Questões de Filosofia - Conceitos Filosóficos para Concurso

Foram encontradas 1.044 questões

Q3050004 Filosofia
Na Epistemologia, uma das questões centrais é entender o que diferencia o conhecimento da mera crença. Qual das afirmativas a seguir melhor explica essa diferença?
Alternativas
Q3049997 Filosofia
Durante uma conferência sobre ética e moral, um estudante levanta a mão e pergunta ao palestrante: “professor, considerando as distinções entre ética e moral estudadas, como essas distinções podem nos ajudar a entender melhor as decisões tomadas em situações complexas, como a escolha entre dizer a verdade e proteger alguém de um dano?”. Qual é a resposta mais apropriada do palestrante, considerando a definição de ética e moral?
Alternativas
Q3049996 Filosofia
Na filosofia ética, uma das principais preocupações é entender os princípios que governam as ações humanas e a determinação do que é correto ou incorreto fazer. Entre as alternativas a seguir, qual delas descreve corretamente uma teoria ética específica?
Alternativas
Q3049994 Filosofia
[...] a lógica relaciona-se com a correção do pensamento e também é a arte de bem pensar. [...] É a ciência das formas do pensamento, visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio. A lógica estuda a correção do raciocínio. [...]. A lógica estuda e ensina a colocar ordem no pensamento. (Forbellone e Eberspãcher – 2005, p. 1-2.)

Existe um certo consenso entre vários autores acerca do conceito e significado da lógica. Na verdade, é possível afirmar que:
Alternativas
Q3049992 Filosofia
A tarefa da lógica sempre foi a de classificar e organizar as inferências válidas, separando-as daquelas que não são. A importância dessa organização não deve ser subestimada, pois usam-se inferências (de preferência válidas) tanto na vida comum como nas ciências formais, sendo um exemplo a matemática. (ASSIS, 1990, p. 12.)
A lógica trabalha com meios que permitem que o pensamento proceda de forma correta, e faz parte de uma gama de contextos, tanto na ciência quanto em outras áreas e situações. A lógica:
Alternativas
Q3049991 Filosofia
A história da metafísica se identifica com a edição e a recepção de um obscuro escrito de Aristóteles que se tornou um dos livros mais comentados e debatidos da história do pensamento ocidental. Até meados do século XX, o registro mais antigo da expressão ta meta ta phúsica fora atribuído a Nicolau de Damasco, que teria, segundo o códice de uma obra de Teofrasto, composto um estudo da “metafísica” de Aristóteles. Como Nicolau de Damasco era um contemporâneo mais jovem de Andrônico de Rodes, o responsável pela primeira compilação completa dos trabalhos de Aristóteles, concluiu-se que aquele título surgira no século I a.C., proposto pelo próprio Andrônico de Rodees, ou que se difundira após a citada primeira edição das obras aristotélicas. (HADOT, 2014a, p.17.)

A metafísica é mais que uma área de estudo da filosofia, ela é um sistema filosófico, pois:
Alternativas
Q3049990 Filosofia
Segundo Mário Bunge, uma Epistemologia é útil se satisfaz às seguintes condições:

Refere-se à ciência propriamente dita; ocupa-se de problemas filosóficos que se apresentam no curso da investigação científica ou na reflexão sobre problemas, métodos e teorias da ciência. Propõe soluções claras para tais problemas, soluções consistentes em teorias rigorosas e inteligíveis, adequados à realidade da investigação científica, sendo capaz de distinguir a ciência autêntica da pseudociência. É capaz de criticar programas e mesmo resultados errôneos, como conseguir novos enfoques promissores. (BUNGE, Mario, 1980.)

Epistemologia trata-se de um termo utilizado pela primeira vez pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier (1808-1864). Podese compreender que a epistemologia estuda:
Alternativas
Q3024853 Filosofia
Severino (2016), ao refletir sobre “Novos habitantes ocupam o planeta” desenvolve o capítulo, conforme o próprio autor, com uma perspectiva, RESPECTIVAMENTE
Alternativas
Q3024849 Filosofia
Leia o excerto a seguir e responda à questão:

“Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução.”
Fonte: Kuhn, 2017, p. 126.

Com base no excerto e na obra de Thomas Kuhn, qual das seguintes afirmações melhor descreve o papel das crises no desenvolvimento científico?
Alternativas
Q3024846 Filosofia
Leia o excerto a seguir e responda à questão:
“A sociedade moderna está baseada na ideia de que as inteligências são desiguais e que a construção de uma sociedade democrática, republicana, precisa proceder a uma ‘redução’ dessa desigualdade. Daí a construção dos sistemas de instrução pública, como forma de levar a emancipação intelectual a todos e a cada um.”
Fonte: Gallo, 2020, p. 87.

De acordo com o excerto e com a reflexão realizada pelo autor, qual é a crítica principal que ele desenvolve?
Alternativas
Q3024840 Filosofia
“Que a fábrica higiênica e tudo aquilo que a ela se liga, utilidade e palácios do esporte, liquidem obtusamente a metafísica, seria ainda indiferente; mas que eles, na totalidade social, se tornem por sua vez metafísica, uma cortina ideológica por trás da qual se adensa a desgraça real, isso não é indiferente. É daqui que se movem nossos fragmentos. [...] A condenação da superstição sempre significou, junto com o processo do domínio, também o desmascaramento do mesmo. O Iluminismo é mais que Iluminismo; natureza que se faz ouvir em seu estranhamento”
Fonte: Horkheimer & Adorno. Dialética do Iluminismo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.

Escola de Frankfurt é constituída de uma série de autores e perspectivas teóricas. Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE a perspectiva teórica e o filósofo correspondente:
Alternativas
Q3024839 Filosofia
“O existencialismo não crê na força da paixão. Jamais pensará que uma bela paixão é uma torrente impetuosa que leva o homem fatalmente a certas ações e que, portanto, vale como desculpa. Considera o homem responsável pela paixão. O existencialista não pensará sequer que o homem pode encontrar auxílio em um sinal dado sobre a terra, a fim de orientá-lo; ao contrário, pensa que o indivíduo interpreta por si o sinal a seu bel-prazer. Pensa, portanto, que o homem, sem apoio ou auxílio, está condenado em cada momento a inventar o homem”
Fonte: Sartre. O Existencialismo é um humanismo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.

Assinale a única alternativa que NÃO apresenta incorreções, dentro da filosofia existencialista de Sartre:
Alternativas
Q3024838 Filosofia
“O ser-para-o-fim não é o resultado de uma deliberação repentina e irregular, mas faz parte essencial do ser-jogado do ser-aí, tal como se revela, em um ou outro modo, na situação emotiva [...]”
Fonte: Heidegger. Ser e Tempo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.

Assinale a única alternativa que NÃO apresenta incorreções, dentro da filosofia existencialista de Heidegger:
Alternativas
Q3024837 Filosofia
“‘O mundo é minha representação’: esta é uma verdade que vale em relação a cada ser vivo e que conhece, embora apenas o homem seja capaz de acolhê-la na consciência reflexa e abstrata: e se ele verdadeiramente faz isto, deste modo penetrou nele a meditação filosófica. Para ele torna-se então claro e bem certo que não conhece nem o sol nem a terra, mas apenas um olho, o qual vê um sol, uma mão, a qual sente uma terra; que o mundo pelo qual é circundado não existe a não ser como representação, ou seja, sempre e em todo lugar em relação a outro, àquele que representa, o qual é ele próprio”
Fonte: Schopenhauer. O mundo como vontade e representação. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2023.

Sobre a Filosofia de Arthur Schopenhauer, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3024834 Filosofia
É fácil julgar – com base no resultado – se a elaboração dos conhecimentos que são próprios da razão esteja ou não no caminho seguro da ciência. Se ela, depois de muitos aviamentos e muitos preparativos, tão logo está para alcançar seu fim, se encalha ou então, para alcançá-lo, deve de novo voltar mais vezes para trás e tomar outro caminho, como também, se não é possível fazer com que os diversos colaboradores estejam de acordo sobre o modo com que se deve perseguir o escopo comum, então poderemos seguramente nos convencer de que tal estudo ainda se encontra bem longe de ter tomado o caminho seguro de uma ciência”
Fonte: Kant. Crítica da Razão Pura. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Spinoza a Kant. Volume 4. São Paulo: Paulus, 2023.

O “caminho seguro da ciência” é o anúncio kantiano, no Prefácio da “Crítica da Razão Pura”, do problema e do caminho que o filósofo alemão deseja percorrer. Assinale a alternativa que melhor discorre sobre a filosofia kantiana presente nessa obra:
Alternativas
Q3021342 Filosofia
Em seu livro “Racismo estrutural” (2021), Silvio Almeida procura elucidar as múltiplas formas pelas quais as práticas discriminatórias baseadas na noção de raça ocorrem em uma sociedade. O autor define o conceito de racismo como: 
Alternativas
Q3021340 Filosofia

“O direito é ao mesmo tempo: um sistema de saber e um sistema de ação; ele pode tanto ser entendido como um texto repleto de proposições e interpretações normativas quanto como uma instituição, isto é, como um complexo de regulamentações da ação” (HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade. São Paulo: Unesp, 2020).


Habermas busca, em “Facticidade e validade”, solucionar o paradoxo da geração da legitimidade jurídica baseada na legalidade. Para realizar essa tarefa, o autor utiliza-se de uma:

Alternativas
Q3021339 Filosofia
David Hume elaborou uma ética baseada na observação dos fenômenos sociais e do comportamento humano. Assim, sua ética das virtudes tem uma forte base empírica e apresenta a compreensão de que:
Alternativas
Q3021338 Filosofia
Immanuel Kant, em seu projeto crítico, dedicou atenção especial à questão dos sentimentos estéticos e dos juízos de gosto. Além do belo, um dos sentimentos sobre os quais o autor se debruçou foi o sublime. Para Kant, o sublime é:
Alternativas
Q3021337 Filosofia

“Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra” (ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007).


Considerando o trecho apresentado, são atividades humanas fundamentais que correspondem à condição humana da pluralidade e que, por conseguinte, constituem-se como a condição de toda vida política:


I. Labor.


II. Trabalho.


III. Ação.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: A
6: D
7: D
8: A
9: B
10: A
11: E
12: A
13: A
14: B
15: B
16: D
17: E
18: A
19: D
20: C