Questões de Concurso
Sobre ontologia e a natureza do ser em filosofia
Foram encontradas 42 questões
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
Segundo Schopenhauer, afirmar que o mundo é representação, significa que o mundo é
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Adaptado.)
O método genealógico de Nietzsche é empregado em suas investigações sobre como os valores se constituem. Com relação a esse método, é correto afirmar que os valores
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.
O trecho acima ilustra a concepção dialética de Hegel, segundo a qual os contrários
HEIDEGGER, M. “A questão da técnica”. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, 2007.
O filósofo alemão Martin Heidegger é conhecido por sua crítica à modernidade do ponto de vista ontológico. Segundo o trecho, o perigo essencial da técnica moderna é
SPINOZA, B. de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
O trecho acima expressa a posição crítica de Espinosa em relação a uma das formas de causalidade teorizadas pela tradição filosófica. Trata-se da noção de causa
A filosofia, desde seus primórdios, tem desempenhado um papel central na reflexão sobre a condição humana, abordando questões que envolvem a natureza do ser, o conhecimento, a moralidade e a existência. Ela oferece uma estrutura crítica para o questionamento das verdades que aceitamos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor, permitindo a desconstrução de ideias que muitas vezes tomamos como certas (FERREIRA, 2001).
Com base nas teorias sobre filosofia e verdade, escolha a alternativa correta.
Autores diferentes criaram classificações diversas para os tipos de ontologias existentes. Apesar da diversidade, pelo menos dois tipos de ontologias são consensuais entre a maioria dos autores: as ontologias de domínio e as ontologias de alto nível.
Analise as afirmativas a respeito desses dois tipos de ontologias.
I. Ontologias de domínio expressam conceitualizações de um domínio do conhecimento específico tal como medicina, automóveis, engenharia etc.
II. Ontologias de alto nível descrevem conceitos altamente genéricos que representam elementos comuns a diversas ontologias.
III. Os elementos das ontologias, em geral, sejam de domínio ou de alto nível, são independentes de problemas específicos ou do domínio do conhecimento.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Sobre algumas obras que são importantes para a discussão ontológica na filosofia ocidental, podemos elencar as seguintes:
I – Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant.
II – Metafísica, de Aristóteles.
III – Ser e Tempo, de Martin Heidegger.
IV – O Ser e o Nada, de Jean-Paul Sartre.
V – O Justo, de Paul Ricoeur.
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre um dos problemas centrais da Ontologia, marque a alternativa ERRADA:
Ao realizar uma análise da moral antiga, Foucault se ocupou de temas como ética, verdade, estética da existência, sujeito da ação e sujeito ético. Alguns desses temas já estavam presentes de forma pouco desenvolvida nas fases anteriores e ganham maior destaque, como a liberdade e a agência do sujeito ético-político. As palavras de Ewald capturam com maestria a movimentação teórica realizada por Foucault na passagem da fase genealógica para a fase ética:
“As portas do asilo, os muros da prisão desaparecem, dando lugar a falas livres em que gregos e romanos discutiam as melhores maneiras de conduzir suas vidas. A paisagem do confinamento cede lugar à liberdade luminosa do sujeito.”
(EWALD, 1984, p. 71-73.)
O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) caracterizou a filosofia grega de Sócrates e outros filósofos pelo problema do “cuidado de si” (em grego, epiméleia heautoú). Nesta análise, Foucault:
SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.
Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que
A respeito de ontologia, julgue o próximo item.
Na ontologia, o conjunto de axiomas do domínio é aquele
que serve para modelar restrições e regras inerentes às
instâncias.
Adaptado de SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Penguin Classics Cia. das Letras, 2014.
A preocupação exposta no trecho acima é característica da reflexão
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.
Segundo Heidegger, a essência da técnica consiste