Questões de Concurso
Sobre ética e liberdade em filosofia
Foram encontradas 355 questões
( ) A ética é um ramo da filosofia que estuda o que é bom ou mau.
( ) Na base etimológica, as palavras ética e moral possuem o mesmo significado.
( ) A ética como expressão do pensamento filosófico nos conduz à ideia de uma forma universal do comportamento humano, que é expresso em princípios válidos para todo o pensamento moral e sadio.
( ) A ética é um ramo do ideal libertário que estuda o que é certo ou errado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A filosofia de Aristóteles pode parecer uma catedral abandonada, uma construção a ser visitada aos domingos, a respeito da qual se perguntaria, com certa curiosidade, que pessoas a teriam habitado. Um exame mais atento da filosofia do nosso século, porém, atesta o contrário: Aristóteles foi continuamente discutido, analisado, debatido, e isto nas mais diferentes correntes, em momentos decisivos de suas elaborações. Em particular, a ética aristotélica ocupa uma posição privilegiada nos atuais debates sobre a moral. A razão disso consiste muito provavelmente no fato de que a ética contemporânea buscou atenuar os elementos demasiadamente rígidos que herdou do que podemos considerar a ética por excelência da época moderna — o formalismo kantiano. As reflexões de Aristóteles sobre a ação, a moral e a razão prática foram corretamente vistas por um bom número de autores como podendo servir de contrapeso a esta herança.
Marco Zingano. Prefácio. In: Hobuss João. Eudaimonia e auto- suficiência em Aristóteles. Pelotas: Ed. Universitária, UFPel, 2002, p. 9 (com adaptações).
A partir do texto acima e de conhecimentos acerca da ética clássica, assinale a opção correta.
A ética normativa é um dos campos de estudo da Ética, podendo ser dividida em duas categorias: a ética teleológica e a ética deontológica.
Assinale a opção que caracteriza corretamente um exemplo de ética normativa.
No âmbito da teorização da Metaética, podemos elencar como algumas das principais posições teóricas desse campo:
I – Realismo naturalista
II – Realismo não-naturalista
III – Teoria do erro
IV – Não-cognitivismo
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre a Metaética, como uma das áreas da Ética Filosófica, podemos afirmar que:
I. É a parte da Ética que trata dos conteúdos morais substantivos para o agir moral, ou seja, aquela que indica o que devemos fazer, estabelecendo normas de ação para os agentes morais.
II. É a parte da Ética que se ocupa essencialmente de problemas metafísicos, epistemológicos e semânticos, presentes na linguagem moral e seus diferentes usos.
III. É a parte da Ética que se situa para além de toda e qualquer moralidade, colocando-se fora de toda e qualquer discussão sobre a moralidade, daí o uso do prefixo ''meta''.
Marque a alternativa CORRETA:
No componente curricular de Filosofia que consta na Proposta curricular para a pré-adolescência e adolescência no ensino fundamental de 9 anos de Gaspar, são destacados alguns conceitos de filosofia que podem ajudar o estudante na criação de uma postura investigativa frente ao mundo e a si mesmo. Assinale a alternativa que ressalta estes conceitos:
(Disponível em: https://www.letras.mus.br/. Em: fevereiro de 2024.)
Nietzsche argumentou que haviam dois tipos fundamentais de moralidade: moral do senhor (moralidade mestre ou moral nobre) e moral de escravos (moral de rebanho). A moralidade do senhor valoriza o orgulho, força e nobreza, enquanto a moral dos escravos valoriza coisas como a bondade, humildade e simpatia. Moralidade mestre pesa ações em uma escala de consequências boas ou más (ou seja, virtudes clássicas e vícios, o consequencialismo), ao contrário da moral de escravos que pesa ações em uma escala de boas ou más intenções (por exemplo, virtudes e vícios cristãos).
(NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 75.)
No excerto anterior, da obra de Nietzsche “Genealogia da moral”, são descritos alguns ícones sobre a moral dos senhores e dos escravos. Para o autor, de acordo com o excerto e suas teorias:
[...] “O fato de os ricos serem geralmente poucos e os pobres serem muitos faz com que estas duas partes pareçam seguimentos opostos entre as existentes na cidade, e faz igualmente que a predominância das pretensões de uma ou de outra determine as formas de governo, a ponto de se pensar que há apenas duas formas”.
ARISTÓTELES, Livro IV, Capítulo III, 1291b.
Na Ética a Nicômaco, Aristóteles explica sobre as formas de governo. Acerca delas, Aristóteles afirma que são de espécies variadas
Nesse caso, a não utilização do uso de animais para teste de produtos a serem desenvolvidos pela referida indústria, ante a possibilidade de sofrimento a esses seres vivos, configura uma opção relacionada à:
Em relação à ética e à moral, julgue o item.
Os valores éticos e morais sujeitam‑se estritamente
ao conjunto de normas codificadas que norteiam o
convívio dos indivíduos em uma sociedade.
Em relação à ética e à moral, julgue o item.
A moral rege as relações da sociedade e
fundamenta‑se em seus costumes e em suas regras de
convivência, os quais podem ser modificados com as
influências sofridas pela comunidade.
Em relação à ética e à moral, julgue o item.
A ética deontológica permite uma valoração das
consequências para justificar a conduta praticada.
A respeito da relação entre ética, moral e democracia e dos aspectos atinentes ao exercício da cidadania, julgue o item subsequente.
Na perspectiva clássica, a ética assume uma concepção
predominantemente formal, dissociada da análise dos bens
que as pessoas desejam e do modo como aqueles são
distribuídos no direito, na política e na economia.