Questões de Concurso
Sobre astronomia teórica em astronomia
Foram encontradas 24 questões
( ) A existência de uma atmosfera depende da massa do planeta e de sua temperatura. Esta, por sua vez, depende inicialmente da sua distância ao Sol.
( ) Os planetas menores e mais quentes (mais próximos do Sol) têm mais dificuldade em manter uma atmosfera. Por outro lado, os elementos mais leves escapam mais facilmente do planeta.
( ) Marte é o planeta telúrico mais próximo do Sol. Possui uma atmosfera abundante, cujo componente principal é o gás carbônico.
( ) Júpiter é o segundo maior planeta do Sistema Solar, sendo seu raio cerca de 15 vezes maior que o da Terra e, portanto, 1/15 do raio solar. É o protótipo dos planetas jovianos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
CARVALHO, Caio. Chegamos a Plutão. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/chegamos-a-plutao-10-fatos-sobre-o-planeta-anao-e-asonda-new-horizons-45083/. (adaptado) Acesso em 02 jan. 2025.
A qual planeta do Sistema Solar o texto se refere?
1. A Terra é um geoide, quer dizer, uma esfera levemente achatada no centro.
2. A intensidade da insolação é maior nas porções das superfícies próximas ao Equador terrestre.
3. A forma esférica do planeta deixa a força da radiação solar que é recebida igual nas diferentes latitudes.
4. O movimento de rotação produz as estações do ano.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a Teoria do Big Bang que ocorreu há cerca de 14 bilhões de anos, e os episódios que marcaram esse momento, ordene os fatos abaixo:
I. Os primeiros átomos foram formados pela combinação de elétrons, prótons e nêutrons.
II. Dos quarks surgiram os prótons e nêutrons.
III. Universo era quente e não havia átomos, apenas uma sopa de partículas elementares.
IV. Com o advento da expansão, a temperatura do Universo diminuiu e as partículas elementares se uniram para a formação de partículas maiores.
V. A matéria que foi produzida pela formação dos átomos começou a se agregar em diversas regiões do espaço.
Assinale a alternativa com a ordem CORRETA.
SOBEL, D. Os planetas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. (adaptado)
Qual dos seguintes planetas do sistema solar não possui satélites naturais?
WALLACE, W. A. Natureza e modelo. Campinas: Vide, 2023. (adaptado)
Quando observamos a Lua a olho nu, por qual motivo não conseguimos perceber detalhes como montanhas e depressões na sua superfície?
1. A astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, galáxias, e os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre.
2. Os planetas do sistema solar orbitam o Sol em trajetórias elípticas, como descrito pelas leis de Kepler, e são divididos em planetas rochosos e gasosos.
3. A observação das estrelas e a análise de seu espectro de luz permitem determinar sua composição química, temperatura, e movimento relativo à Terra.
4. A luz de uma estrela pode ser desviada pela gravidade de um objeto massivo, como predito pela teoria da relatividade geral de Einstein, fenômeno conhecido como lente gravitacional.
5. A Lua é o único satélite natural da Terra e sua superfície é marcada por crateras, montanhas e mares de lava solidificada, formados por impactos de meteoros ao longo de bilhões de anos.
Alternativas:
Um asteroide percorre uma órbita elíptica em torno de um planeta. A distância do asteroide ao centro do Sol no periélio é de 30 × 1011 m, e, no afélio, de 50 × 1011m.
Considerando G x Mplaneta = 1,024 x 1023 Nm2 / kg, sendo G a constante gravitacional e Mplaneta a massa do planeta, o período orbital do asteroide em torno do planeta é, aproximadamente, igual a
Dado: admita 1 ano = 8760h e π = 3
Uma estação terrestre possui a capacidade de calcular a velocidade radial (Vr) de um satélite transparente a partir do efeito Doppler nos enlaces de subida e descida. O transponder do satélite opera no modo coerente, sendo a frequência do sinal na saída do transponder 10% maior do que a frequência do sinal na entrada do transponder. O sinal transmitido pela estação é uma portadora com frequência igual a fu e a velocidade radial do satélite é muito menor do que a velocidade da luz, c.
A frequência do sinal recebido pela estação terrestre é,
aproximadamente, igual a
Considerando uma onda eletromagnética polarizada circularmente em um dado ponto do espaço, analise as seguintes afirmações:
I. O campo elétrico (ou o campo magnético) de uma onda eletromagnética deve ter duas componentes lineares ortogonais.
II. As duas componentes devem ter amplitudes iguais.
III. As duas componentes devem ter uma diferença de fase no tempo, ɑ , de ɑ = (2n + 1) π/2, sendo que: n = 0, 1, 2, 3, ....
É correto afirmar que estão corretas:
Em um enlace de comunicação com o espaço, a atenuação específica do sinal causada por chuvas (YR), pode ser dada pela expressão YR = k( R0,01 )ɑ, em dB/km, onde R0,01 é a taxa de precipitação, em mm/h, só excedida em 0,01% do tempo de um ano médio. Além disso, k e ɑ são parâmetros que dependem da frequência e da polarização.
Sabendo que em 12GHz, k = 0,0188 e ɑ = 1,217 para a polarização
horizontal, e que k = 0,0168 e ɑ = 1,2, para a polarização vertical,
assinale a opção correta.
A primeira teoria científica sobre a formação do sistema solar, a hipótese nebular, feita por P. S. Laplace, teve como base a conservação do momento angular do sistema solar.
A órbita elíptica de um satélite artificial ou de um corpo celeste pode ser determinada a partir dos semieixos maior e da excentricidade da órbita.