Questões de Concurso
Sobre ontologia e a natureza do ser em filosofia
Foram encontradas 33 questões
Autores diferentes criaram classificações diversas para os tipos de ontologias existentes. Apesar da diversidade, pelo menos dois tipos de ontologias são consensuais entre a maioria dos autores: as ontologias de domínio e as ontologias de alto nível.
Analise as afirmativas a respeito desses dois tipos de ontologias.
I. Ontologias de domínio expressam conceitualizações de um domínio do conhecimento específico tal como medicina, automóveis, engenharia etc.
II. Ontologias de alto nível descrevem conceitos altamente genéricos que representam elementos comuns a diversas ontologias.
III. Os elementos das ontologias, em geral, sejam de domínio ou de alto nível, são independentes de problemas específicos ou do domínio do conhecimento.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Sobre algumas obras que são importantes para a discussão ontológica na filosofia ocidental, podemos elencar as seguintes:
I – Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant.
II – Metafísica, de Aristóteles.
III – Ser e Tempo, de Martin Heidegger.
IV – O Ser e o Nada, de Jean-Paul Sartre.
V – O Justo, de Paul Ricoeur.
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre um dos problemas centrais da Ontologia, marque a alternativa ERRADA:
Ao realizar uma análise da moral antiga, Foucault se ocupou de temas como ética, verdade, estética da existência, sujeito da ação e sujeito ético. Alguns desses temas já estavam presentes de forma pouco desenvolvida nas fases anteriores e ganham maior destaque, como a liberdade e a agência do sujeito ético-político. As palavras de Ewald capturam com maestria a movimentação teórica realizada por Foucault na passagem da fase genealógica para a fase ética:
“As portas do asilo, os muros da prisão desaparecem, dando lugar a falas livres em que gregos e romanos discutiam as melhores maneiras de conduzir suas vidas. A paisagem do confinamento cede lugar à liberdade luminosa do sujeito.”
(EWALD, 1984, p. 71-73.)
O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) caracterizou a filosofia grega de Sócrates e outros filósofos pelo problema do “cuidado de si” (em grego, epiméleia heautoú). Nesta análise, Foucault:
SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.
Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que
A respeito de ontologia, julgue o próximo item.
Na ontologia, o conjunto de axiomas do domínio é aquele
que serve para modelar restrições e regras inerentes às
instâncias.
Adaptado de SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Penguin Classics Cia. das Letras, 2014.
A preocupação exposta no trecho acima é característica da reflexão
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.
Segundo Heidegger, a essência da técnica consiste
Jean Paul Sartre. A náusea.
A partir do texto acima, julgue o item seguinte, relativos à filosofia existencialista.
A angústia e a liberdade são dois temas importantes na filosofia existencialista.
Jean Paul Sartre. A náusea.
A partir do texto acima, julgue o item seguinte, relativos à filosofia existencialista.
Se “o essencial é a contingência”, então há uma precedência da essência sobre a existência, pois a vida é contingente.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
( ) Podemos considerar o hedonismo como uma forma de teoria ética teleológica, pois o que essa teoria recomenda é que tenhamos atitudes segundo o princípio de produzir maior felicidade como consequência de nossas ações, a qual é entendida como prazer. ( ) Os estoicos observam que, ao agir, procuramos acumular poder e riqueza, restringindo nossos desejos a coisas sobre as quais temos controle. ( ) Para o estoico, a razão pela qual alguém cumpre seu dever é que é a única maneira pela qual uma pessoa pode alcançar a verdadeira felicidade. ( ) Segundo os estoicos, a única maneira de cumprir nosso dever de viver em harmonia com o universo é ceder às nossas paixões, desejos e emoções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.