Questões de Concurso
Comentadas sobre eletricidade em física
Foram encontradas 350 questões

A partir dessas informações, a corrente na fonte é

Qual das opções a seguir representa o campo elétrico total

Sobre eletricidade e magnetismo, assinale a alternativa CORRETA.
A energia solar é uma forma menos danosa ao meio ambiente, nela a energia da luz do Sol é convertida diretamente em energia elétrica pelas células fotovoltaicas que formam os painéis solares. Sobre a mesma, julgue os excertos a seguir:
Excerto I. Uma célula fotovoltaica é um dispositivo constituído de materiais semicondutores à base do elemento químico silício, inclusive esses materiais são os mesmos utilizados na fabricação dos chips de computadores.
Excerto II. Na célula fotovoltaica, quando os fótons da luz do Sol incidem sobre a placa, ocorre a separação de cargas elétricas no material. Uma região fica com excesso de elétrons, enquanto na outra há falta deles, formando-se então dois polos, um negativo e um positivo. Quando os polos são conectados a um dispositivo, como uma lâmpada, flui corrente elétrica pelo dispositivo, fazendo-a funcionar.
Fonte: Mortimer E. et al. Matéria, energia e vida, uma abordagem interdisciplinar − O mundo atual: questões sociocientíficas. São Paulo: Editora Scipione, 2020.
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.

Para alimentá-los, dispõe-se de um gerador ideal (isto é, de resistência interna desprezível). Eles podem ser ligados ao gerador como ilustram os esquemas a seguir.

Suponha desprezíveis as resistências dos fios de ligação e considere o amperímetro ideal. Quando eles estão ligados como ilustra o esquema (I), o amperímetro indica 6 A. Já quando eles estão ligados, como ilustra o esquema (II), o amperímetro indica
Quatro cargas pontuais q2, q3, q4 e q5 ocupam os vértices 2, 3, 4 e 5 de um pentágono regular, como mostra a figura.
No caso, a intensidade do campo elétrico no vértice 1 é nula: =
Remove-se para muito longe a carga q2 > 0, que se encontrava
no vértice 2, e a intensidade do campo elétrico no vértice 1 passa
a ser
Assinale o segmento orientado que indica corretamente a direção
e o sentido de .
A resistência equivalente entre A e B com ambas as chaves fechadas é


condutor está preso a um dinamômetro isolante que se encontra em uma região onde há um campo magnético perpendicular ao plano do fio e apontando para fora de módulo igual a 2 T. Inicialmente a chave está aberta.
Fecha-se a chave.
Reestabelecido o equilíbrio e sabendo que a resistência total no fio é de 2 Ω, o voltímetro irá acusar

Seja K a constante eletrostática.
Tendo-se em conta as distâncias indicadas na figura, o módulo da resultante das forças de origem elétrica que atuam na esfera C é igual a
A velocidade média dos elétrons que percorrem esse fio é de


Dessa forma, pode-se concluir que, através das medições feitas pelos alunos, o resistor:

O professor colocou um condutor carregado em contato com a esfera A, fazendo com que ela receba uma quantidade de 8·108 elétrons. Em seguida, ele pegou apenas a esfera B pelo suporte isolante e a colocou em contato, primeiramente com a esfera A e, após um tempo, com a esfera C. Mantendo A e C em suas posições iniciais e a esfera B levada para uma sala distante, pode-se afirmar que a força elétrica entre as esferas A e C após as interações propostas pelo professor tem intensidade de, aproximadamente:
(Para os cálculos, utilize a constante eletrostática do vácuo k = 9 · 109 N · m2/C2 .)

“Para avaliar a alteração na intensidade da corrente elétrica no circuito, a turma deverá adicionar um terceiro resistor, cuja resistência é finita e maior que zero ao circuito. A forma de se obter o maior aumento na intensidade da corrente total que circula nesse circuito é adicionando um resistor em ____________, cuja resistência elétrica é ____________ que 4 Ω.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Fonte: adaptado de Serway & Jewett, 2014, p. 764.
Sobre o experimento de Millikan, julgue cada afirmativa seguinte como verdadeira (V) ou falsa (F):
I. Na ausência de diferença de potencial entre as placas, as gotículas de óleo caem com velocidade constante devido à força de arraste do ar anular a força peso.
II. Ajustando a diferença de potencial entre as placas, é possível manter algumas gotículas imóvel.
III. Millikan modelou as gotículas de óleo como esféricas.
IV. Millikan observou que a carga elétrica das gotículas era sempre um valor múltiplo de 1,6 × 10−19 Coulomb.
Marque uma alternativa como resposta:

Qual é o valor da resistência elétrica de R2?
Um circuito é representado na figura e a diferença de potencial entre 1 e 2 é de 126 V.
Qual é a corrente em R?
