Questões de Concurso Sobre acústica em física

Foram encontradas 108 questões

Q3128418 Física
Em uma aula de física para estudantes de graduação, o professor aborda o fenômeno do efeito Doppler, que descreve as variações de frequência percebidas devido ao movimento relativo entre a fonte sonora e o observador. Um trem se move em linha reta a uma velocidade constante em direção a um ponto onde um observador está parado. O trem emite um sinal sonoro de frequência ƒ0. A partir dessa situação hipotética, assinale a frequência percebida pelo observador, considerando que a velocidade do som no ar é vs e a velocidade do trem é vt.
Alternativas
Q3117688 Física
Quando um corpo entra em vibração, provoca compressões e expansões no ar, produzindo ondas sonoras. Essas variações de pressão fazem com que os tímpanos, nas orelhas, vibrem com a mesma frequência das ondas sonoras, resultando na percepção do som. Uma das características do som é pela qual se distinguem sons fortes (de grande amplitude) de sons fracos (de pequena amplitude).
Fonte: Fonseca, Albino. Ciências, 9° ano. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2013.

Essa característica é denominada:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Física |
Q2863438 Física

As cordas da guitarra elétrica produzem o som devido a aplicação das Leis de Faraday e de Lens. Levando em consideração essas duas leis, as cordas da guitarra NÃO podem ser de:

Alternativas
Q2796647 Física

O diafragma de um alto-falante vibra 3,6 × 104 vezes a cada minuto. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, a onda sonora proveniente dessa vibração tem comprimento igual a:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2016 - IF-MS - Professor - Física |
Q2791442 Física

Uma corda de comprimento 100,0 cm e massa 5,0 gramas é submetida a uma força de tensão de 800,0 N. Ao ser tocada, ela oscila em sua frequência fundamental. A frequência produzida é transmitida ao ar, meio ao redor da corda oscilante. Considerando a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, o comprimento de onda da onda quando já se propagando no ar é

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2016 - IF-MS - Professor - Física |
Q2791440 Física

Sobre uma mesma reta são posicionados uma fonte sonora isotrópica e dois detectores fazem a leitura da intensidade do som em decibéis. Os detectores A e B estão a 4,0 m e 8,0 m da caixa de som. Considerando o nível de intensidade sonora mínima para audição humana como sendo I0=10-12 W/m2 e sabendo que a leitura realizada pelos detectores A foi de 60 dB, qual o valor medido pelo detector B, em relação unicamente ao som emitido pela caixa de som em análise? Considere log 2 = 0,30.

Alternativas
Q2789996 Física
Assinale a alternativa que descreve corretamente o que acontece com as ondas sonoras quando se aumenta o volume de um equipamento.
Alternativas
Q2789966 Física
A propagação do movimento das massas de ar é o fenômeno conhecido como
Alternativas
Q2781420 Física

Uma pessoa sentada no banco de uma praça presencia quatro eventos:


I- O alarme de um carro estacionado próximo à praça dispara quando seu proprietário abre o porta-malas.

II- Um carro de polícia se aproxima da praça com a sirene ligada.

III-O motorista impaciente de uma motocicleta, após passar pela praça, afasta-se com a buzina permanentemente ligada.

IV-O sinal sonoro de uma escola próxima à praça sinaliza o final do turno escolar.


Essa pessoa percebe o efeito Doppler apenas

Alternativas
Q2778522 Física
Um dado amplificador tem um ganho de tensão de 40 dB. Considerando que o sinal de tensão na entrada é de 0,8 V, determine a tensão do sinal de saída, sabendo-se que as impedâncias são iguais.
Alternativas
Q2773895 Física

A figura mostra a representação das ondas sonoras, correspondentes a uma mesma nota, emitidas por um diapasão (D), uma flauta (F) e um violino (V). O fato de as ondas mostrarem um padrão diferente é devido à emissão, ao mesmo tempo que o harmônico fundamental, de harmônicos de ordem superior, com exceção do diapasão, que emite apenas o som fundamental.


Imagem associada para resolução da questão

(Recorte adaptado de http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2014/02/qualidades-do-som.html.)


Se considerarmos que as ondas possuem a mesma amplitude, podemos afirmar que os sons emitidos têm em comum as(os):

Alternativas
Q2773862 Física

Um violonista com o intuito de afinar seu violão utiliza um diapasão de 440 Hz, o qual, se aproximando de uma das cordas, de comprimento 1,0 m, esta entra em ressonância formando um padrão de onda estacionária contendo cinco nós e quatro ventres. Dessa forma, a velocidade da onda na referida corda, em m/s, vale:

Alternativas
Q2752487 Física

Na atmosfera, o som se propaga a partir de uma fonte irradiando em todas as direções, sendo que sua intensidade é reduzida proporcionalmente ao quadrado da distância da fonte.

Uma fonte de som gera 70 dB. Considerando válida a lei do quadrado inverso, o nível de pressão sonora a 100 metros dessa fonte é de

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Física |
Q2719248 Física

Uma sirene de ambulância emite uma onda senoidal com frequência de 360 Hz. Um motorista persegue a ambulância com uma velocidade de 20 m/s em relação ao ar. Se a ambulância se afasta do motorista com uma velocidade de 60 m/s em relação ao ar, com que frequência o motorista escuta a sirene? (Considere o motorista e a ambulância em movimento na mesma linha, e a velocidade do som de 340 m/s)

Alternativas
Q2693936 Física

Sobre o conhecimento de ondas, julgue os itens a seguir, atribua (V) ou (F) e marque a alternativa correta.


( ) A luz é uma onda eletromagnética formada por campos elétricos e magnéticos variando no tempo e no espaço e que, no vácuo, são paralelos entre si.

( ) As ondas sonoras não se propagam na água.

( ) O som possui qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir. É através do timbre, por exemplo, que a nota Dó emitida por um violino e por uma flauta são distinguidas.

( ) Há produção de uma onda eletromagnética ao acelerar uma carga elétrica.

( ) A distância entre os pontos A e B da figura a seguir vale 10 cm e a onda se propaga numa corda com uma frequência de 20 Hz. Neste caso, sua velocidade de propagação é de 2m/s.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2413609 Física

Um músico deseja afinar seu violoncelo. Sabendo que a porção vibrante da corda Lá possui um comprimento de 70,0 cm, uma massa de 1,20g e deve vibrar em seu modo fundamental com frequência de 220 Hz para estar afinada, qual deve ser a tensão aplicada a essa corda?

Alternativas
Q2413601 Física

Instrumentos de sopro e com tubos de ar produzem tons musicais gerando ondas longitudinais estacionárias. Considere um tubo de órgão fechado cuja frequência fundamental é igual a 155 Hz. Considerando a velocidade do som igual a 344 m/s, qual é o comprimento desse tubo fechado?

Alternativas
Q2390333 Física

Julgue o item que se segue. 


O diapasão é um pequeno instrumento sonoro utilizado para afinar instrumentos de corda. Se um diapasão vibrar ao lado de outro idêntico, este segundo também passará a vibrar na mesma frequência do primeiro, devido ao fenômeno conhecido como ressonância. 

Alternativas
Q2381564 Física
No estudo da propagação de ondas sonoras no ar, recorre-se ao experimento de ondas estacionárias em tubos contendo água. Nesse experimento, um tubo contendo água é equipado com um alto-falante conectado a um gerador de frequência variável, posicionado próximo à extremidade aberta do tubo, conforme a Figura 5 a seguir. Quando a frequência gerada coincide com uma das frequências naturais de vibração da coluna de ar no tubo, ocorre a formação de ondas estacionárias.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando uma configuração específica, conforme ilustrado na figura acima, onde H = 1 m , h = 75 cm, em uma região onde a velocidade do som no ar é aproximadamente 340 m/s, qual é a frequência da onda sonora?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-RS Prova: FUNDATEC - 2023 - IF-RS - Professor - Física |
Q2364547 Física
A luz proveniente de estrelas distantes é observada na Terra com comprimentos de onda alterados devido ao efeito Doppler, causado pelo movimento relativo entre as estrelas e nosso planeta. Nessa situação, considere uma fonte luminosa localizada na origem do referencial S e emitindo luz em direção a um detector localizado em um referencial S'. A origem do referencial S se encontra a uma distância y, em relação ao eixo y, da origem do referencial S'. Além disso, o referencial S está se deslocando com uma velocidade de 0,55c na direção do eixo ' em relação ao referencial S'. A luz emitida por essa fonte possui um comprimento de onda λ = 500 nm, e essa luz é detectada no referencial S'. Para determinar a cor da luz observada no referencial S', consulte a tabela a seguir, que relaciona as cores percebidas com seus respectivos intervalos de comprimento de onda.



Imagem associada para resolução da questão



Dado: c = 3 × 108 m/s.

Assinale a alternativa que corresponde à cor da luz detectada no referencial S'.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: A
6: B
7: B
8: C
9: E
10: A
11: C
12: C
13: C
14: A
15: B
16: D
17: B
18: C
19: E
20: D