Questões de Concurso Sobre filosofia da cultura em filosofia

Foram encontradas 136 questões

Q3205975 Filosofia
Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3205972 Filosofia
Leia o texto abaixo.

Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra”

ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. p. 15.


Sobre essas três atividades delineadas por Hannah Arendt, associe os itens, utilizando os códigos a seguir: 

I. Labor. II. Trabalho. III. Ação.

( ) Única atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens, e não o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo.
( ) É a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano, cujos crescimento espontâneo, metabolismo e eventual declínio têm a ver com as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida.
( ) É a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana (…) produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais.

A associação correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q3205955 Filosofia
De acordo com Reale e Antiseri, há três momentos da patrística, a saber:

I. Dos padres apostólicos do século I; II. Dos padres apologistas do século II; III. A patrística propriamente dita a partir do século III.

O que respectivamente caracteriza cada um desses períodos?
Alternativas
Q3205947 Filosofia
György Lukács, mesmo em sua fase pré-marxista, já perseguia o objetivo de desenvolver uma teoria estética, um tema que permeou toda a sua longa trajetória filosófica. Em 1963, ele apresentou sua formulação sistemática, marxista e definitiva sobre a estética.

A seguir, analise as afirmativas com base na formulação de Lukács publicada no Volume I de Estética: A peculiaridade do estético

I. A ciência e a arte nascem do cotidiano e a ele retornam.
II. O reflexo da vida cotidiana retrata uma realidade objetiva diferente da realidade objetiva representada pelo reflexo científico. III. O reflexo científico é caracterizado pela desantropomorfização.
IV. O reflexo artístico e a religião são caracterizados pelos aspectos antropomórficos.

Estão corretas apenas as afirmativas 
Alternativas
Q3205945 Filosofia
O conceito situação-limite, originalmente elaborado pelo filósofo existencialista Karl Jaspers, foi retomado por Paulo Freire em sua obra Pedagogia do Oprimido.
Sobre a compreensão freiriana das situações-limite, é INCORRETO afirmar que elas
Alternativas
Q3205943 Filosofia
Sueli Carneiro denuncia: “(...) o aparelho educacional tem se constituído, de forma quase absoluta, para os racialmente inferiorizados, como fonte de múltiplos processos de aniquilamento da capacidade cognitiva e da confiança intelectual. É fenômeno que ocorre pelo rebaixamento da autoestima que o racismo e a discriminação provocam no cotidiano escolar; pela negação aos negros da condição de sujeitos de conhecimento, por meio da desvalorização, negação ou ocultamento das contribuições do continente africano e da diáspora africana ao patrimônio cultural da humanidade; pela imposição do embranquecimento cultural e pela produção do fracasso e evasão escolar.”

RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 22.

Esse processo é denominado como
Alternativas
Q3205939 Filosofia
O conceito de Capital Humano, pensado pelo grupo de estudos de Theodoro Shultz, deu origem à teoria do capital humano, que teve diversos desdobramentos na esfera educativa.
A compreensão da educação como capital humano denota uma 
Alternativas
Q3165631 Filosofia
O arquétipo mais importante na teoria junguiana é o de " self ". Sobre esse arquétipo pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3165630 Filosofia

Na passagem do século XIX para o século XX, o médico neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) criou a psicanálise. Julgue as seguintes afirmativas sobre a psicanálise:



I. A psicanálise é uma disciplina que consiste, basicamente, de uma teoria da mente e da conduta humana vinculada a uma técnica terapêutica para ajudar as pessoas que apresentam problemas psicológicos ou psiquiátricos.


II. A psicanálise caracteriza-se pela interpretação, por um terapeuta (psicanalista), dos conteúdos inconscientes encontrados em palavras, sonhos e fantasias do paciente.


III. A psicanálise utiliza o método de associação livre, em que o paciente expressa o que lhe vier à mente, falando e associando as palavras e ideias livremente, sem crítica ou preocupação de ser coerente.



São corretas as seguintes afirmativas:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163822 Filosofia
Na Crítica da Faculdade de Julgar, Immanuel Kant diferencia a fruição relativa ao belo tanto daquela envolvendo o que é bom quanto a que envolve o que é agradável.

Assinale a opção correta, segundo essa distinção kantiana.
Alternativas
Q3133248 Filosofia
A relação entre filosofia e estética é um campo complexo e multifacetado, que lida com questões fundamentais sobre o que é a arte, como a beleza é percebida e qual é o papel do gosto na experiência estética. A estética, enquanto ramo da filosofia, não se limita a investigar apenas o belo, mas também o sublime, o trágico, o feio e outras categorias que fazem parte das experiências sensoriais e emocionais humanas (SÁ, 2012).

