Questões de Concurso Sobre ontologia e a natureza do ser em filosofia

Foram encontradas 33 questões

Q2974659 Filosofia

Autores diferentes criaram classificações diversas para os tipos de ontologias existentes. Apesar da diversidade, pelo menos dois tipos de ontologias são consensuais entre a maioria dos autores: as ontologias de domínio e as ontologias de alto nível.


Analise as afirmativas a respeito desses dois tipos de ontologias.


I. Ontologias de domínio expressam conceitualizações de um domínio do conhecimento específico tal como medicina, automóveis, engenharia etc.

II. Ontologias de alto nível descrevem conceitos altamente genéricos que representam elementos comuns a diversas ontologias.

III. Os elementos das ontologias, em geral, sejam de domínio ou de alto nível, são independentes de problemas específicos ou do domínio do conhecimento.


A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS

Alternativas
Q2755709 Filosofia

Sobre algumas obras que são importantes para a discussão ontológica na filosofia ocidental, podemos elencar as seguintes:


I – Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant.

II – Metafísica, de Aristóteles.

III – Ser e Tempo, de Martin Heidegger.

IV – O Ser e o Nada, de Jean-Paul Sartre.

V – O Justo, de Paul Ricoeur.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2755702 Filosofia

Sobre um dos problemas centrais da Ontologia, marque a alternativa ERRADA:

Alternativas
Q2606666 Filosofia

Ao realizar uma análise da moral antiga, Foucault se ocupou de temas como ética, verdade, estética da existência, sujeito da ação e sujeito ético. Alguns desses temas já estavam presentes de forma pouco desenvolvida nas fases anteriores e ganham maior destaque, como a liberdade e a agência do sujeito ético-político. As palavras de Ewald capturam com maestria a movimentação teórica realizada por Foucault na passagem da fase genealógica para a fase ética:

“As portas do asilo, os muros da prisão desaparecem, dando lugar a falas livres em que gregos e romanos discutiam as melhores maneiras de conduzir suas vidas. A paisagem do confinamento cede lugar à liberdade luminosa do sujeito.”

(EWALD, 1984, p. 71-73.)


O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) caracterizou a filosofia grega de Sócrates e outros filósofos pelo problema do “cuidado de si” (em grego, epiméleia heautoú). Nesta análise, Foucault

Alternativas
Q2571959 Filosofia
A reflexão sobre a natureza humana é um tema recorrente na história da filosofia ocidental. A antropologia filosófica desenvolveu diversas teses a respeito da essência humana. Uma das teorias filosóficas a esse respeito é a de
Alternativas
Q2387124 Filosofia
Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos já prontos valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. [...] Estamos condenados a ser livres. Estamos sós, sem desculpas. [...] Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.

SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.


Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que

Alternativas
Q2367136 Filosofia

A respeito de ontologia, julgue o próximo item. 


Na ontologia, o conjunto de axiomas do domínio é aquele que serve para modelar restrições e regras inerentes às instâncias. 

Alternativas
Q2364496 Filosofia
Retomando pensadores medievais, René Descartes lança mão de um argumento para provar a existência de Deus na quinta de suas Meditações. O argumento e o primeiro filósofo a forjá-lo são, respectivamente: 
Alternativas
Q2364495 Filosofia
René Descartes reserva a Deus uma importante função em suas Meditações. Para o pensador francês:
Alternativas
Q2291424 Filosofia
O filósofo Benedictus de Spinoza iniciou sua atividade filosófica como um seguidor do pensamento de Descartes. Na sequência, ao desenvolver a sua própria filosofia, Spinoza
Alternativas
Q2291420 Filosofia
Indagamos como a alma possa sempre se encaminhar num curso equilibrado, seja propícia para si, olhe alegre para sua condição e não interrompa esse contentamento, mas permaneça num estado plácido, sem jamais exaltar-se ou deprimir-se: isso será a tranquilidade [euthymía].
Adaptado de SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Penguin Classics Cia. das Letras, 2014.

A preocupação exposta no trecho acima é característica da reflexão
Alternativas
Q2291415 Filosofia
A técnica não é igual à essência da técnica. Quando procuramos a essência de uma árvore, temos de nos aperceber de que aquilo que rege toda árvore, como árvore, não é, em si mesmo, uma árvore que se pudesse encontrar entre as árvores.
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

Segundo Heidegger, a essência da técnica consiste
Alternativas
Q2249727 Filosofia
      Esse momento foi extraordinário. Estava ali, imóvel e gelado, mergulhado em um êxtase horrível. Mas, no próprio âmago desse êxtase, algo de novo acabava de surgir; eu, compreendida a Náusea, possuí-a. A bem dizer, não me formulava minhas descobertas. Mas creio que agora me seria fácil colocá-las em palavras. O essencial é a contingência. O que quero dizer é que, por definição, a existência não é a necessidade.
Jean Paul Sartre. A náusea.

