Questões de Concurso Sobre fisioterapia em geriatria em fisioterapia

Foram encontradas 371 questões

Q3184386 Fisioterapia
Sarcopenia é uma síndrome que se caracteriza pela perda gradual e generalizada de massa e força muscular esquelética, que ocorre com o envelhecimento. É uma condição comum que pode comprometer o desempenho físico e a qualidade de vida da pessoa idosa. Sobre a sarcopenia é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q3179075 Fisioterapia
A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento de síndromes geriátricas e nos cuidados paliativos, buscando aliviar sintomas, melhorar a qualidade de vida e preservar a funcionalidade dos pacientes. O tratamento deve ser adaptado às necessidades específicas de cada paciente, considerando a gravidade das condições e os objetivos terapêuticos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a fisioterapia em síndromes geriátricas e cuidados paliativos.
Alternativas
Q3179074 Fisioterapia
A fisioterapia geriátrica é voltada para o cuidado e a reabilitação de idosos, visando melhorar a mobilidade, prevenir quedas, aliviar dores e promover a qualidade de vida. A avaliação geriátrica deve abordar aspectos físicos, cognitivos e funcionais, garantindo que as necessidades individuais de cada paciente sejam atendidas de forma eficaz.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a fisioterapia geriátrica e os cuidados com o idoso.
Alternativas
Q3177608 Fisioterapia
Idosos muitas vezes podem ter alteração no equilíbrio, necessitando de maior atenção na avaliação fisioterapêutica. Para isso, há inúmeros meios de avaliar o equilíbrio e direcionar o atendimento. Em relação à avaliação de equilíbrio, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O equilíbrio estático pode ser avaliado com o teste de Romberg.
( ) O equilíbrio reativo pode ser avaliado pela observação do paciente abrir portas ou erguer objetos.
( ) O equilíbrio dinâmico pode ser avaliado com o paciente realizando transições posturais ou atividades funcionais.
( ) O equilíbrio antecipatório pode ser avaliado pela observação das respostas do paciente a empurrões.

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3177606 Fisioterapia
Sobre o teste Timed-Up-and-Go (TUG), qual das alternativas abaixo descreve corretamente a sua realização?
Alternativas
Q3177583 Fisioterapia
As quedas representam grande potencial de ________ para a pessoa idosa. Para isso, é adequado investigar e incorporar ao atendimento fisioterapêutico estratégias motoras de controle do equilíbrio. A estratégia do quadril para controle do equilíbrio serve para perturbações externas ______ e/ou amplas ou para movimentos em que o centro de gravidade esteja próximo ao limite de estabilidade. A estratégia de quadril usa a flexão ou extensão do quadril para mover o centro de ________ dentro da base de apoio.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3168337 Fisioterapia
Como promover a saúde e a qualidade de vida em idosos, considerando as principais alterações biológicas relacionadas ao envelhecimento?
Alternativas
Q3165788 Fisioterapia
A fisioterapia em geriatria tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, prevenir quedas, promover a mobilidade e tratar condições associadas ao envelhecimento. Com base nas abordagens terapêuticas utilizadas na fisioterapia geriátrica, assinale a alternativa correta.

I. A fisioterapia em geriatria deve ser sempre focada apenas na reabilitação de doenças musculoesqueléticas, sem levar em consideração as comorbidades que frequentemente acompanham o envelhecimento.
II. O fortalecimento muscular e o treinamento de equilíbrio são intervenções fundamentais na fisioterapia geriátrica, já que ajudam na prevenção de quedas e na melhoria da mobilidade.
III. A prática regular de exercícios aeróbicos não é indicada para idosos, pois pode sobrecarregar o sistema cardiovascular e não oferece benefícios à saúde.
IV. A fisioterapia respiratória pode ser útil em idosos com doenças pulmonares crônicas, como DPOC, ajudando na melhora da ventilação e capacidade respiratória.
V. A terapia ocupacional é uma abordagem que deve ser evitada na fisioterapia geriátrica, pois não contribui para a melhora da mobilidade funcional dos idosos.
VI. A avaliação geriátrica funcional deve incluir aspectos relacionados à capacidade de realizar atividades da vida diária, para ajustar o plano de tratamento de forma individualizada.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3162777 Fisioterapia
No contexto da fisioterapia geriátrica, um paciente com diagnóstico de sarcopenia apresenta perda acentuada de massa muscular e força, dificultando suas atividades diárias. Qual estratégia deve ser adotada para otimizar sua recuperação? 
Alternativas
Q3162772 Fisioterapia
Um paciente idoso, com histórico de osteoartrite de joelho avançada, relata dificuldade significativa para caminhar devido à dor intensa e limitação funcional. Durante a avaliação fisioterapêutica, quais intervenções iniciais são mais indicadas para reduzir os sintomas e melhorar a mobilidade? 
Alternativas
Q3162770 Fisioterapia
Em uma sessão de fisioterapia domiciliar, um paciente idoso com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) relata dificuldade para realizar tarefas simples, como vestir-se e preparar refeições, devido à dispneia. Qual estratégia deve ser implementada pelo fisioterapeuta para melhorar a capacidade funcional desse paciente?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150769 Fisioterapia
Conforme afirmam Montero-Odasso et al, 2021, “quedas são mais prováveis para adultos mais velhos com maior gravidade de fragilidade e entre aqueles que vivem em casas de repouso. As consequências das quedas incluem lesões, fraturas, problemas de mobilidade, depressão, perda de independência, e um fardo econômico substancial para os sistemas de saúde. Quedas e suas lesões concomitantes representam um fenômeno mundial. Consequentemente, várias sociedades e organizações médicas em diferentes países criaram diretrizes de prática clínica para prevenção e gerenciamento de quedas.”
Estudos apontam a associação entre queda e as consequências da osteoartrite de quadril. Considerando o tratamento fisioterapêutico do paciente com osteoartrite de quadril, são intervenções indicadas, exceto:
Alternativas
Q3144463 Fisioterapia
De acordo com as Diretrizes para o Cuidado das Pessoas Idosas no SUS (2014), assinale a alternativa INCORRETA sobre o cuidado da pessoa idosa e a estratificação de risco.
Alternativas
Q3133741 Fisioterapia
Na fisioterapia em geriatria, é fundamental ajustar o exercício às limitações dos pacientes. Um dos objetivos principais da fisioterapia para idosos é:
Alternativas
Q3133737 Fisioterapia
Em pacientes geriátricos, o tratamento fisioterapêutico com cinesioterapia é uma abordagem fundamental para melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade geral. À medida que envelhecemos, o corpo passa por alterações naturais que podem afetar a força muscular, a mobilidade, a coordenação e o equilíbrio, além de aumentar o risco de quedas e fraturas. Em pacientes geriátricos, o tratamento fisioterapêutico com cinesioterapia tem como foco principal:
Alternativas
Q3130654 Fisioterapia
O índice de Lawton e Brody ou apenas escala de Lawton é o complexo de questões mais utilizado para avaliar a autonomia do idoso. No teste, o idoso é interrogado a respeito de afazeres como: utilização do telefone, realização de compras, preparação das refeições, utilização de meios de transporte, manejo da medicação, responsabilidade de assuntos financeiros, entre outros. A escala referida é
Alternativas
Q3127091 Fisioterapia
Vários mecanismos e fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da sarcopenia. CORRETA:
Alternativas
Q3109969 Fisioterapia
Com relação às mudanças morfofisiológicas sistêmicas no envelhecimento, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3102765 Fisioterapia
Uma paciente idosa apresenta quadro de incontinência urinária de esforço. Durante a avaliação fisioterapêutica inicial, qual metodologia é mais indicada para avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico e identificar possíveis déficits?
Alternativas
Q3102762 Fisioterapia
Na avaliação fisioterapêutica de idoso (82 anos) com sarcopenia grave segundo critérios EWGSOP2, identificou-se: força de preensão palmar = 18kgf, SPPB = 6 pontos, velocidade de marcha = 0,6m/s e DEXA evidenciando massa muscular apendicular = 5,2kg/m². O programa de reabilitação deve priorizar:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: B
5: A
6: B
7: B
8: B
9: C
10: B
11: A
12: B
13: B
14: D
15: A
16: D
17: B
18: A
19: D
20: E