Questões de Concurso Comentadas sobre fisioterapia em geriatria em fisioterapia

Foram encontradas 335 questões

Q3033739 Fisioterapia
Um paciente de 70 anos foi admitido no hospital após uma queda que resultou em fratura de fêmur proximal. Após a cirurgia de osteossíntese, ele apresenta grande diminuição da mobilidade e dor intensa no membro afetado. Qual abordagem fisioterapêutica inicial é mais indicada para a reabilitação funcional desse paciente? 
Alternativas
Q3033736 Fisioterapia
Um paciente de 62 anos, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), apresenta fraqueza progressiva em membros inferiores, disfunção respiratória leve e fadiga muscular. Considerando o estágio da doença, qual intervenção fisioterapêutica é mais recomendada para preservar a função respiratória e a mobilidade?  
Alternativas
Q3033732 Fisioterapia
Em um cenário de pós-operatório de revascularização miocárdica, o paciente de 68 anos desenvolveu atelectasia lobar no pulmão direito e apresenta saturação de oxigênio reduzida. Qual técnica fisioterapêutica deve ser priorizada para melhorar a expansão pulmonar e a troca gasosa? 
Alternativas
Q3033729 Fisioterapia
Um paciente de 72 anos, submetido à artroplastia total de joelho, apresenta déficit de extensão ativa do joelho e dor persistente durante a deambulação com andador. Qual a intervenção fisioterapêutica mais adequada na fase pós-operatória inicial? 
Alternativas
Q3033726 Fisioterapia
Um paciente de 65 anos, com histórico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e obesidade grau II, foi internado na UTI devido a uma descompensação da ICC. Após a estabilização hemodinâmica, a equipe de fisioterapia é chamada para iniciar a reabilitação precoce. Qual a abordagem inicial mais adequada, considerando as comorbidades e o estado clínico do paciente? 
Alternativas
Q3032736 Fisioterapia
Um paciente com 80 anos foi encaminhado para fisioterapia com o objetivo de minimização dos impactos que o processo de envelhecimento pode acarretar para a composição corporal e o sistema musculoesquelético.
Sobre as alterações fisiológicas do envelhecimento especificamente nesses sistemas, é correto afirmar que a perda de massa muscular se caracteriza pela não uniformidade, sendo:
Alternativas
Q3032733 Fisioterapia
Um paciente de 60 anos, ex-tabagista, apresentando perda de peso nos últimos quatro meses, tosse, dispneia, disfagia e rouquidão, teve diagnóstico de câncer de pulmão e foi encaminhado para a fisioterapia com o seguinte estadiamento do tumor – estágio IIIA: T3 N1 M0.
Na classificação TNM, os elementos T, N e M referem-se, respectivamente, a: 
Alternativas
Q3032732 Fisioterapia
Em pacientes idosos, um programa de exercícios que se proponha a estimular a função cerebral com treinos de exercícios com multicomponentes deve conter:
Alternativas
Q3032731 Fisioterapia
A ferramenta que pode ser utilizada para avaliação do equilíbrio em pacientes idosos, seja na comunidade, em hospitais ou em instituições de longa permanência, e que compreende 14 tarefas que representam atividades funcionais da vida diária, é a: 
Alternativas
Q3032729 Fisioterapia
Um paciente com 68 anos, hipertenso, obeso e diabético, apresenta dor precordial com irradiação para a mandíbula. A principal suspeita é a de que esteja evoluindo com um infarto agudo do miocárdio (IAM), em razão da condição clínica e de fatores de risco.
Para determinação do diagnóstico, devem ser solicitados: 
Alternativas
Q3032725 Fisioterapia
Um paciente de 66 anos, diagnosticado com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER), fração de ejeção de 40%, é encaminhado para fisioterapia cardiovascular. Ele apresenta capacidade funcional limitada e dispneia aos médios esforços.
Em virtude das respostas cardiovasculares durante a realização do treinamento resistido, deve-se evitar que esse paciente realize a manobra de:
Alternativas
Q3032724 Fisioterapia
Em uma avaliação de rotina de um paciente idoso para mensuração de declínio funcional, o fisioterapeuta submeteu o paciente à realização do Short Physical Performance Battery (SPPB).
As três principais variáveis avaliadas pelo SPPB são:
Alternativas
Q3032723 Fisioterapia
Em uma consulta de fisioterapia respiratória, um paciente idoso com diagnóstico de pneumonia lobar está sendo submetido à drenagem postural.
O principal objetivo dessa técnica é:
Alternativas
Q3028925 Fisioterapia
Uma paciente de 82 anos procurou o serviço de fisioterapia devido a dor intensa ao tentar encostar o dorso da mão sobre as vertebras dorsais. Suspeitando de lesão de manguito rotador, o fisioterapeuta solicitou a realização ativa da rotação externa contra resistência com o ombro abduzido a 90º e o cotovelo fletido a 90º. A paciente respondeu com dor e redução da força durante o movimento. A partir dessas informações, podemos afirmar que o fisioterapeuta estava testando o músculo:
Alternativas
Q3028914 Fisioterapia
Considere as seguintes informações clínicas: paciente idoso, 79 anos, no terceiro dia pós-operatório de gastrectomia, apresenta áreas de atelectasias de lobo inferior em hemitórax esquerdo no exame radiográfico. O paciente está lúcido, orientado e colaborativo; frequência respiratória de 23 incursões por minuto em ar ambiente; oximetria de pulso em 95%; e estabilidade hemodinâmica. A ausculta pulmonar apresenta-se com diminuição do murmúrio vesicular nas bases, sem ruídos adventícios. A terapêutica mais adequada para esse paciente são as técnicas: 
Alternativas
Q3027469 Fisioterapia
A fisioterapia geriátrica desempenha um papel crucial na prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares, promovendo a mobilidade, a resistência física e a qualidade de vida dos idosos. A partir disso, qual valvulopatia é a mais prevalente em indivíduos idosos?
Alternativas
Q3019646 Fisioterapia
É um teste utilizado para avaliar o risco de quedas em idosos. O teste consiste em levantar de uma cadeira, caminhar até uma linha reta a 3 metros de distância, virar, caminhar de volta e sentar-se novamente. Quanto menor o tempo utilizado melhor é o desempenho no teste. Qual teste está descrito acima:
Alternativas
Q3017960 Fisioterapia
Geriatria: Fisioterapia Preventiva, Curativa e Reabilitadora Um idoso em Queimadas, PB, com histórico de quedas frequentes é encaminhado para fisioterapia. O fisioterapeuta deve elaborar um plano de reabilitação que vise à prevenção de novas quedas e à manutenção da independência funcional. Considere as afirmativas abaixo:

1. A avaliação do equilíbrio e da marcha deve ser uma prioridade para identificar os fatores de risco de quedas.

2. Exercícios de fortalecimento muscular dos membros inferiores são essenciais para melhorar a estabilidade postural e reduzir o risco de quedas.

3. A fisioterapia deve incluir a reeducação proprioceptiva para melhorar a percepção corporal e a resposta motora a estímulos externos.

4. O uso de dispositivos auxiliares de marcha, como bengalas e andadores, é contra indicado, pois pode levar à dependência funcional.

5. A terapia ocupacional é necessária para adaptar o ambiente doméstico, reduzindo os riscos de quedas.


Alternativas:
Alternativas
Q3017945 Fisioterapia
Análise da Marcha
Uma paciente idosa em Queimadas, PB, com diagnóstico de osteoartrite de joelho, apresenta marcha antálgica. O fisioterapeuta decide realizar uma análise da marcha para identificar as limitações funcionais e planejar o tratamento.
Considere as afirmativas abaixo:

1. A marcha antálgica é caracterizada por um tempo de apoio reduzido no membro dolorido, para minimizar a carga sobre a articulação afetada.

2. A análise da marcha deve incluir a avaliação da cadência, comprimento do passo e largura da base de apoio, parâmetros que podem estar alterados em pacientes com osteoartrite de joelho.

3. O uso de órteses de joelho pode ajudar a redistribuir as forças articulares e aliviar a dor durante a marcha em pacientes com osteoartrite.

4. A reeducação da marcha deve incluir o fortalecimento dos músculos periarticulares do joelho e a mobilização articular para melhorar a amplitude do movimento.

5. Em casos de osteoartrite avançada, a reeducação da marcha é frequentemente ineficaz e a cirurgia é a única opção de tratamento.

Alternativas:
Alternativas
Q3017936 Fisioterapia
Geriatria: Fisioterapia Preventiva, Curativa e Reabilitadora Uma idosa em Queimadas, PB, apresenta osteoporose severa e foi encaminhada para fisioterapia para prevenção de fraturas e manutenção da massa óssea.
Considere as afirmativas abaixo:

1. Exercícios de resistência com peso são eficazes para aumentar a densidade mineral óssea em pacientes com osteoporose.
2. O treinamento de equilíbrio deve ser integrado ao plano de reabilitação para prevenir quedas, que podem resultar em fraturas.
3. A hidroterapia é contraindicada para pacientes com osteoporose devido ao risco de fraturas por compressão.
4. A suplementação de cálcio e vitamina D deve ser combinada com o programa de exercícios para otimizar os benefícios da fisioterapia.
5. A fisioterapia deve incluir exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade e reduzir o risco de quedas.

Alternativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: C
6: A
7: A
8: A
9: D
10: E
11: B
12: D
13: C
14: A
15: C
16: C
17: C
18: D
19: D
20: D