Questões de Concurso
Comentadas sobre fisioterapia em geriatria em fisioterapia
Foram encontradas 348 questões
I. A fisioterapia em geriatria deve ser sempre focada apenas na reabilitação de doenças musculoesqueléticas, sem levar em consideração as comorbidades que frequentemente acompanham o envelhecimento.
II. O fortalecimento muscular e o treinamento de equilíbrio são intervenções fundamentais na fisioterapia geriátrica, já que ajudam na prevenção de quedas e na melhoria da mobilidade.
III. A prática regular de exercícios aeróbicos não é indicada para idosos, pois pode sobrecarregar o sistema cardiovascular e não oferece benefícios à saúde.
IV. A fisioterapia respiratória pode ser útil em idosos com doenças pulmonares crônicas, como DPOC, ajudando na melhora da ventilação e capacidade respiratória.
V. A terapia ocupacional é uma abordagem que deve ser evitada na fisioterapia geriátrica, pois não contribui para a melhora da mobilidade funcional dos idosos.
VI. A avaliação geriátrica funcional deve incluir aspectos relacionados à capacidade de realizar atividades da vida diária, para ajustar o plano de tratamento de forma individualizada.
Assinale a alternativa correta:
Estudos apontam a associação entre queda e as consequências da osteoartrite de quadril. Considerando o tratamento fisioterapêutico do paciente com osteoartrite de quadril, são intervenções indicadas, exceto:
O senhor Paulo César, 87 anos de idade, hipertenso e diabético, aposentado há 10 anos, cansado de ficar hipoativo em casa, resolveu ocupar o seu tempo livre com atividades físicas. Devido a seu declínio funcional na última década, vem apresentando dificuldade para realizar exercícios como uma simples caminhada no fim de tarde. Cansado pelo insucesso das tentativas com as atividades físicas, resolveu procurar um fisioterapeuta para acompanhá-lo nas atividades físicas. Antes de prescrever os exercícios, o fisioterapeuta realizou uma avaliação física e constatou medidas antropométricas alteradas e atrofia e fraqueza muscular, sugestivos de uma sarcopenia secundária.
Sobre o caso são feitas as seguintes afirmativas.
I- A sarcopenia apresentada pelo paciente associa-se a maior risco de fragilidade, quedas, fraturas, síndrome de imobilidade e da necessidade de hospitalização e todos os seus agravos.
II- A sarcopenia secundária é uma situação infrequente nos idosos, pois, na maioria das vezes, o que se observa é o agravamento da perda da massa e da função musculares com a idade por fatores primários, como nutrição, inatividade física e doenças crônicas.
III- O estilo de vida da última década do paciente (sedentarismo, e descondicionamento físico), somados ao envelhecimento muscular, contribui para a progressiva perda da massa muscular.
IV- O idoso com 87 anos de idade está mais propenso a múltiplas doenças crônicas, uma delas, a sarcopenia. Ela é geralmente multifatorial, somando-se a causa primária (envelhecimento) às causas secundárias (estilo de vida, nutrição, doenças crônicas).
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Paciente idoso, 84 anos, com sequela de AVE isquêmico, procura por atendimento médico no ambulatório de neurologia do Hospital João XXIII em Belo Horizonte. Foi atendido por um grupo de acadêmicos e pelo preceptor neurologista. Ao exame neurológico, apresentou hemiparesia à direita, perda sensitiva na face e no braço direito, hemianopsia homônima contralateral e afasia. O caso clínico se refere à oclusão da artéria que irriga o hemisfério dominante desse paciente.
Analise as alternativas a seguir e marque a que corresponde à artéria acometida.
I. O objetivo principal da Fisioterapia Gerontológica é preservar a função motora do idoso, promovendo o adiamento da instalação de incapacidades decorrentes do envelhecimento e/ou reabilitar o idoso de forma funcional, dentro de suas heterogeneidades e especificidades. potencialidades.
II. Dentre os benefícios da Fisioterapia Gerontológica, podem-se citar: redução do risco de quedas, melhora da condição cardiorrespiratória, melhora do equilíbrio, aumento da força muscular e manutenção da flexibilidade de mobilidade.
III. Na faixa etária acima de 65 anos alguns cuidados domiciliares devem ser tomados com relação ao risco de quedas, como, por exemplo, adequação da iluminação, nivelamento dos desníveis, retirada de tapetes, colocação de barras de apoio e segurança.
Estão corretos os itens: