Questões de Filosofia - Conceitos Filosóficos para Concurso
Foram encontradas 1.044 questões
Existe um certo consenso entre vários autores acerca do conceito e significado da lógica. Na verdade, é possível afirmar que:
A lógica trabalha com meios que permitem que o pensamento proceda de forma correta, e faz parte de uma gama de contextos, tanto na ciência quanto em outras áreas e situações. A lógica:
A metafísica é mais que uma área de estudo da filosofia, ela é um sistema filosófico, pois:
Refere-se à ciência propriamente dita; ocupa-se de problemas filosóficos que se apresentam no curso da investigação científica ou na reflexão sobre problemas, métodos e teorias da ciência. Propõe soluções claras para tais problemas, soluções consistentes em teorias rigorosas e inteligíveis, adequados à realidade da investigação científica, sendo capaz de distinguir a ciência autêntica da pseudociência. É capaz de criticar programas e mesmo resultados errôneos, como conseguir novos enfoques promissores. (BUNGE, Mario, 1980.)
Epistemologia trata-se de um termo utilizado pela primeira vez pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier (1808-1864). Podese compreender que a epistemologia estuda:
“Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução.”
Fonte: Kuhn, 2017, p. 126.
Com base no excerto e na obra de Thomas Kuhn, qual das seguintes afirmações melhor descreve o papel das crises no desenvolvimento científico?
“A sociedade moderna está baseada na ideia de que as inteligências são desiguais e que a construção de uma sociedade democrática, republicana, precisa proceder a uma ‘redução’ dessa desigualdade. Daí a construção dos sistemas de instrução pública, como forma de levar a emancipação intelectual a todos e a cada um.”
Fonte: Gallo, 2020, p. 87.
De acordo com o excerto e com a reflexão realizada pelo autor, qual é a crítica principal que ele desenvolve?
Fonte: Horkheimer & Adorno. Dialética do Iluminismo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.
Escola de Frankfurt é constituída de uma série de autores e perspectivas teóricas. Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE a perspectiva teórica e o filósofo correspondente:
Fonte: Sartre. O Existencialismo é um humanismo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.
Assinale a única alternativa que NÃO apresenta incorreções, dentro da filosofia existencialista de Sartre:
Fonte: Heidegger. Ser e Tempo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.
Assinale a única alternativa que NÃO apresenta incorreções, dentro da filosofia existencialista de Heidegger:
Fonte: Schopenhauer. O mundo como vontade e representação. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2023.
Sobre a Filosofia de Arthur Schopenhauer, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: Kant. Crítica da Razão Pura. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Spinoza a Kant. Volume 4. São Paulo: Paulus, 2023.
O “caminho seguro da ciência” é o anúncio kantiano, no Prefácio da “Crítica da Razão Pura”, do problema e do caminho que o filósofo alemão deseja percorrer. Assinale a alternativa que melhor discorre sobre a filosofia kantiana presente nessa obra:
“O direito é ao mesmo tempo: um sistema de saber e um sistema de ação; ele pode tanto ser entendido como um texto repleto de proposições e interpretações normativas quanto como uma instituição, isto é, como um complexo de regulamentações da ação” (HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade. São Paulo: Unesp, 2020).
Habermas busca, em “Facticidade e validade”, solucionar o paradoxo da geração da legitimidade jurídica baseada na legalidade. Para realizar essa tarefa, o autor utiliza-se de uma:
“Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra” (ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007).
Considerando o trecho apresentado, são atividades humanas fundamentais que correspondem à condição humana da pluralidade e que, por conseguinte, constituem-se como a condição de toda vida política:
I. Labor.
II. Trabalho.
III. Ação.
Quais estão corretas?