A partir do texto acima, julgue o item seguinte, relativos à filosofia existencialista.

A angústia e a liberdade são dois temas importantes na filosofia existencialista.
Alternativas
Q2249726 Filosofia
      Esse momento foi extraordinário. Estava ali, imóvel e gelado, mergulhado em um êxtase horrível. Mas, no próprio âmago desse êxtase, algo de novo acabava de surgir; eu, compreendida a Náusea, possuí-a. A bem dizer, não me formulava minhas descobertas. Mas creio que agora me seria fácil colocá-las em palavras. O essencial é a contingência. O que quero dizer é que, por definição, a existência não é a necessidade.
Jean Paul Sartre. A náusea.

A partir do texto acima, julgue o item seguinte, relativos à filosofia existencialista.

Se “o essencial é a contingência”, então há uma precedência da essência sobre a existência, pois a vida é contingente.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2017 - IF-TO - Professor - Filosofia |
Q2207053 Filosofia
O existencialismo foi uma corrente de pensamento que influenciou em demasia a discussão filosófica no período entre Guerras, no século XX. Um de seus nomes de destaque foi o filósofo francês JeanPaul Sartre. Sobre a sua filosofia é incorreto afirmar.
Alternativas
Q2202678 Filosofia
Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2064000 Filosofia
De acordo com os filósofos que propõem o princípio do determinismo (por exemplo Holbach) de nossas ações, pensamos de forma ilusória que somos livres, embora na verdade não o sejamos. Por quê?
Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2063990 Filosofia
Existe contemporaneamente um forte interesse pela filosofia helenística, em particular fora dos estudos acadêmicos. Isso porque esses estudos ainda privilegiam Platão e Aristóteles, passando rapidamente para Agostinho ou Aquino. Por vezes, vão direto para Descartes. Apesar desse privilégio acadêmico dado a esses filósofos existe, de fato, um renascimento do interesse pela filosofia helenística, principalmente pelo estoicismo, Portanto, não há muita filosofia helenística no currículo acadêmico voltado para os Grandes Livros. Pensando nas questões estoicas, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Podemos considerar o hedonismo como uma forma de teoria ética teleológica, pois o que essa teoria recomenda é que tenhamos atitudes segundo o princípio de produzir maior felicidade como consequência de nossas ações, a qual é entendida como prazer. ( ) Os estoicos observam que, ao agir, procuramos acumular poder e riqueza, restringindo nossos desejos a coisas sobre as quais temos controle. ( ) Para o estoico, a razão pela qual alguém cumpre seu dever é que é a única maneira pela qual uma pessoa pode alcançar a verdadeira felicidade. ( ) Segundo os estoicos, a única maneira de cumprir nosso dever de viver em harmonia com o universo é ceder às nossas paixões, desejos e emoções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2063980 Filosofia
O cultivo da Filosofia proporcionou um crescente desenvolvimento dos conhecimentos e acúmulo de informações gerando uma constante busca para a produção de conhecimentos verdadeiros. Assim, no século XVII surge um método científico baseado na experiência e cuja aplicação a cada objeto de estudo constitui uma ciência diferente: a física, a química, a biologia e a partir do século XIX, as chamadas ciências humanas e sociais: psicologia, sociologia e humanidades em geral, possui o seu próprio método, o qual depende do objeto de conhecimento.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063976 Filosofia
Jean Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos e escritores do século passado. Criou uma interessante relação entre suas filosofias e seus romances, peças teatrais e ensaios filosóficos. Ele foi escritor porque filósofo, ei-lo filósofo porque escritor. Tirava da filosofia o melhor das invenções formais de seus romances, mas também tirou de seu talento de romancista as hipóteses mais audaciosas de sua ontologia e moral. Foi um filósofo famoso nos meios de comunicação da indústria cultural e como figura pública. Provocou um abalo e uma revolução da filosofia acadêmica, embora nunca tivesse ministrado aula na Universidade. Criou frases sintéticas e paradoxais que sempre provocavam controvérsias e discussões apaixonadas. Leia as frases abaixo de Sartre.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: D
5: D
6: E
7: C
8: A
9: C
10: D
11: A
12: B
13: C
14: E
15: A
16: B
17: C
18: C
19: E
20: E