Questões de Concurso
Sobre eletroterapia em fisioterapia
Foram encontradas 372 questões
Sobre a eletroterapia na reabilitação musculoesquelética, analise as afirmativas:
I - A corrente russa é indicada para fortalecimento muscular, pois recruta fibras de contração rápida.
II - A corrente interferencial é amplamente utilizada para analgesia e redução de edema.
III - A TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) é eficaz para controle da dor por meio da modulação da via nociceptiva.
IV - A eletroestimulação neuromuscular substitui completamente o treino de força convencional para reabilitação muscular. Estão corretas as afirmativas:
I- A técnica de aplicação da estimulação elétrica para o tratamento de feridas pode ser mono ou bipolar, conforme o posicionamento dos eletrodos.
II- Como as correntes unidirecionais (polarizadas) apresentam polos fixos e a polaridade apresenta efeito distinto na estimulação do processo cicatricial, a maioria dos estudos tem utilizado a técnica monopolar. Nesta técnica, o eletrodo ativo é posicionado sobre a ferida e outro eletrodo, preferencialmente maior, considerado dispersivo, é posicionado adjacente ao eletrodo ativo, porém, na pele íntegra.
III- Se a ferida estiver relacionada com a osteomielite, a utilização da estimulação elétrica está contraindicada.
É CORRETO o que se afirma em:
Acerca da utilização de recursos fisioterapêuticos na prática clínica, julgue o seguinte item.
Considere que um paciente esteja em pós-operatório de reconstrução de LCA. Nesse caso, o TENS, por estimular neurônios sensitivos, facilitaria a transmissão do impulso motor, e ainda permitiria o relaxamento da musculatura antagonista, podendo o fisioterapeuta trabalhar sobre a amplitude de movimento em uma condição de maior analgesia.
I. A estimulação elétrica funcional (FES) é utilizada para promover contrações musculares em pacientes com lesão neurológica, com o objetivo de recuperar funções motoras.
II. O ultrassom terapêutico é amplamente utilizado na reabilitação de lesões musculoesqueléticas, com efeitos comprovados de aumento da circulação e redução da inflamação.
III. A terapia com TENS (estimulação elétrica transcutânea) é indicada principalmente para controle de dor neuropática, sendo contraindicada em casos de dor musculoesquelética.
Assinale a alternativa correta:
Com relação às indicações, contraindicações e / ou precauções para o uso da eletroterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. A estimulação elétrica deve ser utilizada com cautela na presença de obesidade. O tecido adiposo é um isolante elétrico e, geralmente, a estimulação não é bem tolerada. Muitas vezes, são necessários níveis de corrente maiores do que o normal para alcançar o efeito fisiológico desejado.
II. A estimulação elétrica neuromuscular usada para reeducação muscular, redução da espasticidade, redução do ritmo de atrofia e fortalecimento muscular.
III. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) de baixa frequência efetiva no tratamento da leso aguda do tecido mole, mas deve-se tomar cuidado para evitar contrações musculares indesejadas. Outras indicações para o TENS de baixa frequência incluem o tratamento da dor associada a leses musculoesqueléticas, dor pós-operatória e condições inflamatórias.
Estão corretas as afirmativas
Qual das opções a seguir NÃO corresponde a uma aplicação clínica correta da eletroterapia?