Questões de Concurso Sobre fisioterapia cardiovascular em fisioterapia

Foram encontradas 673 questões

Q3155686 Fisioterapia
Na fisioterapia respiratória de pacientes pós-cirurgia cardíaca, é comum a presença de complicações como a redução da capacidade vital e o desenvolvimento de atelectasias. Um estudo controlado randomizado aponta que a utilização de ventilação não invasiva (VNI) associada a técnicas de mobilização precoce pode reduzir significativamente o tempo de internação e as complicações respiratórias. Considerando a aplicabilidade clínica dessas intervenções, analise as proposições e assinale a mais apropriada para um paciente submetido a uma revascularização do miocárdio:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150759 Fisioterapia
A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) acomete a perfusão tecidual resultando em um desiquilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio e outros nutrientes nos tecidos irrigados pelas artérias afetadas. Apresenta maior probabilidade de ocorrência no sexo masculino e idades inferiores a 45 anos. Em relação aos efeitos da reabilitação voltada para o tratamento da DAOP, marque (V) verdadeiro ou (F) falso.

( ) Aumento da liberação de óxido nítrico e redução da obesidade.
( ) Diminuição da percepção do esforço e da dispneia.
(  ) Melhora da viscosidade sanguínea e filtrabilidade.
( ) Diminuição da vasodilatação dependente do endotélio e desequilíbrio da acilcarnitina muscular.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150758 Fisioterapia
Em relação ao teste de esforço submáximo que fornece a base de dados da qual a hemodinâmica e as consequências funcionais da doença cardíaca do paciente podem ser avaliadas e que, geralmente, é o procedimento final da avaliação definitiva da reabilitação Fase I, é correto afirmar que
Alternativas
Q3144494 Fisioterapia
O edema agudo cardiogênico é a emergência cardiológica mais frequente nas instituições. As literaturas sugerem CPAP como modalidade ventilatória para esses pacientes. Assinale a alternativa que apresenta um efeito fisiológico do CPAP.
Alternativas
Q3144493 Fisioterapia
São consideradas contraindicações absolutas para realizar exercício físico (reabilitação cardiovascular), EXCETO:
Alternativas
Q3144489 Fisioterapia
Segundo Santos-de-Araújo et al. (2021) em seu estudo de revisão sistemática, o(a) ________________ pode ser uma opção de treinamento capaz de gerar incrementos na população com insuficiência cardíaca, também apresentando benefícios na _______________ de pacientes que apresentam limitação ao exercício.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3144486 Fisioterapia
Sobre a reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3142017 Fisioterapia
Em que condição se observa aumento anormal na concentração de noradrenalina plasmática, tanto em exercício como em repouso?
Alternativas
Q3130682 Fisioterapia
O volume sistólico final (VSF) é a quantidade de sangue
Alternativas
Q3130680 Fisioterapia
Pacientes internados no ambiente hospitalar apresentam, frequentemente, alterações funcionais prévias ou adquiridas após internação prolongada. Em especial, nas unidades de terapia intensiva (UTI), é fundamental que o fisioterapeuta busque identificar e quantificar essas alterações funcionais. O teste muscular manual (TMM) é uma forma que envolve inspeção, palpação e aplicação de força pelo examinador para determinar a força da ação muscular. São consideradas abordagens para o TMM, como o escore do Medical Research Council (MRC) que avalia os grupos musculares, respectivamente,
Alternativas
Q3130677 Fisioterapia

Observe a figura a seguir.  



Q44.png (448×86)

Disponível em: <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/eletrocardiografiapara-fisioterapeutas-intensivistas>. Acesso em: 29 out. 2024.



O eletrocardiograma (ECG) avalia a atividade elétrica cardíaca, sendo útil para determinação de diagnóstico e acompanhamento durante alguma terapêutica específica. Com base nisso, a correta interpretação de ondas e segmentos é fundamental para o fisioterapeuta detectar situações de anormalidade. No ECG, qual é a arritmia?

Alternativas
Q3130661 Fisioterapia
A prescrição da intensidade do treinamento físico aeróbico na reabilitação cardiovascular pode ser feita baseada em diferentes critérios, entre eles a frequência cardíaca de reserva (FCR) proposta por Karvonen. Considerando-se um paciente que realizou um teste ergométrico máximo em esteira ergométrica, apresentou FC repouso= 60 bpm e FC máxima= 130 bpm e será inserido na fase 3 de reabilitação cardiovascular intensidade de 50 a 80% da FC max, a zona alvo de FC de treinamento nesse caso é
Alternativas
Q3130660 Fisioterapia
O exercício físico é considerado um dos pilares do cuidado ao paciente com Diabetes Mellitus (DM), juntamente com os hábitos alimentares e a medicação. Seu impacto positivo tem sido apresentado em diversos estudos, tanto na prevenção quanto no tratamento secundário. A abordagem fisioterapêutica nesta população é de fundamental importância por meio de modalidades específicas que consistem em
Alternativas
Q3127096 Fisioterapia
Na fase 1 do programa de reabilitação cardiovascular, é comum encontrarmos pacientes receptivos às mudanças no estilo de vida, pois estão vulneráveis e, por vezes, assustados devido à ocorrência de uma manifestação cardíaca. É CORRETO afirmar que nesta fase: 
Alternativas
Q3127095 Fisioterapia
O sistema cardiovascular é capaz de responder de forma rápida às alterações que o organismo sofre quando sai do repouso para uma atividade. Dentre as respostas, tem-se:

I- A frequência cardíaca diminui durante a realização de exercício físico, devido ao consumo elevado de oxigênio.

II- O volume de ejeção aumenta durante um treinamento físico aeróbico em relação ao período de repouso.

III- No exercício aeróbico, a pressão arterial sistólica diminui, devido à elevação do débito cardíaco, e a pressão arterial diastólica se eleva, devido à vasodilatação local.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3127087 Fisioterapia
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo para a organização e documentação de informações sobre funcionalidade e incapacidade, que pode ser usada de várias formas em diversos campos de aplicação, dentre eles:

I- Prática clínica: a CIF é relevante para muitas atividades na prática clínica, como a consideração de saúde e funcionalidade, estabelecimento de metas, avaliação de resultados de tratamentos, comunicação com colegas ou a pessoa envolvida.

II- Serviços de suporte e benefício de prestação continuada: o modelo e a classificação da CIF podem dar suporte à avaliação de elegibilidade, planejamento de serviços e dados baseados em sistemas gerados por processos administrativos.

III- Políticas e programas: a CIF dá suporte a um pensamento claro e conceitual sobre as políticas relacionadas à incapacidade e à saúde em um nível mediano.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3123141 Fisioterapia
Os pacientes comumente são submetidos a um teste de estresse máximo (teste de tolerância ao exercício) limitado pelos sintomas em 4 a 6 semanas após o infarto do miocárdio (IAM). Com base nos resultados dos testes, positivo ou negativo para isquemia, é feita uma prescrição de exercícios.
Com relação à prescrição de exercícios após o IAM na fase II da reabilitação cardíaca, analise as afirmativas a seguir.

I. Se um paciente apresentar um resultado positivo no teste de tolerância ao exercício, a prescrição de atividade física deverá manter a demanda de oxigênio para o miocárdio acima do limiar isquêmico do paciente durante o treino aeróbio.
II. Para um resultado negativo no teste de tolerância ao exercício, uma prescrição comum de atividade física seria de 70 a 85% do pico atingido no teste, ou seja, da frequência cardíaca máxima.
III. Dependendo do limiar isquêmico do paciente, é importante realizar a mensuração clínica da demanda de oxigênio para o miocárdio por meio do produto de frequência e pressão (PFP = FC × PAS). Uma medida de segurança consiste na prescrição de exercícios que não ultrapasse 90% do PFP.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3109965 Fisioterapia
A fisioterapia utiliza várias modalidades para a reabilitação de pacientes com doença coronariana. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.
I. A mudança dos hábitos de vida (tabagismo, estresse, dieta) e o treinamento físico reduz a mortalidade por causa cardíaca.
II. Os benefícios da reabilitação incluem: a redução da frequência cardíaca, da pressão arterial sistólica e da concentração de catecolaminas; a redução da demanda de oxigênio em determinadas intensidades de esforço; a melhora do limiar de angina; e a melhora da capacidade funcional.
III. São contraindicações absolutas para a reabilitação cardíaca são: bloqueio atrioventricular de primeiro grau, tromboembolismo recente, fibrilação atrial em tratamento, sobrecarga atrial esquerda, enfermidade sistêmica aguda ou febre, embolia pulmonar ou sistêmica recente.
Estão CORRETOS os itens: 
Alternativas
Q3099493 Fisioterapia
Paciente idoso, 84 anos, com sequela de AVE isquêmico, procura por atendimento médico no ambulatório de neurologia do Hospital João XXIII em Belo Horizonte. Foi atendido por um grupo de acadêmicos e pelo preceptor neurologista. Ao exame neurológico, apresentou hemiparesia à direita, perda sensitiva na face e no braço direito, hemianopsia homônima contralateral e afasia. O caso clínico se refere à oclusão da artéria que irriga o hemisfério dominante desse paciente.
Analise as alternativas a seguir e marque a que corresponde à artéria acometida.  
Alternativas
Q3092600 Fisioterapia
Diante de uma parada cardiorrespiratória (PCR), imediatamente foi iniciada a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), seguindo o algoritmo de PCR em adultos. Após o fornecimento de oxigênio e a colocação do monitor, verificou-se que o ritmo era chocável. Quais são os ritmos chocáveis em uma PCR?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: A
6: A
7: B
8: B
9: C
10: B
11: A
12: A
13: C
14: A
15: E
16: A
17: C
18: A
19: D
20: A