Questões de Concurso Sobre física atômica e nuclear em física

Foram encontradas 277 questões

Q3297823 Física
Um dos maiores desastres ambientais causados por radiação do mundo aconteceu em setembro de 1987, quando dois catadores de material reciclável abriram um aparelho radiológico que estava abandonado em um antigo hospital na cidade de Goiânia e encontraram um pó branco, que emitia uma luminosidade azul. Tratava-se do 
Alternativas
Q3207962 Física
Sobre os princípios físicos da ressonância magnética, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3206415 Física
A análise dos espectros de emissão permite identificar a constituição de diferentes corpos ou elementos, como é o caso do Sol, por exemplo.
Qual das afirmativas abaixo faz uma caracterização verdadeira sobre os espectros de emissão e absorção?
Alternativas
Q3206412 Física
Raio X é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens de diversas partes internas do corpo, a partir de raios que atravessam a região observada, sendo, parte deles, absorvida pelas estruturas anatômicas. Ao analisar uma chapa fotográfica, a diferença de tonalidade permite identificar as diferentes estruturas.
Qual das opções a seguir melhor justifica o fato de, em uma chapa fotográfica de raio-X, observarmos imagens mais claras nas posições correspondentes a objetos mais densos?
Alternativas
Q3188828 Física
Considere o comportamento de partículas carregadas em um tubo de Crookes e as interações que ocorrem dentro do tubo. Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172013 Física

Um dos radionuclídeos do Radônio  Imagem associada para resolução da questão  decai para um dos isótopos do Polônio, por meio da emissão de partículas alfa.

Das reações listadas a seguir, assinale a que descreve essa reação nuclear.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Física |
Q3164938 Física
Muitos radionuclídeos decaem por emissão beta para alcançar uma maior estabilidade. Esse processo pode ser por emissão β, por emissão β+ (pósitron) ou ainda por captura eletrônica (C.E.). Nesse processo de emissão é criado um neutrino v ou um antineutrino  que não possuem carga nem massa.
São dadas três reações de decaimento por beta.
Imagem associada para resolução da questão
Quanto a emissão beta, é correto afirmar que nas reações de decaimento
Alternativas
Q3157378 Física
A energia nuclear é uma das fontes de energia mais controversas. Sabendo que a equação E = mc², formulada por Albert Einstein, descreve a equivalência entre massa e energia, calcule a energia liberada (em joules) quando 1 grama de massa é completamente convertido em energia. Considere a constante da velocidade da luz no vácuo c = 3 x 10⁸ m/s. 
Alternativas
Q3260839 Física
Um elétron passa do nível 1 para o nível 3 no átomo de Hidrogênio, cujas energias são, respectivamente, E e E/9, ao absorver um fóton. A partir da teoria atômica de Niels Bohr (1885 – 1962), a energia do fóton absorvido pode ser dada por: 
Alternativas
Q3227066 Física

Nêutrons atrasados são nêutrons que


Alternativas
Q3227065 Física

O tanque de decaimento de 16N de um reator nuclear de pesquisas tem a função de retardar o retorno da água de resfriamento que passou pelo núcleo do reator, permitindo tempo para o decaimento radioativo do 16N formado pela reação nuclear 16O (n, p) 16N com o 16O da água, reduzindo assim as taxas de dose de radiação na sala de máquinas e no saguão da piscina do reator. A meia- -vida do 16N é 7,13 s, o que permite que, durante o tempo de permanência no tanque (aproximadamente 120 s), ocorra o decaimento de praticamente todos os isótopos de 16N produzidos. O valor Q, em MeV, para a reação 16O (n, p) 16N é igual a – 9,64 MeV. Sendo Q < 0, a reação exige uma energia limiar (threslhold), que é igual a 10,25 MeV.

Sendo mn , mp , MO e MN a massa do nêutron, próton,16O e 16N, respectivamente, a energia limiar, Eth, pode ser calculada por:

Alternativas
Q3227064 Física

Considere que um radionuclídeo A (pai) sofra a seguinte sequência de decaimento radioativo:

Imagem associada para resolução da questão

Essa transformação sucessiva está representada no gráfico a seguir, que relaciona o número de átomos em função do tempo, onde C (neto) é um nuclídeo estável.

Imagem associada para resolução da questão

Sendo Imagem associada para resolução da questão a constante de desintegração, o tempo tm necessário para que o radionuclídeo B (filho) atinja a sua atividade máxima, quando cresce em uma fração recém-purificada do pai, é dado por:

Alternativas
Q3227060 Física

As áreas de trabalho com radiação devem ser classificadas para fins de gerenciamento de proteção radiológica. Entre as responsabilidades dos supervisores de radioproteção, uma é manter sob controle, em conformidade com requisitos estabelecidos em normas da CNEN, com exigências de licenciamento e condições operacionais autorizadas, as áreas livres, supervisionadas e controladas.

Com relação às áreas livres, supervisionadas e controladas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q3227058 Física

Em um experimento utilizando um detector de radiação, ao analisar a radiação emitida por uma amostra, obtiveram-se  (800 Imagem associada para resolução da questão 45) contagens e (128 Imagem associada para resolução da questão 40) contagens para a radiação de fundo (background).

Para um intervalo de confiança de um desvio-padrão, a contagem líquida obtida nessa análise foi:


Alternativas
Q3227057 Física

Em espectroscopia gama, a resolução em energia de R a s c unho um espectrômetro (sistema de detecção) é a medida da capacidade de se resolver dois picos que estão razoavelmente muito próximos em energia, ou seja, é considerada o parâmetro mais importante para definir a função resposta do detector, sendo, por definição, calculada em relação à medida da largura do fotopico à metade da altura máxima (FWHM – Full Width at Half Maximum). Nesse caso, considera-se que a altura dos pulsos tende a uma distribuição normal em torno de um valor médio. A figura a seguir representa um fotopico de um espectro de radiação gama obtido com um detector semicondutor do tipo HPGe (Germânio Hiperpuro). O valor da energia associada ao fotopico (centroide do fotopico) é 661,62 keV.


Imagem associada para resolução da questão


A resolução em energia, para esse detector, para o fotopico representado na figura, é igual a:

Alternativas
Q3227056 Física

Num laboratório de metrologia nuclear, um assistente permaneceu durante 40 minutos a 2 metros de distância de uma fonte de 60Co que estava exposta.

Considerando que a atividade da fonte era 300 mCi e que a constante de taxa de exposição do 60Co é Γ = 12,97 R · cm2 · mCi – 1 · h – 1, o valor aproximado da exposição sofrida pelo assistente é igual a:

Alternativas
Q3227055 Física
As unidades do Sistema Internacional correspondentes às grandezas dose efetiva, dose equivalente, atividade e dose absorvida são, respectivamente:
Alternativas
Q3227053 Física

Considere o número atômico do Chumbo igual a 82 e onúmero atômico do Polônio igual a 84.


Depois do fumo, o radônio é a segunda causa de câncerde pulmão na população em geral. O radônio é um gásradioativo que emana de rochas e solos e tende a se concentrar em espaços fechados, como minas subterrâneasou imóveis. O radônio é um dos principais contribuintespara a dose de radiação ionizante recebida pela população geral.Considere o nuclídeo Imagem associada para resolução da questão que decai poremissão alfa com uma meia-vida igual a 3,82 dias.


Sabendo-se que a energia liberada nesse decaimento éigual a 5,59 MeV e considerando que o nuclídeo filho formado nesse decaimento é formado em seu estado fundamental, é correto afirmar que o nuclídeo filho formadonesse decaimento é o

Alternativas
Q3227052 Física
Um radionuclídeo com excesso de prótons em relação ao número de nêutrons no núcleo, comparado com a quantidade dessas partículas em um núcleo estável, pode sofrer um decaimento pelo processo de captura eletrônica. 
Nesse processo de captura eletrônica,
Alternativas
Q3227050 Física
As partículas carregadas pesadas, ao interagirem com a matéria, perdem energia principalmente por colisões com os elétrons dos átomos do material que atravessam. Parte da energia da partícula carregada é transferida para o elétron. Dependendo da quantidade de energia que é transferida, poderá ocorrer ionização do átomo. A curva do poder de freamento, dE/dx, em MeV/mm, de partículas alfa no alumínio como função da energia da partícula alfa é representada na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


(https://physics.nist.gov/PhysRefData/Star/Text/ASTAR.html NIST – National Institute of Standards and Technology – ASTAR tables)
A perda de energia para uma partícula alfa de energia 6 MeV, ao atravessar uma folha de alumínio de espessura 6 µm, é igual a:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: E
6: E
7: C
8: D
9: C
10: D
11: D
12: A
13: E
14: D
15: B
16: A
17: B
18: D
19: E
20: C