Questões de Astronomia - Astronomia Solar para Concurso

Foram encontradas 11 questões

Q3076279 Astronomia
A duração de um dia solar médio na Terra é de aproximadamente 24 horas. Esse período é determinado por: 
Alternativas
Q2405048 Astronomia

O eixo de rotação da Terra apresenta uma inclinação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, interferindo na duração do dia e da noite ao longo do ano.


Imagem associada para resolução da questão


Uma pessoa instala em sua residência uma placa fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica. Ela monitora a energia total produzida por essa placa em 4 dias do ano, ensolarados e sem nuvens, e lança os resultados no gráfico.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: www.fisica.ufpr.br. Acesso em: 27 maio 2022 (adaptado).


Próximo a que região se situa a residência onde as placas foram instaladas?

Alternativas
Q2390282 Astronomia

Julgue o item que se segue. 


As principais camadas que compõem o sol são: o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera, a cromosfera e a coroa. 

Alternativas
Q2390278 Astronomia

Julgue o item que se segue. 


Os ventos solares carregam partículas de alta energia, que, ao se aproximarem da terra, são desviadas pelo cinturão de Van Allen para os polos. A energia dessas partículas excita as moléculas de O2, que, ao retornar para o estado fundamental, causam os fenômenos luminosos chamados de auroras. 

Alternativas
Q2357650 Astronomia
Sobre o sistema solar, considere a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2303889 Astronomia
Eclipse é uma palavra de derivação grega que significa “desaparição”. Em Astronomia, é definido como um fenômeno de interposição de astros que impede que a luz de uma estrela chegue até a superfície de outro astro. Sobre o assunto, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Físico |
Q2293561 Astronomia
Considere uma estrela com o dobro do raio do Sol, e com uma luminosidade 16 vezes maior que a do Sol. Qual a razão entre a temperatura efetiva dessa estrela e a temperatura efetiva do Sol?
Alternativas
Q2157121 Astronomia
Em relação às fases da Lua, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2113998 Astronomia
Quando olhamos para o céu, temos a impressão, devido ao referencial adotado, que os astros estão se movendo ao redor de nós, fato que levou Aristóteles, por volta de 350 a.C, a defender que a Terra era o centro do Universo. Acreditava-se, naquela época, que a Terra era imóvel e todos os astros que vemos se moviam, em movimentos circulares, ao redor do Planeta. Esse modelo não era perfeito, pois falhava em explicar o movimento retrógrado aparente dos Planetas, que em determinado momento de sua órbita, realizavam um movimento no sentido contrário ao que se julgava natural. O astrônomo grego Cláudio Ptolomeu (90 – 168 d.C.) consegue então, no início da era Cristã, explicar esse tipo de movimento dos planetas ao: 
Alternativas
Q1304582 Astronomia

“Se você é morador do Rio de Janeiro ou de João Pessoa pode se considerar um sortudo. É que o eclipse lunar mais longo do século – e com “Lua de Sangue” -, que vai acontecer no próximo dia 27, poderá ser visto com mais detalhes nas cidades que são próximas à costa do Atlântico, segundo a Sociedade Astronômica Brasileira. Esse é o segundo eclipse total da Lua do ano. Segundo o astrofísico Thiago Signorini, da Sociedade Astronômica Brasileira e professor do Observatório do Valongo da UFRJ, ele será o mais longo do século devido às posições relativas do Sol, Terra e Lua durante o evento”.

Adaptado de https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/ redacao/2018/07/16/eclipse-com-lua-de-sangue-sera-visivel-nobrasil-entenda-o-fenomeno.htm, acessado em 06/08/2018.


Sobre fenômeno, é correto afirmar que:

Alternativas
Q1116612 Astronomia
Em 1975, cientistas do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson e do Instituto Harvard-Smithsonian de Astrofísica lançaram a hipótese do grande impacto (em inglês Giant impact hypothesis ou Big Splash). Segundo eles, um corpo do tamanho de Marte, conhecido como Theia, teria colidido com a Terra e formado a Lua. Suponha que, após a colisão de Theia com a Terra, tanto o ano sideral quanto o dia sideral continua com os mesmos valores absolutos, mudando apenas o sentido de rotação da Terra em torno do seu eixo. Nesta situação hipotética, é correto afirmar que, em termos do novo dia solar, o ano sideral é igual a
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: B
6: C
7: B
8: D
9: C
10: E
11: D