Questões de Concurso Sobre cinemática em física

Foram encontradas 805 questões

Q3188825 Física
Um piloto de Fórmula 1 passa com 240 km/h em curva fechada, que corresponde a 1/4 de circunferência de 20 metros de raio. A massa do piloto e do carro é de 80kg e 760 kg, respectivamente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I. A magnitude da força centrífuga sentida pelo piloto é de 1,8×104 N.
II. O piloto sente uma força centrípeta na direção do centro da curva.
III. O piloto sente uma força centrífuga na direção oposta ao centro da curva.

A partir do experimento é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Q3188822 Física
Um ônibus espacial, para atracar na Estação Internacional, aciona os propulsores traseiro e lateral (ortogonal à nave) direita, e adquire as respectivas velocidades |VT |=5 m/s e |VL |=3 m⁄s. Assinale a alternativa que mostra o valor resultante da velocidade de aproximação da nave:
Alternativas
Q3188821 Física
De quanto seria a altura de uma roda gigante cuja velocidade de rotação fosse de 10 km/h a uma frequência de 1/4 Hz? Assinale a alternativa em que o intervalo melhor se adeque a resposta: 
Alternativas
Q3188820 Física
Um projétil é lançado de uma plataforma com uma velocidade inicial de 20 m/s. O alcance horizontal máximo do projétil é de 20 metros. Despreze a resistência do ar. Assinale a alternativa que mostre o ângulo de inclinação do lançamento para que o projétil atinja o alcance máximo:
Alternativas
Q3188817 Física
O deslocamento ΔS de um carro durante o intervalo de tempo Δt é ilustrado no gráfico abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
Assinale a proposição CORRETA:
Alternativas
Q3188815 Física
Em um apartamento, um gato empurra um vaso de plantas que estava em cima da parede da varanda. O vaso atinge o chão com a velocidade de 24,5 m/s. Sabendo que cada andar apresenta 2,5 metros de altura, assinale a alternativa abaixo que mostra o andar em que o gato se encontrava:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172006 Física
Um projétil é disparado do solo, obliquamente com ângulo de tiro de θ = 60° . A figura abaixo ilustra a trajetória percorrida por ele, supondo desprezível a resistência do ar.


Imagem associada para resolução da questão


Sejam H a altura máxima atingida pelo projétil e R o raio de curvatura da trajetória no ponto mais alto atingido.
A razão H/R é igual a
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172005 Física
Uma partícula M parte do repouso com uma aceleração constante de 0,5 m/s2 . Nesse mesmo instante, passa por M, uma partícula N com velocidade constante de 5 m/s e no mesmo sentido do movimento.
A velocidade da partícula M, no instante que encontrar N novamente, será de 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Física |
Q3164951 Física
A figura mostra um hemisfério de vidro, de centro em C e de raio R, emborcado sobre uma mesa horizontal. Uma bolinha de gude, de pequenas dimensões, é abandonada sobre o hemisfério, a uma altura H acima, da mesa, e passa a deslizar sobre ele com atrito desprezível.
Imagem associada para resolução da questão
Para que a bolinha perca o contato com o hemisfério no instante em que seu raio-posição em relação ao centro C faça um ângulo de 60o com a vertical, a altura inicial H deve ser
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Física |
Q3164944 Física

Um projétil é lançado obliquamente do solo com um ângulo de tiro θ, como ilustra a figura.


Imagem associada para resolução da questão


Suponha a resistência do ar desprezível. Sejam H a altura máxima atingida por ele e R o raio de curvatura da trajetória no ponto mais alto atingido.


A razão R/H vale

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Física |
Q3164939 Física
Num circo, um motociclista se exibe no “globo da morte”: Percorre com movimento uniforme, o círculo horizontal máximo do globo esférico de raio R, como ilustra a figura.

Imagem associada para resolução da questão

Sejam g a aceleração da gravidade e µ o coeficiente de atrito estático entre os pneus da moto e o globo. Considere a moto e o piloto como uma partícula.
Para que esse movimento seja possível, o módulo da velocidade da moto deve valer, no mínimo
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Física |
Q3164933 Física
Um goleiro bate um tiro de meta. Sendo desprezível a resistência do ar, a trajetória da bola é um arco de parábola, como ilustra a figura.

45.png (412×94)


Considere nula a energia potencial gravitacional no solo.
Para que no ponto mais alto da trajetória, a energia cinética da bola valha metade da energia mecânica total, o ângulo θ que a velocidade inicial Imagem associada para resolução da questão0 da bola forma com o solo, deve valer
Alternativas
Q3136913 Física
Em situações desportivas, questões como deslocar-se mais rapidamente entre dois pontos ou mesmo adquirir uma maior velocidade em um menor intervalo de tempo podem ser fatores muito relevantes. Por exemplo, se uma pessoa estiver em uma pista de atletismo e a mesma se deslocar de 10 m em 10 m, e no tempo de 5 s em 5 s, é possível inferir, diante desses dados, que essa pessoa esteja num movimento: 
Alternativas
Q3128424 Física
Sabe-se que uma lancha tem combustível suficiente para navegar rio acima, até um embarcadouro, a 4h de viagem. Ao chegar ao embarcadouro, o piloto o encontra fechado e retorna a fio de água, navegando com a corrente, durante 8h, até chegar ao ponto de partida. A viagem toda levou 12h. Quanto tempo levaria se a lancha fosse reabastecida de combustível no embarcadouro rio acima?
Alternativas
Q3128418 Física
Em uma aula de física para estudantes de graduação, o professor aborda o fenômeno do efeito Doppler, que descreve as variações de frequência percebidas devido ao movimento relativo entre a fonte sonora e o observador. Um trem se move em linha reta a uma velocidade constante em direção a um ponto onde um observador está parado. O trem emite um sinal sonoro de frequência ƒ0. A partir dessa situação hipotética, assinale a frequência percebida pelo observador, considerando que a velocidade do som no ar é vs e a velocidade do trem é vt.
Alternativas
Q3069715 Física
Um experimento utiliza um trilho de ar para estudar o movimento de um carro de massa M conectado por um fio ideal, que passa por uma polia também ideal, a um conjunto composto por uma massa aferida e um suporte com uma massa total m. Dois sensores são colocados no caminho percorrido pelo carro na horizontal, enquanto o conjunto massa + suporte desce na vertical por uma distância h até tocar a bancada do laboratório. O conjunto encontra-se em repouso pela ação de um eletroímã e, ao ser iniciado o experimento, o carro percorre uma distância d até passar pelo primeiro sensor que inicia a medida do intervalo de tempo até o sensor 2 obtendo um valor T. Considerando-se que o atrito é desprezível e g a aceleração gravitacional, a distância que separa os dois sensores deve ser de:
Alternativas
Q3069714 Física
Em um experimento para estudar o movimento retilíneo de corpos, foi utilizado um trilho de ar em que um carro com massa M se desloca na horizontal, puxado por uma massa em um suporte, que se deslocam na vertical, ambos ligados por meio de um fio ao carro. O conjunto passa por um primeiro sensor fotoelétrico que inicia a contagem do tempo necessário até que o carro passe por um segundo sensor. Esse intervalo de tempo que o carro leva para percorrer diversas distâncias é medido 5 vezes para cada deslocamento, sendo que o primeiro sensor é sempre mantido na mesma posição em todas as medidas. Tanto os intervalos de tempo, quanto as posições do segundo sensor em cada conjunto de medidas são anotados em uma tabela. Após isso, um estudante elabora um gráfico da posição final do carro em função da média dos intervalos de tempo obtidos e obtém a equação x=20,5+42,3t, com a posição em centímetros e o tempo em segundos. Diante disso, ele conclui que:
Alternativas
Q3066703 Física
Dois homens, Pedro e Paulo, que moram em cidades distintas, fizeram uma viagem para o mesmo destino. Pedro saiu da cidade A e chegou em seu destino, a cidade C, em um tempo de 3 horas; já, Paulo saiu da cidade B e chegou ao seu destino, também a cidade C, em 1 hora. Sabe-se que a distância da cidade A até cidade C é o dobro da distância da cidade B até a cidade C. Pedro, durante sua trajetória, manteve a velocidade do seu carro constante em 60 Km/h. Considerando os dados do texto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3051185 Física
Um projétil consegue penetrar a pele humana quando atinge uma velocidade de 60 m/s. Sendo assim, para que um projétil abandonado em queda livre em uma região sem ação da resistência do ar consiga perfurar a pele humana ele deverá começar a sua queda de uma altura mínima de, aproximadamente:
Alternativas
Q3051184 Física
Radares são dispositivos instalados em rodovias para regular a velocidade de fluxo dos veículos. No Brasil, os radares fixos medem a velocidade atual no veículo apenas em um trecho muito pequeno, o que não impede o motorista diminuir a velocidade do veículo apenas quando passar próximo ao radar. Pensando em solucionar esse problema, foram propostos radares que, separados a determinada distância, fizessem medições para cronometrar o tempo que o veículo levaria para passar por eles, calculando a sua velocidade média e, consequentemente, determinando se houve ou não infração por excesso de velocidade. Imagine dois radares distantes 60 km entre si em uma via onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h por toda a sua extensão. Se um veículo passar pelo primeiro radar às 14h15, para que não seja multado, a partir de que horas ele poderá passar pelo outro radar?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: E
6: B
7: B
8: B
9: D
10: E
11: C
12: C
13: D
14: C
15: D
16: B
17: C
18: D
19: A
20: D