Questões de Física - Calorimetria para Concurso
Foram encontradas 243 questões
Associe as colunas abaixo:
I. Condução.
II. Convecção.
III. Irradiação.
( ) O calor do sol é transmitido por este processo.
( ) Conhecido também por condutibilidade.
( ) Se faz através da circulação do meio transmissor gás ou líquido.
( ) É o processo pelo qual o calor se transmite de matéria para matéria.
( ) Para sua propagação há uma necessidade de um meio físico.
Marque a seqüência correta:
Uma geladeira de isopor com 1,00 m2 de área da base e espessura de 4,00 cm possui um coeficiente de condutividade térmico igual a 0,01 W/m×K. Se a temperatura em seu interior está a 2,0 °C, e no exterior, está a 25,0 °C, a quantidade de calor dissipada pela base da geladeira, em um período de 12 horas, é igual a
Uma janela com 4,0 x 104 cm2 de área e 5 mm de espessura, feita de um material que possui coeficiente de condutividade térmica igual a 0,006 W/m°C, separa dois ambientes a temperaturas de 0ºC e 20°C. Considerando que, durante a transferência de calor as temperaturas dos ambientes permaneçam constantes, qual o valor da quantidade de calor, em joules, que atravessa a janela em 1 minuto? Se precisar, admita 1 caloria = 4,0 joules.
Em um calorímetro de capacidade térmica 100 cal/°C, inicialmente a 20°C, são misturados 200 g de água, também a 20°C, e 800 g de gelo, a -20°C. Admitindo-se a não interferência do meio, como pode ser descrito o sistema final obtido no estado de equilíbrio térmico?
Considere os dados:
Calor específico sensível da água no estado líquido: 1 cal/g°C
Calor específico sensível da água nos estados sólido e gasoso: 0,5 cal/g°C
Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g
Calor latente de solidificação da água: - 80 cal/g
Calor latente de vaporização da água: 540 cal/g
Calor latente de condensação da água: - 540 cal/g
Das afirmações abaixo sobre a forma de transferência de calor por convecção, assinale a alternativa CORRETA.
I- A convecção acontece apenas em liquido e gases.
II- O processo de transferência de calor por convecção pode ocorrer no vácuo, pois não necessita de um meio material para que possa ocorrer.
III- Fenômenos naturais como as brisas marítima e terrestre, ventos e as correntes oceânicas podem ser explicados através da convecção.
Durante as férias no litoral do Piauí, uma estudante de física, percebeu, no seu passeio, que durante o dia a areia da praia sempre estava bem mais quente em relação à água do mar. Durante a noite, ela verificou que ocorria o inverso, a água do mar ficava mais quente do que a areia . Marque a alternativa que explica CORRETAMENTE o motivo da diferença de temperatura entre a areia da praia e a água do mar.
O calor é uma forma de energia sobre a qual é CORRETO afirmar:
Em um calorímetro, contendo 300 ml de água a 20 oC, são adicionados 120ml de água a 100 oC. A temperatura de equilíbrio térmico atingida é igual a 40 oC. Despreze as perdas de calor para o ambiente e considere o calor específico da água igual a 1,0 cal/ goC. A capacidade térmica do calorímetro é igual a
A famosa experiência de Joule, na qual o mesmo determina o Equivalente Mecânico do Calor (1 cal = 4,1868 J), está representada na figura abaixo.
(Recorte adaptado de http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/a-termodinamica/8/)
Considerando que Joule deixou cair por 10 (dez) vezes o corpo de massa m de uma altura de 20 cm, num local onde a aceleração da gravidade vale 10m/s² e que os 500 g de água contidos no recipiente absorvem apenas 80% da energia total oriunda das quedas, o valor de m, em kg, sabendo que em todo o processo a água aqueceu de 0,08 ºC, vale:
Considere o calor específico da água: c = 4 J/gºC.
Para aplicarmos o princípio das trocas de calor, um professor no laboratório de Física do IFPA deu a seguinte orientação: Separem num béquer 1 kg de água e aqueçam até 80ºC. Em seguida separem 500g de água na temperatura ambiente e derramem no béquer. Nesse caso, considerando a temperatura ambiente 20ºC, o calor específico da água 1 cal/g.ºC e a capacidade térmica do béquer desprezível, obtemos 1,5kg de água a:
No laboratório de Física do IFPA, um professor, para demonstrar os processos de transmissão de calor, fez a seguinte experiência: Segurou um tubo de ensaio cheio de água fria, pela parte do fundo, mantendo-o de forma inclinada. Aqueceu a parte superior do tubo em uma chama até que a água começou a ferver. O curioso foi o fato que, ainda assim, ele pode segurar o fundo do tubo sem queimá-lo. Analisando a experiência, ela comprova que:
Durante um voo extremamente longo, Robson adormece. De repente, sente uma pancada na cabeça e, algumas horas depois, acorda numa ilha deserta, rodeado por alguns destroços do avião em que viajava. As questões a seguir estão relacionadas a diferentes desafios que Robson tem pela frente.
Para uma destilação simples da água, Robson consegue aproveitar 1240 kcal geradas durante a combustão de cada 1 kg de madeira seca. Se o calor de vaporização de água é de 540 kcal /kg e seu calor específico é de 1 kcal / kg °C, a quantidade mínima de madeira necessária para destilar 2 litros de água que inicialmente tem uma temperatura de 20 °C é de, aproximadamente,
A segunda Lei da Termodinâmica afirma que, “para qualquer processo espontâneo, a entropia de um sistema pode apenas aumentar ou permanecer igual, mas nunca diminuir”. Analise as afirmações a seguir:
I O calor pode fluir espontaneamente de uma fonte fria para uma fonte quente.
II O calor pode fluir espontaneamente somente de uma fonte quente para um sorvedouro frio.
III Nenhuma máquina térmica que utiliza o calor de uma fonte quente e converte toda essa energia em trabalho útil pode ser construída.
IV É possível construir uma máquina térmica com 100% de eficiência.
V Não é possível fazer o calor fluir de uma fonte fria para uma fonte quente utilizando um trabalho externo.
De acordo com o enunciado da segunda Lei da Termodinâmica, está correto o que se afirma em
Fazendo uso dos conceitos de calor, temperatura e energia interna, analise as proposições a seguir:
(01) Um corpo que possui temperatura igual a 0 °C tem energia interna nula, uma vez que a energia interna de um corpo está diretamente ligada com sua temperatura.
(02) Considerando uma barra metálica que tem suas extremidades em temperaturas diferentes, a extremidade submetida à maior temperatura contém mais calor do que a outra.
(04) Todo corpo que apresenta uma temperatura diferente de 0 °C possui calor.
(08) Calor é a energia armazenada em um corpo.
(16) Dois cubos de mesmo material e de massas diferentes, após ficarem um longo tempo em uma caldeira a 200 °C, são retirados desta e imediatamente colocados em contato um com o outro. Logo em seguida, pode-se afirmar que o calor contido no cubo de maior massa passa para o cubo de menor massa.
(32) Um termômetro em equilíbrio térmico com o ambiente é colocado em água a uma temperatura mais elevada que a temperatura ambiente. Logo, a energia interna do termômetro aumentará.
Qual é a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S)?
A transferência de energia na forma de calor acontece unicamente pela diferença de temperatura entre dois corpos. Em relação às formas de propagação de calor, marque a alternativa correta:
A fim de realizar um experimento para descobrir o calor específico de certo material de massa 200g, tomou-se um calorímetro, que conta com uma resistência elétrica de 10 W de potência com a finalidade de variar a temperatura do material interno ao calorímetro. O experimento demorou 3 min com a temperatura do material variando de 20ºC. Considerando que não houve troca de calor com o calorímetro, qual o valor encontrado para o calor específico?
Nas questões em que for necessário o uso da aceleração da gravidade, adote g = 10 m/s2 .
Quando necessário, utilize os seguintes valores para a água:
ρ = 1,0g cm3 e c = 1,0 cal g ℃
Quando necessário, adote os valores:
π = 3
sen30° = cos60° = 0,50
sen60° = cos30° = 0,87
Com o objetivo de determinar a temperatura de uma estufa, um técnico do Laboratório de Física colocou uma barra metálica com coeficiente de dilatação linear médio igual a 2,5 × 10−5℃−1 ,à temperatura de 25℃ no interior da estufa. Após a barra metálica ter atingido o equilíbrio térmico, verificou que seu comprimento ficou 1% maior em relação ao anterior. A partir dessas informações, calculou a temperatura da estufa, encontrando o valor de:
Nas questões em que for necessário o uso da aceleração da gravidade, adote g = 10 m/s2 .
Quando necessário, utilize os seguintes valores para a água:
ρ = 1,0g cm3 e c = 1,0 cal g ℃
Quando necessário, adote os valores:
π = 3
sen30° = cos60° = 0,50
sen60° = cos30° = 0,87
Com o objetivo de determinar o calor específico do ferro, um técnico do Laboratório de Física colocou um bloco de ferro com 500𝑔 a 140℃, em um recipiente termicamente isolado e de capacidade térmica desprezível, com 400𝑔 de água a 25℃. Verificou que a temperatura final de equilíbrio foi de 40℃. Com estes dados calculou o calor específico do ferro, encontrando o valor de: