Questões de Fisioterapia - Fisioterapia em Saúde do Trabalhador para Concurso

Foram encontradas 261 questões

Q3033731 Fisioterapia
Um paciente de 50 anos foi diagnosticado com síndrome do impacto subacromial após vários meses de dor no ombro. Ele trabalha como pintor de paredes e precisa retornar ao trabalho o mais rápido possível. Qual a estratégia fisioterapêutica mais eficiente para o alívio da dor e recuperação funcional nesse contexto?
Alternativas
Q3032752 Fisioterapia
Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) têm uma repercussão substancial na saúde e na qualidade de vida do trabalhador brasileiro. O fisioterapeuta especialista na saúde do trabalhador é um elemento fundamental na avaliação e no tratamento das disfunções musculoesqueléticas provocadas pelo trabalho. Sobre a atuação fisioterapêutica na área em questão, leia com atenção as afirmativas a seguir.


I. O fisioterapeuta elabora, implanta e gerencia programas de processos e produtos relacionados à tecnologia assistiva.

II. O fisioterapeuta atua juntamente com as comissões internas de prevenção de acidente do trabalho (CIPAs).

III. O fisioterapeuta é apenas auxiliar nas semanas internas de prevenção de acidentes do trabalho (SIPATs).


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3032751 Fisioterapia
Uma mulher de 32 anos, secretária de um escritório de advocacia há 7 anos, queixa-se de cervicalgia e dor nos ombros, que se iniciam após cerca de duas horas contínuas de trabalho no computador. No final do dia, o quadro álgico se intensifica e tem gerado insônia.
No âmbito da fisioterapia do trabalho, a inserção inicial mais adequada para esse caso é:
Alternativas
Q3032747 Fisioterapia
A lombalgia é um sintoma multifatorial e uma das maiores causas de absenteísmo e de licença médicas no Brasil. Por essas características, a avaliação funcional deve ser criteriosa para identificação da sua principal fonte geradora.
Sobre a avaliação fisioterapêutica da coluna lombar, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3027472 Fisioterapia
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.

I. Um boa noite de sono (pelo menos 8h diárias) é fundamental para prevenir a Síndrome de Burnout.

II. Na abordagem terapêutica do Burnout, a atividade física regular e exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença.

III. A Síndrome de Burnout não é uma doença ocupacional.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Alternativas
Q3017934 Fisioterapia
Saúde do Trabalhador Um trabalhador de uma fábrica em Queimadas, PB, apresenta dor lombar crônica devido à sua atividade ocupacional, que envolve levantamento de peso frequente. O fisioterapeuta é chamado para implementar um programa de fisioterapia ergonômica.
Considere as afirmativas abaixo:

1. A avaliação ergonômica do local de trabalho deve ser realizada para identificar os fatores de risco associados à dor lombar do trabalhador.
2. A reeducação postural global (RPG) pode ser útil para corrigir desequilíbrios musculares e posturais que contribuem para a dor lombar.
3. A implementação de técnicas de levantamento seguro e a educação do trabalhador são essenciais para prevenir novas lesões.
4. A hidroterapia é a modalidade de tratamento mais indicada para trabalhadores com dor lombar, independentemente da etiologia.
5. Exercícios de fortalecimento do core são fundamentais para estabilizar a coluna lombar e reduzir a dor.

Alternativas:
Alternativas
Q3007661 Fisioterapia
No atendimento domiciliar deve-se ter um plano de educação que promova um estilo de vida ativo e funcional. Deve-se observar, no entanto, a organização do ambiente da casa para orientação e aplicação de estratégias que previnam quedas.
Avalie se as seguintes ações são recomendáveis para prevenir quedas:

I. Iluminação adequada de escadas, fitas de contraste nos degraus;
II. Remover tapetes soltos ou fixar pontas soltas;
III. Uso de barras de apoio no banheiro;
IV. Cadeiras mais baixas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2967592 Fisioterapia

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo relacionadas sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

( ) Essa classificação utiliza o termo “incapacidade”para designar um fenômeno multidimensional que resulta da interação das pessoas que enfrentam algum grau de limitação ou restrição funcional e o seu ambiente físico e social.

( ) Não é uma classificação das características de saúde das pessoas dentro do contexto das situações individuais da vida e dos impactos ambientais, pois não retrata o indivíduo de forma holística.

( ) A OMS (Organização Mundial de Saúde) continua desenvolvendo esforços para garantir que pessoas com incapacidades se beneficiem da classificação e da avaliação e não sejam privadas de seus direitos ou discriminadas.

( ) Deve ser utilizada para definir incapacidade, níveis de funcionalidade e limitações do indivíduo com alterações cognitivas graves, mesmo sem conhecimento ou consentimento dos responsáveis.

A sequência correta se estabelece em:

Alternativas
Q2674224 Fisioterapia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fisioterapia em saúde da mulher melhora a vida das mulheres em diferentes situações e em várias fases de suas vidas (como na gestação, no parto e pós-parto).

II. A fisioterapia inclui as atividades de prevenir as lesões, as deficiências, as limitações funcionais e as incapacidades, não incluindo a promoção ou a manutenção de aptidão, saúde e qualidade de vida dos idosos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2674216 Fisioterapia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fisioterapia busca reduzir ou eliminar a limitação funcional e a incapacidade, e impedir que os indivíduos alcancem a melhor qualidade de vida possível.

II. As ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora pressupõem a intervenção nos processos e ambientes de trabalho para aumento do risco de doença.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2648896 Fisioterapia

Em relação as ações desenvolvidas pelo fisioterapeuta na atenção primária às condições músculo esqueléticas, assinale a assertiva INCORRETA.

Alternativas
Q2631397 Fisioterapia

Quando a nova lista de doenças relacionadas ao trabalho passa a valer:

Alternativas
Q2631396 Fisioterapia

Qual o tipo de doença que representa a maior parte das notificações, 52,9%, foi relativa a doenças ocupacionais no SUS:

Alternativas
Q2631394 Fisioterapia

Qual o principal objetivo da atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho:

Alternativas
Q2590979 Fisioterapia

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são afecções isoladas ou combinadas de músculos, tendões, nervos, fáscias e ligamentos. Assinale abaixo a alternativa que representa um risco de DORT.

Alternativas
Q2586890 Fisioterapia

Paciente do sexo masculino, de 50 anos de idade, com diabetes tipo 2 há 10 anos, apresenta dormência e formação dolorosa, além de dificuldade de cicatrização de feridas. Ele diz que não pratica atividade física regularmente e que se cansa com facilidade. O paciente foi encaminhado para fisioterapia para avaliação e tratamento.


Com base exclusivamente nessa apresentação do caso, o principal objetivo da fisioterapia para esse paciente é:

Alternativas
Q2582454 Fisioterapia

Em relação à ergonomia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2545250 Fisioterapia
Considerando a fisioterapia na saúde do trabalhador, analise os itens a seguir:

I - Estudos científicos têm mostrado que a prática da Ginástica Laboral reduz consideravelmente o absenteísmo em diversas instituições. Os exercícios são realizados de duas a três vezes por semana, com duração média de 15 minutos e podem incluir alongamentos, atividades de massagem, relaxamento e/ou práticas de fortalecimento muscular.
II - A manutenção da posição sentada por longos períodos, associada a atividades de digitação, predispõem à fadiga de músculos da região cervical, ombros, cotovelos, punhos e mãos, além da região baixa da coluna, que frequentemente acometem os trabalhadores com exposição a riscos ergonômicos.
III - Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a análise ergonômica poderá recomendar o uso de apoio para os pés que se adapte às condições biomecânicas do trabalhador.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): 
Alternativas
Q2541077 Fisioterapia
Na avaliação de trabalhadores nos serviços de reabilitação profissional no que se refere à classificação da funcionalidade e incapacidade apresentada pelo trabalhador, qual instrumento deve ser utilizado?
Alternativas
Q2541076 Fisioterapia
Na avaliação fisioterapêutica do trabalhador devem ser investigados, por meio da anamnese ocupacional, a vida e as atividades profissionais realizadas, a exposição aos fatores causais da doença relacionada ao trabalho ou ao acidente de trabalho e, no caso de acidente, sua causa. Devem ser realizados o exame cinético funcional e testes específicos, identificação da capacidade do trabalhador em realizar atividades, as limitações na execução das tarefas e, ainda, a restrição na participação social e como elas são influenciadas pela condição pessoal e ambiental, tecnológica e por aspectos relacionados ao ambiente e à organização do trabalho. À respeito da capacidade para o trabalho, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: B
6: A
7: E
8: D
9: B
10: D
11: C
12: C
13: D
14: C
15: E
16: D
17: D
18: E
19: B
20: C