Questões de Concurso
Sobre fisioterapia em traumato-ortopedia e reumatologia em fisioterapia
Foram encontradas 2.265 questões
I. O teste de gaveta anterior, pode ser realizado para avaliar a integridade do ligamento talofibular anterior, pois possui alta sensibilidade e especificidade para identificar a ruptura dos ligamentos, com valores otimizados quando o teste clínico é realizado 4 a 5 dias após o evento agudo.
II. A entorse de tornozelo grau 2 é uma entorse leve, com ruptura parcial dos ligamentos talofibulares e/ou do calcâneo fibular, edema e dor, porém sem perdas funcionais.
III. O tratamento conservador convencional é uma estratégia que compõe mobilização precoce e descarga de peso no tornozelo, exercícios em casa e uso de suporte externo, como bandagem, brace ou tape.
Estão CORRETOS os itens:
Qual das alternativas apresenta o nome do teste descrito?
O mecanismo que envolve depressão do ombro e flexão lateral do pescoço para o lado oposto, ocasionando perda de abdução e de rotação lateral do ombro, além de fraqueza na flexão de cotovelo e na supinação do antebraço é ocasionado por lesões do plexo:
Maria Paula, 19 anos, jogadora de vôlei, é atendida durante um jogo, devido a uma queda ao pular para tentar bloquear uma bola adversária. Ao cair no chão, sofreu uma torsão do tornozelo direito, que imediatamente edemaciou e limitou seus movimentos. No dia seguinte ao trauma, foi levada a uma clínica de fisioterapia usando muletas e uma bota ortopédica para estabilizar os movimentos do pé e tornozelo. A paciente ainda apresentava edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesado. Inicialmente a conduta fisioterapêutica consistiu em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente, e redução da lesão para permitir, a ela, apoiar o pé sem dor ou desconforto.
Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado(a) para este paciente, nessa fase,
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
O teste de Jobe, também conhecido como o teste do "full can", envolve a elevação ativa do ombro contra resistência, com o membro superior no plano da escápula e em rotação medial. Este teste é utilizado para avaliar a integridade do tendão supraespinhal.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
No teste de Lachman, com o paciente deitado e o joelho fletido, o examinador realiza uma manobra de deslizamento da tíbia para frente em relação ao fêmur. O teste é considerado positivo se houver um deslocamento anterior da tíbia, indicando possível lesão do ligamento cruzado anterior (LCA).