A respeito das discussões sobre estética filosófica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3133240 Filosofia
O Renascimento, que floresceu na Europa entre os séculos XIV e XVII, marcou um período de transição significativa que trouxe à tona o interesse renovado pela cultura clássica da Grécia e Roma, influenciando profundamente a educação e o desenvolvimento do Humanismo. Este movimento intelectual e cultural enfatizava o valor do ser humano, da razão e da experiência individual, em contraste com as tradições medievais que priorizavam a autoridade religiosa e o dogma (FERRARI, 2002).

]Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta uma afirmação correta.
Alternativas
Q3119864 Filosofia

Assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana – o primeiro baseado na emoção e o segundo na razão, também a arte vai aparecer no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento, desta vez através do sentimento. Osborne distingue seis princípios fundamentais que dominaram o ponto de vista renascentista no terreno da estética: 


I- A arte é um ramo do conhecimento e, portanto, criação da inteligência.


II- A arte imita a natureza com a ajuda das ciências.


III- As artes plásticas e a literatura têm propósito de melhoria social e moral, aspirando ao ideal.


IV- A beleza é uma propriedade objetiva das coisas e consiste em ordem, harmonia, proporção, adequação. A harmonia expressa-se matematicamente.


V- As artes alcançaram a perfeição na Idade Média.


VI- As artes estão sujeitas a regras de perfeição racionalmente apreensíveis, que podem ser formuladas e ensinadas com precisão. Aprendemo-las pelo estudo das obras da Idade Moderna.  


Pode-se afirmar que não são verdadeiras as proposições:

Alternativas
Q2912819 Filosofia

Para Schopenhauer, a causa e a essência do mundo estão na vontade de viver, e a consciência não passa de um serviço sacrificado dessa vontade. Relacionando esse pensamento com a teoria da arte do filósofo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2908643 Filosofia

A partir da metade dos anos 60 do século passado, no Brasil, a consciência de seu caráter de continente periférico, alheio às decisões mundiais, apêndice dos blocos de poder, substituiu a euforia desenvolvimentista. Sua marginalidade, agravada, a partir dos anos 80, pela recessão econômica, só parece compatível com as estritas análises político-econômicas (...). O tratamento filosófico das questões era confundido com o ecletismo e o antiexperimentalismo da época colonial, sendo então tomado como traço de letrados tradicionais e incapazes de contribuir para a solução prática dos problemas (...). Essa alergia à reflexão filosófica se mostra, na conjuntura atual, pela incapacidade de lidar com a interpretação da cultura senão como prolongamento da conjuntura político-econômica.


Luiz Costa Lima. Apud F. Ceppas. Anotações sobre a formação filosófica no Brasil e o ensino de filosofia. In: S. Gallo, M. Danelon e G. Cornelli. Ensino de filosofia: teoria e prática. Ed. Unijuí, 2004 (com adaptações).


A partir das idéias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2897334 Filosofia
Embora o homem participe tanto do reino da natureza quanto do reino da cultura, esses reinos são caracterizados diferentemente pelos pensadores do século X III porque a
Alternativas
Q2897333 Filosofia

Hegel concebe a arte como a relação entre a idéia e a forma sensível, e reconhece as três fases da arte: simbólica quando essa relação ainda não atingiu o equilíbrio definitivo do ideal artístico, clássica quando conquista a unidade concreta e viva desses dois elementos e romântica quando a relação dialética desses dois elementos atinge o limite em que o infinito da idéia realiza-se, mas dissolve-se a cada instante. O autor deduz as modalidades de arte, de acordo com os três períodos acima mencionados, da seguinte forma:

Alternativas
Q2897314 Filosofia
A filosofia não pode analisar todas as formas individuais de cultura, uma vez que tem como propósito uma visão sintética universal. Ainda que reconheça a diversidade da produção cultural, Cassirer concebe essa possibilidade. Segundo o autor, para alcançar tal propósito é necessário:
Alternativas
Q2755710 Filosofia

Sobre o campo de investigação da Estética e da Filosofia da Arte, podemos afirmar que são problemas centrais dessas áreas:


I. O que é o belo (ou a beleza)?

II. O que distingue o estético do não-estético?

III. Afinal, o que é arte?

IV. Qual o lugar dos sentimentos no contexto da experiência estética e artística?

V. Em que consiste o valor da arte? Como avaliar obras de arte?


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2669519 Filosofia

Filósofo (384 AC) que acreditava que quando uma pessoa não verbalizasse, consequentemente não possuía linguagem, tão pouco pensamento.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: A
6: C
7: D
8: B
9: D
10: D
11: A
12: C
13: D
14: C
15: D
16: B
17: A
18: C
19: E
20: C