Questões de Concurso Sobre filosofia e a grécia antiga em filosofia

Foram encontradas 550 questões

Q3222060 Filosofia
O surgimento do logos na filosofia grega antiga marca uma nova abordagem racional frente às explicações míticas tradicionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3210537 Filosofia
“Na busca da unidade, de uma natureza (physis), os primeiros pensadores gregos sistematizaram questões e se indagaram sobre as finalidades da existência, sobre o que era comum a todos os seres da mesma espécie, produzindo uma visão essencializada e metafísica sobre os seres humanos” (Brasil, 2018).
De acordo com o trecho acima, retirado da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa “visão essencializada e metafísica sobre os seres humanos” corresponde a uma identificação da condição humana como a de um:
Alternativas
Q3205975 Filosofia
Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3205961 Filosofia
A filosofia pré-socrática é caracterizada pela preocupação cosmológica, concentrando-se na busca do princípio (monismo) ou dos princípios (pluralismo) capaz(es) de explicar o mundo natural.
São filósofos pluralistas:
Alternativas
Q3205957 Filosofia
Citando determinado filósofo, Giovanni Reale e Dario Antiseri dizem: “Os deuses não podem nada ou podem qualquer coisa. Se eles não podem, por que lhes ergues preces? Se eles podem, por que não lhes suplicas que te concedam não temeres nem desejares algumas dessas coisas e de não te amargurares por algumas delas, ao invés de obtê-las ou evitá-las? Porque, de qualquer forma, se eles podem ajudar os homens, devem ajudá-lo também nisso. Talvez digas: ‘Os deuses deram-me faculdade para agir a esse respeito.’ Então, não é melhor que te sirvas livremente do que está em teu poder ao invés de inquietar-te servil e vilmente por aquilo que não está em teu poder? Ademais, quem te disse que os deuses não nos coadjuvam também naquilo que está em nosso poder? Começa a suplicar-lhes nesse sentido e verás.”

REALE, G; ANTISERI, D. História da filosofia. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2007. v. 1, p. 332.

O filósofo citado por Reale e Antiseri expressa a filosofia
Alternativas
Q3205946 Filosofia
O estoicismo é uma das escolas helenísticas que se apresentava como herdeira da filosofia de Sócrates. Ela foi fundada por Zenão de Cítio, por volta de 300 a.C., e permaneceu influente no mundo romano.

Sobre a doutrina estoica, afirma-se que a pessoa feliz
Alternativas
Q3205944 Filosofia
Durante o período helenístico, a filosofia grega viveu séculos muito fecundos nos quais várias escolas filosóficas foram criadas e se desenvolveram, deixando grande legado para posteridade.
Relacione esses movimentos filosóficos (coluna A) com suas respectivas teses (coluna B): 

A. Cinismo. B. Ceticismo. C. Epicurismo. D. Estoicismo.

( ) Devemos suspender o juízo a respeito do que é verdadeiro ou falso.
( ) Devemos desprezar a riqueza e a propriedade convencional.
( ) O objetivo da vida é viver em harmonia com a Natureza.
( ) O prazer é o critério de excelência para a escolha.


A sequência que preenche corretamente a coluna, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3205942 Filosofia
Em de sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles caracteriza a felicidade como uma atividade da alma em conformidade com a virtude. Nos dois livros seguintes dessa obra, ele explora a natureza da virtude moral.
Sobre a concepção de virtude moral aristotélica, é correto afirmar que virtudes morais são:
Alternativas
Q3205940 Filosofia
Em A República, Platão constrói a sua visão sobre a justiça após assumir os desafios levantados por Trasímaco, no Livro I, e depois por Gláucon e Adimanto, no Livro II.
Em relação à discussão sobre a justiça que Platão desenvolve nessa obra, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3205938 Filosofia
Sócrates ocupa uma posição protagonista na história da filosofia. Ele é saudado como o inaugurador da primeira grande era da filosofia, e, em certa medida, da própria filosofia. No entanto, Sócrates nunca escreveu, e o que sabemos dele foram ideias e anedotas preservadas nas obras de seus admiradores, especialmente Platão.
Entre as ideias abaixo, qual delas NÃO é atribuída a Sócrates nos diálogos de Platão? 
Alternativas
Q3205936 Filosofia
Segundo Pierre Hadot, "é sob a influência da personalidade e do ensinamento de Sócrates que Platão há de conferir, no Banquete, à palavra filósofo, e, portanto, também à palavra filosofia, um novo sentido”

HADOT, P. O que é Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1999. p. 69.

Qual é esse novo sentido a que se refere Hadot?
Alternativas
Q3169668 Filosofia
Analise as asserções abaixo e assinale a que traz um conceito incorreto.
Alternativas
Q3166824 Filosofia
Tornou-se o primeiro grande exemplo de pensador ocidental que acreditou radicalmente no poder da conversação, defendendo-a de maneira explícita como método para atingir um conhecimento mais profundo, essencial e verdadeiro sobre as coisas. Trata-se de:
Alternativas
Q3166823 Filosofia
Sobre o entendimento de Platão, julgue as seguintes afirmativas:
I. O mundo material – aquele que percebemos pelos cinco sentidos – é enganoso. nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade.
II. O caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das ideias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à ideia do bem.
III. Para Platão, o ser humano é essencialmente alma, que é imortal e existe previamente ao corpo.
São corretas as seguintes afirmativas:
Alternativas
Q3165632 Filosofia
A filosofia ocidental costuma estar dividida e organizada em quatro grandes épocas. Sócrates, Platão e Aristóteles são representantes de qual filosofia antiga?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163838 Filosofia
Não é fácil traçar a fronteira temporal do momento em que surge o pensamento racional. Passaria, provavelmente, pela epopeia homérica. No entanto, nela é tão estreita a interpenetração do elemento racional e do “pensamento mítico”, que mal se pode separá-los. Uma análise da epopeia, a partir desse ponto de vista, nos mostraria quão cedo o pensamento racional se infiltra no mito e começa a influenciá-lo.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Sobre a relação entre racionalidade e mito tal como expressa no trecho acima, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163832 Filosofia
O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente, o ato do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que consiste em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163828 Filosofia
O filósofo pré-socrático que defendeu que a realidade é composta por quatro elementos que se unem e separam mediante as forças primordiais do amor e do ódio é
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163819 Filosofia
Os sofistas são um momento necessário da história da filosofia: eles refutam a abstração vazia do ser eleático [de Parmênides] pela consideração das coisas efetivas, da realidade do mundo sensível e vivo, pluralidade, movimento, subjetividade.
CASSIN, B. O efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005. (Adaptado.)

A leitura tradicional a respeito dos sofistas é tributária da interpretação platônico-aristotélica. A relação do trecho acima com essa interpretação é de
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163818 Filosofia
O Pirronismo, vertente do ceticismo antigo presente no período helenístico, é caracterizado, ao lado de outras escolas desse período, como um exercício espiritual.
Baseava-se na prática da epoché como caminho para alcançar a ataraxia, ou seja,
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: B
6: D
7: A
8: C
9: A
10: C
11: D
12: C
13: B
14: D
15: B
16: C
17: E
18: C
19: D
20: E