Questões de Concurso Comentadas sobre física atômica e nuclear em física

Foram encontradas 20 questões

Q3069730 Física
Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr apresentou um novo modelo para o átomo de hidrogênio. Seu modelo superou as dificuldades do modelo planetário desenvolvido por Rutherford. Bohr considerou as ideias dos níveis de energia quantizada, concebida por Planck, aos elétrons em órbita atômica imaginado por Rutherford. A teoria de Bohr teve sua relevância para o desenvolvimento da Física quântica. Sobre o modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, podemos afirmar que:
Alternativas
Q3008335 Física
Desde a descoberta dos raios-X, em 1895, a radiação ionizante é aplicada em diversos espaços em nossa sociedade, passando desde a indústria, a medicina, a construção e a engenharia civil, mas, também, no espaço escolar. O professor de Ciências do 9º ano, Cleber, ao lecionar na Escola Municipal Benedito Galvão, quis mostrar a aplicabilidade da radiação ionizante e da energia nuclear no espaço escolar para além do conhecimento de senso comum que as estudantes apresentavam pensando que ambos estavam ligados a bombas nucleares e ao câncer, como fora associado no passado. Professor Cleber lembrou do acidente radiológico de Goiânia/GO causado pela violação do Césio (Cs137). Logo, sobre a radiação ionizante e energia nuclear é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2016 - IF-MS - Professor - Física |
Q2791459 Física

O efeito fotoelétrico, estudado no início do século XX por Albert Einstein, consiste na emissão de elétrons induzida pela ação da luz. Considerando o desenho esquemático da figura a seguir e supondo que o cátodo da célula fotoelétrica é iluminado com luz monocromática de frequência f e comprimento de onda λ e que os elétrons da sua superfície estão sujeitos a uma energia potencial Φ0 (função de trabalho) das partículas vizinhas, é correto afirmar que:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Nussenzveig, H.M. Curso de física básica – 1ª edição Vol. 4 Ed. Blucher, p. 250.

Alternativas
Q2785824 Física

A transmitância é razão entre a radiação transmitida e a radiação incidente sobre um dado material. Considere a figura abaixo que representa os dados percentuais de transmitância de luz (light transmittance) sobre uma amostra de grafeno. Os dados são transmitância de 100 % no ar (air), 97,7 % numa monocamada de grafeno (graphene) e 95,6 % numa bicamada (bilayer) de grafeno. Com base nessas informações, é possível afirmar que o grafeno é um material:


Imagem extraída de http://grapheneatom.com/optical-properties.Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SUSAM Prova: FGV - 2014 - SUSAM - Físico em Medicina |
Q2732335 Física

Na figura a seguir está representado o gráfico da importância relativa dos três processos mais relevantes de interações da radiação gama e X com a matéria.



Imagem associada para resolução da questão


As curvas mostram os valores de número atômico Z do meio absorvedor e energia do fóton incidente no meio para os quais dois tipos de interação são igualmente prováveis.


Na figura, 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às regiões onde as seguintes interações são dominantes:

Alternativas
Q2320645 Física
O metal lítio, muito valorizado por conta da demanda por baterias automotivas, é obtido pela eletrólise do cloreto de lítio fundido. Na equação abaixo, é mostrada a principal semirreação do processo. 

Li+ (l) + e- → Li(s)

Assumindo-se condições ideais de reação, a quantidade de carga, em C, necessária para produzir 200 kg de Li(s) é, aproximadamente,

Dado F = 96.500 C/mol de elétrons
Alternativas
Q2272628 Física
Em seu modelo para o átomo de hidrogênio, Niels Bohr postulou a quantização do momento angular L do elétron, que apenas poderia assumir valores dados por L=n (h/(2p)), onde h é uma constante e n um número quântico que só pode assumir valores inteiros n = 1, 2, 3, ... Ele mostrou que cada valor de n corresponde a uma trajetória circular diferente, com raio r = n2 rB, onde rB é o chamado raio de Bohr. No estado fundamental do átomo (n=1), a velocidade do elétron é a chamada velocidade de Bohr, vB. A velocidade do elétron no primeiro estado excitado (n=2) do átomo de hidrogênio é de:
Alternativas
Q2182412 Física
28/11/2017 – 15H36 – ATUALIZADA ÀS 15H36 – POR ESTADÃO CONTEÚDO
Eletronuclear e Rosatom vão construir novas usinas nucleares no Brasil
Parceria é regulada pelo acordo de cooperação entre os governos da Federação Russa e do Brasil no uso pacífico da energia nuclear. 
Imagem associada para resolução da questão

A Eletrobras e a russa Rosatom assinaram um memorando de entendimento para promover a cooperação no campo da energia nuclear, incluindo construção de novas usinas no Brasil e suporte durante todo seu ciclo de vida (operação, manutenção e descomissionamento). “Este memorando de entendimento vai promover uma cooperação mútua no uso pacífico da energia nuclear”, disse a Eletrobras em nota nesta terça-feira (28). O Brasil possui duas usinas nucleares em operação e uma em construção. Angra 1 começou a operar em 1985 e tem capacidade instalada de 640 megawatts (MW). Angra 2 entrou em operação em 2001, com capacidade instalada de 1.350 MW. Angra 3, gêmea de Angra 2, teve sua construção interrompida após a obra entrar no rol de investigações da operação Lava Jato. A energia elétrica gerada pelas duas usinas em funcionamento correspondem a cerca de 3% do total gerado pelo País, atendendo cerca de 3 milhões de habitantes.

(Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2017/11/epoca-negocios-eletronuclear-e-rosatom-vao-construir-novasusinas-nucleares-no-brasil.html.)
Para obtenção de energia nuclear usamos como elemento químico: 
Alternativas
Q2112224 Física
Considere as formas de radiação apresentadas no quadro a seguir. 
Imagem associada para resolução da questão


As radiações com maior poder de penetração são:
Alternativas
Q2064342 Física
Processos de ionização podem ocorrer quando há interação da radiação com a matéria.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2064332 Física

Um elemento radioativo possui meia-vida de 4 anos.


Assinale a opção que indica o tempo decorrido para que uma amostra de atividade 2 Ci desse elemento se reduza a 0,25 Ci.

Alternativas
Q2064115 Física
“Em 1909, o físico neozelandês Ernest Rutherford e dois auxiliares, o inglês Ernest Marsden e o alemão Hans Geiger, bombardearam folhas de ouro finíssimas com partículas de carga positiva emitidas por uma fonte radioativa. O resultado causou profunda estranheza. Parte dessas partículas – denominadas radiação alfa – ricocheteavam bruscamente ao atingir a lâmina do metal. Dois anos depois, Rutherford, em letras trêmulas, escreveu sua conclusão.”
(ANJOS, J.C. e VIEIRA, C.L. Um olhar para o futuro – Desafios da física para o século 21. Rio de Janeiro: Vieira & Lent: FAPERJ, 2008.)
A partir desse experimento, Rutherford concluiu que
Alternativas
Q1928368 Física
Seja o isótopo do fermium Imagem associada para resolução da questãoFm , cuja massa é 257,10 u. Qual é, aproximadamente, a sua energia de ligação, em GeV?

Dado
u.c2 = 931,5 MeV
massa do Imagem associada para resolução da questãoH = 1,008 u
massa do nêutron = 1,007 u
Alternativas
Q1928363 Física
Qual é a atividade aproximada, em unidades de Ci, de 1,37μg de Imagem associada para resolução da questãoCs , cuja meia-vida é 30 anos?
Dado
ln 2 = 0,69;
1 Ci = 1,2 x 1018 decaimentos/ano. 
Alternativas
Q1928354 Física
Dois isótopos A e B, do mesmo elemento, têm meias- -vidas com razão λAB = 6. Os números iniciais de átomos A e B são, respectivamente, NA e NB, com NB/NA = 9.
Após um intervalo de tempo igual a 6/5 λB, a razão NB/NA é
Alternativas
Q1902483 Física
O elemento Neptúnio Imagem associada para resolução da questão após a emissão de sete partículas alfa e quatro partículas beta, transforma-se em
Alternativas
Q1890176 Física
Frequentemente, em física médica, é usada uma fonte radioativa. Sabemos que a maioria dos nuclídeos são radioativos e, em uma amostra com N nuclídeos radioativos, a quantidade de nuclídeos é descrita por dN = -λ∙N∙dt. Já a taxa de decaimento é dada por R = -dN/dt. O gráfico abaixo, por exemplo, corresponde a dados experimentais do decaimento radioativo do 128I.
Imagem associada para resolução da questão
Nesse caso, o período mais próximo que leva para a quantidade de nuclídeos cair a 37 % (≅ e -1) do que havia no instante inicial é 
Alternativas
Q1031037 Física
A compreensão dos aspectos quânticos da estrutura e da energia de ligação dos elétrons nos materiais semicondutores permitiu a invenção de diversos equipamentos, um dos quais é
Alternativas
Q933225 Física

A respeito de fenômenos ópticos e suas aplicações, julgue o seguinte item.


Na fluorescência molecular, a radiação emitida por uma amostra exposta à radiação ultravioleta continua a ocorrer, mesmo após a remoção da fonte de radiação.

Alternativas
Q920440 Física
Assinale a alternativa correta a respeito do efeito fotoelétrico.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: B
6: B
7: C
8: C
9: E
10: E
11: C
12: C
13: C
14: B
15: C
16: A
17: C
18: B
19: E
20: B