Questões de Concurso Sobre eletroterapia em fisioterapia

Foram encontradas 409 questões

Q3280537 Fisioterapia
Caso clínico: Paciente sexo feminino, 19 anos de idade, jogadora de voleibol, é levada à clínica de fisioterapia usando órteses para o pé e tornozelo esquerdo. A jogadora apresenta sinais inflamatórios significativos, inchaço e dor aos movimentos de dorsoflexão e flexão plantar, com piora da dor ao apoio sobre o pé e tornozelo lesionado. Imediatamente o fisioterapeuta iniciou o tratamento para reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente, pensando em evoluir o tratamento com o objetivo de alcançar uma boa recuperação da lesão para que a paciente volte a jogar. Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, para essa paciente, nessa fase inicial, está(ão) indicado/a(s)
Alternativas
Q3273881 Fisioterapia
As técnicas fisioterapêuticas incluem o uso de terapia manual, exercícios terapêuticos e dispositivos de suporte para otimizar a recuperação do paciente. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A cinesioterapia é um recurso essencial na reabilitação, utilizando exercícios terapêuticos para restaurar a mobilidade e a força muscular.
(__)O uso de bandagens terapêuticas substitui completamente a necessidade de fortalecimento muscular, sendo suficiente para a recuperação funcional.
(__)A eletroestimulação neuromuscular pode ser utilizada para promover fortalecimento muscular e prevenir atrofia em pacientes imobilizados.
(__)A mobilização passiva é indicada para pacientes com limitação de movimento que não conseguem realizar exercícios ativos.

A sequência está correta em: 
Alternativas
Q3273879 Fisioterapia
A fisioterapia utiliza diferentes abordagens para tratar lesões musculoesqueléticas, neurológicas e circulatórias, buscando restaurar a funcionalidade do paciente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A crioterapia é uma técnica de terapia física que utiliza calor para aumentar a circulação sanguínea e reduzir espasmos musculares.
II.A eletroterapia é contraindicada em todos os casos de dor crônica, pois pode agravar o quadro álgico e dificultar a recuperação do paciente.
III.A fisioterapia neurológica emprega exercícios específicos para estimular a neuroplasticidade e melhorar a função motora em pacientes com lesões no sistema nervoso central.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3266177 Fisioterapia
O efeito do TENS, de acordo com a teoria das comportas, é a hiperestimulação das fibras tipo A, a fim de que ocorra o bloqueio da transmissão das fibras tipo C nas comportas do corno posterior da medula. A ocorrência de estímulos elétricos provoca a liberação de um neurotransmissor na substância gelatinosa, sendo responsável pelo fechamento do portão para a condução dolorosa, que é chamado de:
Alternativas
Q3266176 Fisioterapia
A corrente galvânica apresenta fluxo constante de elétrons em uma só direção, apresentando como característica a utilização de dois eletrodos com polaridades distintas, tais como, polo positivo (ânodo) e polo negativo (cátodo). Um dos efeitos fisiológicos que ocorre na pele sob o polo positivo é:
Alternativas
Q3266175 Fisioterapia
Os pulsos bifásicos simétricos são utilizados com objetivo de se promover analgesia e recrutamento muscular, sendo idênticos quanto aos seus formatos em ambas as fases, isso equivale tanto na sua amplitude como na duração do pulso. Podemos exemplificar a seguinte corrente excitomotora como bifásica simétrica:
Alternativas
Q3266174 Fisioterapia
O fenômeno que representa o tempo mínimo necessário que deve durar um estímulo elétrico para que ocorra a primeira resposta ou contração muscular de forma eficaz, sendo importante medida de estudo na eletrofisiologia, pois auxilia na duração ideal dos pulsos elétricos, é chamado de:
Alternativas
Q3266173 Fisioterapia
A resistência da pele constitui um dos obstáculos na passagem das correntes de baixa e de média frequências empregadas na eletroestimulação. Essa resistência é variável e depende de alguns fatores que possam tornar a estimulação elétrica mais confortável e efetiva, que são:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fisioterapia |
Q3256510 Fisioterapia

Avalie se as contraindicações para aplicação de correntes elétricas na reabilitação incluem:


I. marcapassos ou dispositivos eletrônicos implantados;

II. trombose venosa profunda;

III. infecções;

IV. lesões cutâneas.


Estão corretos os itens 

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fisioterapia |
Q3256509 Fisioterapia

Relacione cada recurso físico a seguir à descrição de seu principal efeito terapêutico.


1. Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS)

2. Estimulação Elétrica Funcional (FES)

3. Ultrassom terapêutico

4. Laser


( ) Efeitos térmicos que levam a relaxamento muscular e melhoria da elasticidade tecidual.

( ) Reduz a percepção da dor pela liberação de endorfinas e a modulação da condução nervosa.

( ) Absorvida pelo citocromo c oxidase, melhora o reparo do tecido e o metabolismo oxidativo celular.

( ) Facilita a realização de movimentos funcionais e ajuda a prevenir a atrofia muscular.


A relação correta, na ordem apresentada, é 

Alternativas
Q3240204 Fisioterapia
Na fisioterapia esportiva, o controle da dor e a prevenção de lesões são objetivos fundamentais. Sobre os princípios de intervenção na medicina do esporte, podemos afirmar:
Alternativas
Q3238538 Fisioterapia
A TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) é amplamente usada no manejo da dor.
Qual dos parâmetros a seguir está mais associado ao alívio imediato da dor aguda, utilizando frequências altas (> 50 Hz)?
Alternativas
Q3238533 Fisioterapia
A análise eletromiográfica (EMG) dinâmica é amplamente utilizada em laboratórios de marcha para identificar padrões musculares.
Qual dos seguintes fatores pode influenciar a interpretação de resultados eletromiográficos?
Alternativas
Q3236398 Fisioterapia
Sobre o uso da eletroestimulação funcional (FES) em pacientes com hemiparesia de predomínio braquial, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3221058 Fisioterapia

Sobre a eletroterapia na reabilitação musculoesquelética, analise as afirmativas:


I - A corrente russa é indicada para fortalecimento muscular, pois recruta fibras de contração rápida.


II - A corrente interferencial é amplamente utilizada para analgesia e redução de edema.


III - A TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) é eficaz para controle da dor por meio da modulação da via nociceptiva.


IV - A eletroestimulação neuromuscular substitui completamente o treino de força convencional para reabilitação muscular. Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q3219925 Fisioterapia
Diversos tipos de agentes eletrofísicos são utilizados a fim de prevenir as ulcerações e favorecer o processo de cicatrização das feridas. Dentre eles, destaca-se a estimulação elétrica. Sobre esta temática, avalie as assertivas a seguir.
I- A técnica de aplicação da estimulação elétrica para o tratamento de feridas pode ser mono ou bipolar, conforme o posicionamento dos eletrodos.
II- Como as correntes unidirecionais (polarizadas) apresentam polos fixos e a polaridade apresenta efeito distinto na estimulação do processo cicatricial, a maioria dos estudos tem utilizado a técnica monopolar. Nesta técnica, o eletrodo ativo é posicionado sobre a ferida e outro eletrodo, preferencialmente maior, considerado dispersivo, é posicionado adjacente ao eletrodo ativo, porém, na pele íntegra.
III- Se a ferida estiver relacionada com a osteomielite, a utilização da estimulação elétrica está contraindicada.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3213141 Fisioterapia
Em relação ao uso da eletroestimulação funcional (FES) no tratamento fisioterapêutico, qual das afirmações é correta?
Alternativas
Q3209270 Fisioterapia
As contraindicações para a utilização de terapias por ondas de choque radiais incluem:
Alternativas
Q3203554 Fisioterapia
Qual dessas técnicas é mais indicada para tratar uma disfunção temporomandibular? 
Alternativas
Q3197310 Fisioterapia
A utilização da eletroestimulação, associada à resistência funcional mecânica ou manual, tem como objetivo promover a recuperação da força e o volume de massa muscular que foi perdido após um longo período de imobilização. Essa técnica está indicada no seguinte caso:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: D
5: B
6: A
7: C
8: B
9: E
10: D
11: B
12: B
13: A
14: D
15: A
16: E
17: D
18: E
19: A
20: B