Questões de Concurso
Sobre fisioterapia em saúde do trabalhador em fisioterapia
Foram encontradas 286 questões
I. São afecções de músculos, tendões, sinóvias (revestimentos das articulações), nervos, fáscias (envoltório dos músculos) e ligamentos, isolados ou combinados, com ou sem a degeneração de tecidos, voltados ao trabalho.
II. Atingem principalmente os membros inferiores, a região do quadril e a coluna lombar, mas podem também acometer membros superiores e, frequentemente, são causas de incapacidades laborais temporárias ou permanentes.
III. Caracterizam-se pela ocorrência de sintomas concomitantes ou não, como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga.
IV. Os DORTs têm etiologia multifatorial e incluem, além dos estressores físicos, biomecânicos e ergonômicos, os fatores de risco psicossociais e organizacionais, como estresse ocupacional elevado, inadequação de suporte social, monotonia das atividades, ansiedade e depressão.
Está correto o que se afirma em
I. Buscar instrumentos compatíveis com as tarefas e as capacidades humanas, associando conforto, segurança, bem-estar e produtividade.
II. Tarefas que exigem muita atenção e foco em pontos restritos no espaço por tempo prolongado demandam menor atenção à postura.
III. O posto de trabalho deve ser adaptado segundo a variabilidade do indivíduo.
IV. O ritmo de trabalho acelerado em postos de trabalho ergonomicamente adaptados não está associado ao risco de desenvolver problemas de saúde relacionados ao trabalho.
Assinale a alternativa em que constam os aspectos referentes à prevenção de condições de saúde relacionadas ao trabalho.
Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos.
Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para
I. O fisioterapeuta elabora, implanta e gerencia programas de processos e produtos relacionados à tecnologia assistiva.
II. O fisioterapeuta atua juntamente com as comissões internas de prevenção de acidente do trabalho (CIPAs).
III. O fisioterapeuta é apenas auxiliar nas semanas internas de prevenção de acidentes do trabalho (SIPATs).
Está correto o que se afirma em:
No âmbito da fisioterapia do trabalho, a inserção inicial mais adequada para esse caso é:
Sobre a avaliação fisioterapêutica da coluna lombar, é correto afirmar que:
I. Um boa noite de sono (pelo menos 8h diárias) é fundamental para prevenir a Síndrome de Burnout.
II. Na abordagem terapêutica do Burnout, a atividade física regular e exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença.
III. A Síndrome de Burnout não é uma doença ocupacional.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Considere as afirmativas abaixo:
1. A avaliação ergonômica do local de trabalho deve ser realizada para identificar os fatores de risco associados à dor lombar do trabalhador.
2. A reeducação postural global (RPG) pode ser útil para corrigir desequilíbrios musculares e posturais que contribuem para a dor lombar.
3. A implementação de técnicas de levantamento seguro e a educação do trabalhador são essenciais para prevenir novas lesões.
4. A hidroterapia é a modalidade de tratamento mais indicada para trabalhadores com dor lombar, independentemente da etiologia.
5. Exercícios de fortalecimento do core são fundamentais para estabilizar a coluna lombar e reduzir a dor.
Alternativas: