Questões de Concurso
Sobre conceitos filosóficos em filosofia
Foram encontradas 1.127 questões
I. Caracteriza-se por ser uma ética do dever, o dever entendido como expressão da racionalidade humana, única fonte legítima da moralidade.
II. Virtuoso, para Kant, é todo ato praticado de forma autônoma, consciente, conforme o dever (ou seja, de acordo com uma máxima) e por dever porque se entende que ela deve ser uma lei universal).
III. As normas morais devem ser obedecidas como deveres, mas se trata de um tipo de dever que se confunde com a própria noção de liberdade, porque, para Kant, o indivíduo que obedece a uma norma moral atende à liberdade da razão, isto é, àquilo que a razão, no uso de sua liberdade, determinou como correto.
São corretas as seguintes afirmativas:
Na passagem do século XIX para o século XX, o médico neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) criou a psicanálise. Julgue as seguintes afirmativas sobre a psicanálise:
I. A psicanálise é uma disciplina que consiste, basicamente, de uma teoria da mente e da conduta humana vinculada a uma técnica terapêutica para ajudar as pessoas que apresentam problemas psicológicos ou psiquiátricos.
II. A psicanálise caracteriza-se pela interpretação, por um terapeuta (psicanalista), dos conteúdos inconscientes encontrados em palavras, sonhos e fantasias do paciente.
III. A psicanálise utiliza o método de associação livre, em que o paciente expressa o que lhe vier à mente, falando e associando as palavras e ideias livremente, sem crítica ou preocupação de ser coerente.
São corretas as seguintes afirmativas:
I. “O Sol nasceu todos os dias até hoje; portanto, é provável que o Sol nascerá amanhã” é um exemplo de abdução.
II. “A grama está molhada; se tivesse chovido, isso explicaria a grama molhada; logo, talvez tenha chovido” é um exemplo de indução.
III. “Todos os seres humanos são mortais; Carlos é um ser humano; logo, Carlos é mortal” é um exemplo de dedução.
É correto o que se afirma em
( ) A disjunção “P ou Q” é verdadeira se e somente se ambas as proposições P e Q forem verdadeiras.
( ) A negação da proposição “Se hoje é segunda-feira, então João irá trabalhar” é logicamente equivalente a “Hoje é segunda-feira e João não irá trabalhar”.
( ) A proposição “Se Maria estuda, então ela passa no teste” é falsa apenas se Maria estuda e não passa no teste.
As afirmativas são, respectivamente,
WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
O trecho acima expressa um ponto central da filosofia do primeiro Wittgenstein. Segundo a tese apresentada, as proposições filosóficas
Segundo o autor, é uma característica exclusiva da ciência
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
Segundo Schopenhauer, afirmar que o mundo é representação, significa que o mundo é
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Adaptado.)
O método genealógico de Nietzsche é empregado em suas investigações sobre como os valores se constituem. Com relação a esse método, é correto afirmar que os valores
SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
O filósofo latino Sêneca é um dos principais expoentes do estoicismo. Para esta escola, a tranquilidade é alcançada quando
Assinale a opção correta, segundo essa distinção kantiana.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.
O trecho acima ilustra a concepção dialética de Hegel, segundo a qual os contrários