.
É correto apenas o que se afirma em:
Todas as substâncias a seguir, quando em excesso na urina, promovem cristalúria, EXCETO:
Em uroanálise de rotina (EAS) por tira reagente, qual parâmetro não é avaliado:
Em um exame de urina o nível elevado de microalbuminuria é indicativo de:
A urinálise é um teste laboratorial amplamente utilizado na prática clínica, constituindo um indicador importante de saúde e doença. Das alternativas apresentadas em relação à urinálise, assinale a afirmativa INCORRETA.
Uma paciente do sexo feminino, 33 anos, apresenta queixa de dor e ardência miccional há 2 dias, polaciúria e urgência urinária. Tem histórico de infecções urinárias de recorrência.
Nas suspeitas de infecções urinárias, como em casos de ardência e dor e urgência para urinar, os exames laboratoriais que podem ser solicitados são:
1. No exame comum de urina, a positividade da esterase leucocitária e do nitrito na fita reagente pode ser suficiente para a confirmação do diagnóstico.
2. A análise do sedimento urinário pode ser útil pela confirmação de piúria e visualização de grande quantidade de bactérias.
3. A ausência de resposta a tratamentos prévios pode indicar a necessidade de urocultura e teste de sensibilidade aos antimicrobianos.
4. O exame físico-químico (fita reagente) e do sedimento da urina (microscopia) agregam elementos importantes para o diagnóstico, tendo baixo custo e elevada sensibilidade, embora menor especificidade (exceto a piúria).
5. A Escherichia coli está presente em 75-95% dos casos de infecção do trato urinário.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Observe a lâmina, abaixo:
Fonte: https://so.controllab.com/pdf/atlas_de_sedimento_urinario_com_fotos.pdf
Pelos princípios da urinálise, a imagem acima, pode ser descrita da seguinte forma:
O exame de urina é utilizado para identificar infecções do trato urinário, doenças renais e doenças sistêmicas. O exame de urina é dividido em três etapas, quais?
A formação de cálculos renais, também conhecidos como “pedras nos rins”, frequentemente está associada ao excesso de excreção de cálcio na urina. Trata-se de um método para a dosagem de cálcio em urinálise:
I. Níveis muito elevados de proteína na urina pode ser um sinal de doença renal glomerular.
II. Valores elevados de glicose na urina sem que haja hiperglicemia associada é forte indício de disfunção tubular renal.
III. A bilirrubina não conjugada (ou indireta) é a forma mais hidrossolúvel, sendo livremente filtrada pelos glomérulos e encontrada na urina.
Está correto o que se afirma em
I. A urina normal apresenta uma ampla variedade de cores, determinada principalmente por sua concentração. A cor pode variar de amarelo pálido a âmbar escuro, dependendo da concentração dos pigmentos da urina. Quanto maior a quantidade de pigmentos, mais acentuada será a cor.
II. Ácido úrico, oxalato de cálcio e uratos amorfos são cristais frequentemente encontrados em urina alcalina.
III. A bilirrubina é sensível à luz, portanto, a urina deve ser protegida da luz.
Segundo McPherson (2012), assinale a opção que apresenta o cristal encontrado em urina anormal, que está entre os cristais mais importantes a serem identificados no sedimento urinário, cujo teste confirmatório consiste na reação cianeto-nitroprussiato.
A presença de cilindros granulosos no sedimento urinário é verificada em diversas afecções do trato urinário alto e são marcadores, exceto de: