Questões de Concurso Sobre biomecânica e cinesiologia (marcha) em fisioterapia

Foram encontradas 828 questões

Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150755 Fisioterapia
Observe esta figura.
18.png (717×201)   NEUMANN, D.A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação. 3ª Ed. Rio de Janeiro: GEN, 2022. p. 645.
Caminhar é o resultado de uma série de movimentos cíclicos e a figura acima ilustra essa ação coordenada de movimento do corpo humano, que pode ser convenientemente caracterizada por uma descrição detalhada de sua unidade mais fundamental: o ciclo da marcha. Em relação à figura apresentada, é correto afirmar que
Alternativas
Q3146842 Fisioterapia
A educação postural em fisioterapia é um componente essencial na promoção da saúde e prevenção de lesões. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_)A "Postura Padrão" refere-se à postura média da população, sem considerar a eficiência biomecânica;
2.(_)Na vista lateral, o ponto de referência fixo para o alinhamento ideal está localizado atrás do maléolo externo;
3.(_)A postura correta minimiza os estresses e sobrecargas sofridas pelo sistema de apoio devido aos efeitos da gravidade.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3137470 Fisioterapia
A marcha escavante é um achado comum em pacientes com lesão do nervo fibular e pode ocorrer em decorrência de fraturas da perna, lesões superficiais do joelho, luxações em adução do joelho e, ainda, inadvertidamente, durante cirurgias do joelho, ou até mesmo na síndrome pós-unidade de terapia intensiva. Quais desses tratamentos fisioterapêuticos é mais indicado na recuperação funcional desse tipo de marcha?
Alternativas
Q3137469 Fisioterapia
A marcha ou deambulação é um tipo de locomoção de padrão bípede gerado pelo sistema sensório-motor. Na análise da marcha, é correto afirmar que o fisioterapeuta deverá considerar os seguintes aspectos biomecânicos, EXCETO:
Alternativas
Q3130683 Fisioterapia
A marcha que resulta da fraqueza dos abdutores do quadril associada à dificuldade de estabilização dessa musculatura com inclinação lateral excessiva, na qual o tronco é impulsionado lateralmente na tentativa de manter o centro de gravidade sobre o membro de apoio, é denominada
Alternativas
Q3130655 Fisioterapia
Seguido de uma fratura de quadril já consolidada, um paciente idoso apresenta um padrão de marcha com circundução na fase de oscilação, resultado de uma fraqueza de quais grupos musculares?
Alternativas
Q3127086 Fisioterapia
O sistema de polias pode ser usado efetivamente para assistir um membro comprometido na realização da Amplitude de Movimento (AVD). São características deste sistema:

I- É uma forma de assistência que deve ser usada apenas quando a atividade muscular for desejada.
II- Apolia deve ficar diretamente em cima da articulação que está se movendo.
III- O paciente pode ficar sentado, em pé ou em decúbito dorsal.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3123143 Fisioterapia
Os agachamentos parciais na parede são uma importante atividade para o paciente com fraqueza do quadríceps femoral. O agachamento parcial na parede é uma importante atividade preparatória para as transferências da posição sentada para a posição ortostática de modo independente e para subir escadas.

Com relação às recomendações para o agachamento parcial na parede a partir da posição ortostática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123142 Fisioterapia
A postura pode ser influenciada por hábitos errados que produzem maior tensão sobre as estruturas de suporte e quando ocorre um desequilíbrio do corpo sobre sua base de suporte, dando origem aos desvios posturais. A escoliose é um desses desvios posturais da coluna vertebral, caracterizado por uma curvatura lateral no plano frontal associado ou não à rotação dos corpos vertebrais nos planos axial e sagital, de múltiplas etiologias, sendo significante se mede mais de 10 graus.

Em um paciente com escoliose postural, os músculos comumente curtos e fortes são:
Alternativas
Q3109960 Fisioterapia
Os membros superiores fazem movimentos amplos e são responsáveis pela realização das tarefas diárias, já os inferiores sustentam o peso e auxiliam a caminhar. Com relação à biomecânica dos membros superiores e inferiores, analise os itens a seguir.
I. O ombro se trata de uma articulação complexa por apresentar cinco articulações: glenoumeral, esternoclavicular, acromioclavicular, coracoclavicular e escapuloclavicular.
II. O cotovelo é considerado uma articulação do tipo dobradiça e consiste em três articulações: umeroulnar, umerorradial e radioulnar proximal. Ela se responsabiliza por movimentos de extensão e flexão do cotovelo que ocorrem no plano sagital, já os movimentos de pronação e supinação do antebraço acontecem no plano transverso.
III. Durante o ciclo da marcha, o tornozelo realiza duas vezes a flexão plantar e a dorsiflexão.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Q3109956 Fisioterapia
Tendo em vista a Cinesiologia da coluna vertebral, analise os itens a seguir.
I. A coluna vertebral de um feto se difere dá de um adulto, apresentando uma única curvatura côncava.
II. A curvatura cervical começa a se desenvolver a partir do momento em que o bebê mantém a cabeça ereta no terceiro mês após seu nascimento. Já a curvatura lombar se desenvolve quando a criança aprende a sentar, levantar e andar
III. Quando a pessoa senta em uma cadeira sem apoio, a lordose lombar diminui e resulta em um aumento da pressão no disco intervertebral, pois ele se desloca do centro para a região posterior da vértebra.
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q3107887 Fisioterapia
Dentro do corpo, forças internas e externas geram torques através de um sistema de alavancas ósseas. De forma geral, uma alavanca é uma máquina simples formada por uma haste rígida apoiada em um ponto de pivô ou fixação. As forças mais predominantes nas alavancas musculoesqueléticas são geradas pelo músculo, pela gravidade e pelo contato físico com o ambiente. O ponto de pivô, ou fulcro, encontra-se na articulação. Com base nas informações dadas, qual a alternativa CORRETA?
Alternativas
Q3107882 Fisioterapia
Entre as mudanças anatômicas e fisiológicas que ocorrem com o envelhecimento, as alterações no sistema muscular têm grande importância funcional. Uma das mais evidentes é a redução da massa muscular, conhecida como sarcopenia. Com o passar dos anos, as fibras do tipo II vão diminuindo em número e em volume. São características das fibras do tipo IIB, EXCETO
Alternativas
Q3101296 Fisioterapia

Maria Paula, 19 anos, jogadora de vôlei, é atendida durante um jogo, devido a uma queda ao pular para tentar bloquear uma bola adversária. Ao cair no chão, sofreu uma torsão do tornozelo direito, que imediatamente edemaciou e limitou seus movimentos. No dia seguinte ao trauma, foi levada a uma clínica de fisioterapia usando muletas e uma bota ortopédica para estabilizar os movimentos do pé e tornozelo. A paciente ainda apresentava edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesado. Inicialmente a conduta fisioterapêutica consistiu em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente, e redução da lesão para permitir, a ela, apoiar o pé sem dor ou desconforto.

Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado(a) para este paciente, nessa fase,

Alternativas
Q3101291 Fisioterapia
A principal função dos membros inferiores é permitir que a pessoa fique de pé e deambule. Normalmente, a ação que os músculos dos membros inferiores realiza na caminhada é a chamada ciclo da marcha, que consiste em apenas um ciclo de balanço e apoio por membro inferior. A fase de apoio começa quando o calcâneo toca o solo e começa a sustentar todo o peso corpo e termina com a saída da parte anterior do pé. A fase de balanço começa depois da propulsão, quando os dedos saem do solo, e termina quando o calcâneo toca o solo. Sobre a ação dos músculos envolvidos nesse mecanismo da marcha fisiológica pode-se afirmar que
Alternativas
Q3099494 Fisioterapia

A principal função dos membros inferiores é permitir que a pessoa fique de pé e deambule. Normalmente, a ação que os músculos dos membros inferiores realiza na caminhada é a chamada ciclo da marcha, que consiste em apenas um ciclo de balanço e apoio por membro inferior. A fase de apoio começa quando o calcâneo toca o solo e começa a sustentar todo o peso corpo e termina com a saída da parte anterior do pé. A fase de balanço começa depois da propulsão, quando os dedos saem do solo, e termina quando o calcâneo toca o solo. Sobre a ação dos músculos envolvidos nesse mecanismo da marcha fisiológica pode-se afirmar que

Alternativas
Q3092610 Fisioterapia
Durante o exercício, os músculos sofrem pequenas lesões que são reparadas pelo organismo com reposição das fibras danificadas ou perdidas após o treino, o que promove a hipertrofia muscular. Qual tipo de fibra muscular predomina em um halterofilista?
Alternativas
Q3080882 Fisioterapia
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A cinesioterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza o movimento como principal ferramenta para a reabilitação e a manutenção da funcionalidade do corpo. Ela é amplamente aplicada em fisioterapia para tratar disfunções do aparelho locomotor, corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a mobilidade articular e promover a força, a flexibilidade e a coordenação motora. A cinesioterapia pode ser dividida em ativa e passiva, sendo a ativa realizada pelo próprio paciente e a passiva auxiliada pelo terapeuta. Seu objetivo é restaurar ou melhorar a qualidade dos movimentos e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes, sendo indicada para uma ampla gama de condições, como lesões musculoesqueléticas, pós-operatório de cirurgias ortopédicas, distúrbios neurológicos e doenças crônicas. A prescrição de exercícios cinesioterapêuticos deve ser individualizada, levando em consideração a condição física do paciente, o tipo de lesão e o objetivo terapêutico.

No que se refere à Cinesioterapia, julgue o próximo item:


As técnicas de mobilização passiva articular, utilizadas para melhorar os movimentos acessórios, são realizadas com movimentos de deslizamento das superfícies articulares dentro de uma amplitude específica e são classificadas em diferentes graus com base na amplitude e intensidade dos movimentos.

Alternativas
Q3080881 Fisioterapia
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A cinesioterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza o movimento como principal ferramenta para a reabilitação e a manutenção da funcionalidade do corpo. Ela é amplamente aplicada em fisioterapia para tratar disfunções do aparelho locomotor, corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a mobilidade articular e promover a força, a flexibilidade e a coordenação motora. A cinesioterapia pode ser dividida em ativa e passiva, sendo a ativa realizada pelo próprio paciente e a passiva auxiliada pelo terapeuta. Seu objetivo é restaurar ou melhorar a qualidade dos movimentos e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes, sendo indicada para uma ampla gama de condições, como lesões musculoesqueléticas, pós-operatório de cirurgias ortopédicas, distúrbios neurológicos e doenças crônicas. A prescrição de exercícios cinesioterapêuticos deve ser individualizada, levando em consideração a condição física do paciente, o tipo de lesão e o objetivo terapêutico.

No que se refere à Cinesioterapia, julgue o próximo item:


As mobilizações passivas articulares de Grau I e II são usadas para tratar limitações por dor e espasmo, com movimentos de pequena a média amplitude, enquanto as mobilizações de Grau III, IV e V são destinadas a tratar limitações mais severas, incluindo resistência e espasmo, com variações na amplitude e intensidade dos movimentos.

Alternativas
Q3080880 Fisioterapia
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A cinesioterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza o movimento como principal ferramenta para a reabilitação e a manutenção da funcionalidade do corpo. Ela é amplamente aplicada em fisioterapia para tratar disfunções do aparelho locomotor, corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a mobilidade articular e promover a força, a flexibilidade e a coordenação motora. A cinesioterapia pode ser dividida em ativa e passiva, sendo a ativa realizada pelo próprio paciente e a passiva auxiliada pelo terapeuta. Seu objetivo é restaurar ou melhorar a qualidade dos movimentos e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes, sendo indicada para uma ampla gama de condições, como lesões musculoesqueléticas, pós-operatório de cirurgias ortopédicas, distúrbios neurológicos e doenças crônicas. A prescrição de exercícios cinesioterapêuticos deve ser individualizada, levando em consideração a condição física do paciente, o tipo de lesão e o objetivo terapêutico.

No que se refere à Cinesioterapia, julgue o próximo item:


Os exercícios ativos não são recomendados para lesões de tecido no quadril, coxa, região inguinal, joelho, tornozelo e pé, nem para a reabilitação de fraturas, pois não são eficazes na recuperação desses tipos de lesões.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: D
6: B
7: D
8: D
9: C
10: D
11: D
12: E
13: E
14: C
15: A
16: A
17: B
18: C
19: C
20: E