Questões de Concurso
Comentadas sobre dinâmica em física
Foram encontradas 388 questões
Considerando que a deformação presente na mola na posição de equilíbrio é de 20 cm, qual é o valor da constante elástica dessa mola? (Considere: g = 10 m/s²)
Considerando o fio ideal e cada conjunto de lâmpada com bocal com uma massa de 200 g, a tensão aplicada sobre cada fio de energia que sustenta a lâmpada é: (Considere g = 10 m/s²)
Um bloco foi colocado sobre uma tábua. A tábua foi inclinada até iniciar o movimento do bloco. Neste momento, o ângulo entre a tábua e o solo era igual a α, Figura 1. O coeficiente de atrito estático é igual ao coeficiente de atrito dinâmico. A tábua é mantida com o mesmo ângulo α. Em seguida, o bloco foi lançado a partir do solo a 2,8 m da base da tábua e chega após 0,5 s à base da tábua – Figura 2. Despreze o atrito entre o solo e o bloco e use a aceleração de queda livre igual a 9,8 m/s2 . A distância percorrida pelo bloco, na tábua, até parar é, em cm:
Dado cos α = 0,6; sen α = 0,8; tg α = 1,3
Um homem deseja instalar uma antena de satélite no telhado de sua casa e resolve colocar
uma escada em cima de uma caixa de madeira preenchida com areia para que fique bem
pesada, podendo alcançar o telhado sem que tudo desmorone. Cada degrau da escada está
separado por uma distância d. A massa da escada é m e a massa do homem segurando a antena
é 10m. A escada tem 9 degraus, sua altura é 10d e sua base é colocada no meio da distância x
representada na figura (sendo que x = d e h = 2d). Nessa configuração, o cosseno do ângulo θ
é 12/13. O arranjo permite que o homem possa subir e colocar os dois pés no último degrau,
sem que o sistema desmorone. Admita que não há deslizamentos nem na base da escada, nem
na base da caixa, que o atrito no contato da escada com a parede seja desprezível e que o
homem suba os degraus sem usar as mãos. Qual é, aproximadamente, o menor valor da massa
da caixa com areia para que o arranjo funcione sem desmoronar?
Ao trafegar pela avenida perimetral, o ônibus precisou fazer uma frenagem de emergência, provocando a queda de dois
passageiros que estavam em pé:
É correto afirmar que a queda dos passageiros ocorreu em decorrência da seguinte Lei de Newton:
A imagem representa a evolução da energia mecânica de um esqueitista realizando manobras em um half pipe:
Considerando a imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Caso os atritos possam ser desconsiderados, a soma das energias cinética e potencial é constante ao longo de todo o percurso do esqueitista.
II. Ao atingir o ponto mais alto de sua manobra (ponto 1), o esqueitista tem energia cinética nula, pois sua velocidade é máxima nessa posição.
III.No ponto 2, a energia cinética é máxima e a energia potencial gravitacional é mínima.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Quando um nadador empurra a água com suas mãos, ele se move para frente na piscina.
( ) Uma bola de futebol em repouso em um campo não começará a rolar sozinha. Ela permanecerá parada até que uma força externa, como um chute, a faça se mover.
( ) Quando um trem que está em movimento para repentinamente, os passageiros dentro do trem continuam a se mover para frente.
( ) Se você está levantando uma sacola de compras, a força que você aplica deve ser suficiente para superar a força da gravidade que atua sobre a sacola.
A ordem correta das respostas, de cima para baixo, é:
Um operador de máquinas pretende içar um compressor alternativo A por um sistema com três roldanas móveis e uma fixa, aplicando uma força F de 22,5 N, conforme ilustrado a seguir.
Considerando que a massa do motor é de 15 kg e que a aceleração da gravidade é aproximadamente 10 m/s2, é correto afirmar que o compressor
Neste caso, sendo a massa da bolinha 0,20 kg, podemos estimar que, o módulo da força média exercida pelo anteparo sobre a bolinha durante a colisão foi de
Nessas condições, para que o bloco B suba com velocidade constante, o valor do coeficiente de atrito entre o bloco A e a rampa deve ser igual a
Uma força F igual a 500 N, aplicada conforme a figura a seguir, mantém o sistema em equilíbrio de forças. Admitindo-se massas desprezíveis para as polias e as cordas, a densidade da água valendo 1g/cm3 e o volume do corpo imerso, 6,0 x 104 cm3, qual o valor da massa do corpo X, em kg, para esta situação?
Para medir o coeficiente de atrito estático entre a superfície de um bloco e uma rampa, faz-se a montagem esquematizada abaixo. Nela temos o bloco em repouso sobre a superfície da rampa que vai levantando lentamente até que o bloco fique prestes a se movimentar (iminência de movimento). Nessas condições, anota-se o ângulo de inclinação, o qual deverá estar relacionado com o coeficiente em questão.
Este ensaio foi feito para três blocos A, B e C de materiais diferentes, cujos ângulos de inclinação foram anotados, conforme a tabela abaixo.
Material |
A |
B |
C |
Ângulo |
27° |
30º |
25º |
Sendo µA, µB e µC, respectivamente, os coeficientes de atrito estático dos blocos A, B e C em relação à superfície da rampa, podemos afirmar que a relação entre eles é mais bem representada por:
A talha exponencial, segundo o que contam, foi inventada por Arquimedes de Siracusa em, aproximadamente, 300 aC e representa um sistema de polias (roldanas) que tem como objetivo diminuir o esforço quando se deseja levantar corpos massivos ou, como se diz, corpos “pesados”. A figura representa este sistema, no qual consideramos os fios ou cordas utilizadas sendo inextensíveis, nas quais estão os pontos A, B e C.
(Recorte adaptado de http://materiacompleta.blogspot.com.br/2013/09/polias-ou-roldana.html.)
Sabendo que o peso P do bloco vale 1000N e, considerando desprezíveis todo e qualquer atrito, bem como as inércias dos fios e polias, podemos afirmar que as intensidades das trações correspondentes aos pontos A, B e C, são respectivamente:
Na figura acima temos três corpos idênticos deslocando-se entre dois níveis. O corpo A cai livremente, o corpo B desce uma rampa e o corpo C desliza ao longo de um tobogã. Podemos afirmar sobre o trabalho (W) da força-peso dos corpos, desprezando as forças dissipativas em todos os movimentos, que:
Os blocos M e N da figura abaixo possuem massas iguais de 10 kg cada. O coeficiente de atrito entre o bloco M e o plano inclinado vale μ = 0,25.
Dados:
g = 10 m/s2
sen θ = 0,60
cos θ = 0,80
A aceleração que o sistema adquire, em m/s2, quando abandonado a partir do repouso, vale