Questões de Filosofia - Estado de Natureza – Estado para Concurso

Foram encontradas 3 questões

Q2771341 Filosofia

Thomas Morus escreveu uma obra na qual descreve um Estado imaginário, onde não existia a propriedade privada e nem se utilizava o dinheiro. A preocupação maior era com a felicidade coletiva e a organização da produção.


O autor atribuiu à obra mencionada o título de:

Alternativas
Q2249714 Filosofia
       Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo completo e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo este indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência participativa e moral. Em uma palavra, é preciso que se destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras, não próprias, das quais não possa fazer uso sem socorro alheio.

Jean-Jacques Rousseau. Contrato social (com adaptações)
Considerando o texto acima e a filosofia de Rousseau, julgue o seguinte item.

A educação desempenha um papel importante na formação do indivíduo socialmente participativo.
Alternativas
Q1136284 Filosofia
O pensador Pierre Lévy (1956-) é um filósofo francês que nasceu na Tunísia. Dedica-se aos âmbitos da comunicação e da informática. Entre as suas obras principais, está As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática e Cibercultura. Já o pensador Jacques Rancière (1940-) é um filósofo que nasceu na Argélia. Com o decorrer do seu percurso intelectual, afastou-se do pensamento de Althusser e dedicou-se à reflexão acerca da relação entre dois âmbitos diferentes: a política e a estética. A partir dessas informações básicas e de seus conhecimentos sobre ambos os filósofos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D