Questões de Concurso Sobre fisioterapia em traumato-ortopedia e reumatologia em fisioterapia

Foram encontradas 2.265 questões

Q3109971 Fisioterapia
Com relação à Entorse do Tornozelo, analise os itens a seguir.
I. O teste de gaveta anterior, pode ser realizado para avaliar a integridade do ligamento talofibular anterior, pois possui alta sensibilidade e especificidade para identificar a ruptura dos ligamentos, com valores otimizados quando o teste clínico é realizado 4 a 5 dias após o evento agudo.
II. A entorse de tornozelo grau 2 é uma entorse leve, com ruptura parcial dos ligamentos talofibulares e/ou do calcâneo fibular, edema e dor, porém sem perdas funcionais.
III. O tratamento conservador convencional é uma estratégia que compõe mobilização precoce e descarga de peso no tornozelo, exercícios em casa e uso de suporte externo, como bandagem, brace ou tape.
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q3109970 Fisioterapia
Qual a doença Reumatológica mais prevalente na sociedade brasileira?
Alternativas
Q3107894 Fisioterapia
O teste ______________ é utilizado para esticar o nervo ciático e avaliar a presença de possíveis lesões ou irritações. Durante a realização desse teste, com o paciente em decúbito dorsal, o examinador eleva o membro a ser testado pelo calcâneo, mantendo o joelho em extensão.
Qual das alternativas apresenta o nome do teste descrito?
Alternativas
Q3107893 Fisioterapia
Ao prescrever uma órtese para um paciente, é essencial ter clareza sobre a indicação principal de seu uso e sempre considerar o momento adequado para sua retirada. Uma vez alcançado o objetivo, a órtese deve ser removida. No caso de pacientes com artrite reumatoide (AR), essa definição torna-se mais desafiadora, pois trata-se de uma doença crônica. No entanto, é possível considerar os períodos de remissão, quando o processo inflamatório está controlado. Caso não haja deformidades estabelecidas e as estruturas articulares estejam preservadas, esse período pode ser adequado para a retirada da órtese. É fundamental que o paciente compreenda o processo da doença e saiba como lidar com ela durante as fases ativa e de remissão da AR. Para o paciente com AR, a indicação de órtese, conforme o estágio da doença é?
Alternativas
Q3107891 Fisioterapia
O plexo braquial avança através da região conhecida como desfiladeiro torácico. Quando sintomas vasculares e/ou neurológicos são causados por comprometimentos no desfiladeiro toráxico, são comumente chamados de síndrome do desfiladeiro toráxico. 
O mecanismo que envolve depressão do ombro e flexão lateral do pescoço para o lado oposto, ocasionando perda de abdução e de rotação lateral do ombro, além de fraqueza na flexão de cotovelo e na supinação do antebraço é ocasionado por lesões do plexo:
Alternativas
Q3107890 Fisioterapia
Uma paciente de 70 anos, com histórico de osteoporose, sofreu uma queda enquanto caminhava em casa, caindo sobre a mão direita. Após a avaliação clínica no pronto-socorro, foi diagnosticada com fratura de Colles no antebraço direito. Ela foi tratada com imobilização gessada e orientada a iniciar o acompanhamento fisioterapêutico após a remoção do gesso, visando recuperar a função e reduzir o risco de complicações. Considerando o manejo fisioterapêutico de uma fratura de Colles em uma paciente idosa, qual é a conduta mais indicada nas primeiras semanas após a remoção do gesso? 
Alternativas
Q3107889 Fisioterapia
Exercício terapêutico é o treinamento planejado e sistemático de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas com o objetivo de oferecer ao paciente diversos benefícios. NÃO constitui objetivo do exercício terapêutico:
Alternativas
Q3107888 Fisioterapia
A amplitude de movimento corresponde ao grau de alcance obtido por uma articulação sinovial, ou seja, é o movimento completo e normal que uma articulação é capaz de realizar. A amplitude de movimento normal da coluna vertebral lombar é?
Alternativas
Q3101296 Fisioterapia

Maria Paula, 19 anos, jogadora de vôlei, é atendida durante um jogo, devido a uma queda ao pular para tentar bloquear uma bola adversária. Ao cair no chão, sofreu uma torsão do tornozelo direito, que imediatamente edemaciou e limitou seus movimentos. No dia seguinte ao trauma, foi levada a uma clínica de fisioterapia usando muletas e uma bota ortopédica para estabilizar os movimentos do pé e tornozelo. A paciente ainda apresentava edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesado. Inicialmente a conduta fisioterapêutica consistiu em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente, e redução da lesão para permitir, a ela, apoiar o pé sem dor ou desconforto.

Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado(a) para este paciente, nessa fase,

Alternativas
Q3101292 Fisioterapia
A inflamação da fáscia plantar costuma ser causada por um mecanismo de uso excessivo. Pode ser provocada pela corrida e por exercícios de alto impacto, sobretudo quando se utiliza um calçado impróprio. É um problema muito comum em corredores ou maratonistas. Sobre esta patologia, pode-se afirmar que
Alternativas
Q3099498 Fisioterapia
Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos. Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para 
Alternativas
Q3099497 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade sofreu um acidente de motocicleta, sendo arremessado ao chão. Foi atendido e transportado pelo SAMU, consciente e bem orientado, mas com suspeita de traumatismo raquimedular, fratura vertebral e traumatismo craniano leve. Ao exame físico, apresentava paralisia espástica bilateral, perda bilateral da sensação de dor, temperatura e tato protopático abaixo do nível da lesão (8ª vertebra torácica). As sensações de discriminação tátil, vibratória e proprioceptiva estavam preservadas. A lesão medular estabeleceu um quadro clínico de
Alternativas
Q3099495 Fisioterapia
A inflamação da fáscia plantar costuma ser causada por um mecanismo de uso excessivo. Pode ser provocada pela corrida e por exercícios de alto impacto, sobretudo quando se utiliza um calçado impróprio. É um problema muito comum em corredores ou maratonistas. Sobre esta patologia, pode-se afirmar que
Alternativas
Q3099492 Fisioterapia
A palpação é uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta para examinar adequadamente o paciente em situações de queixa de dor e limitação da mobilidade articular como, por exemplo, a articulação do punho. Nessa articulação, palpa-se, na face radial do carpo, um osso que representa o assoalho da tabaqueira anatômica na fileira carpal proximal, que é fraturado com maior frequência. Muitas vezes, a fratura ocorre por uma queda sobre a palma da mão em abdução. O desvio ulnar permite que esse osso deslize para fora do processo estilóide do rádio, sob o qual se localiza e torna-se palpável. Este osso é o
Alternativas
Q3092613 Fisioterapia
No futebol, as lesões mais prevalentes ocorrem nos membros inferiores, principalmente na região da coxa, seguida do joelho, tornozelo e quadril/virilha. A lesão mais temida é a rotura do ligamento cruzado anterior (LCA), que pode afastar o jogador dos campos por vários meses. Após a reconstrução intra-articular isolada do LCA, o tratamento fisioterapêutico começa
Alternativas
Q3092597 Fisioterapia
Para o diagnóstico de lesão do quadril e suas condições patológicas, como bursite, artrite, displasias genéticas, lesões labrais e da cartilagem ao redor do quadril, são utilizados alguns testes ortopédicos especiais, tais como
Alternativas
Q3089183 Fisioterapia
Paciente J. S. V, 45 anos, atleta amador, procurou o serviço de fisioterapia relatando que durante prática de corrida sentiu uma dor súbita e intensa no calcanhar direito, seguida de um som de “estalo” e incapacidade de continuar correndo, paciente sem patologias prévias. Ao exame físico foi observado edema e hematoma visíveis na região do tendão de Aquiles direito, dor intensa à palpação do tendão de Aquiles, com um gap palpável a aproximadamente 5 cm acima da inserção no calcâneo. Diante do quadro apresentado, assinale alternativa que apresenta teste ortopédico que melhor pode auxiliar o fisioterapeuta na tomada da decisão clínica e elucidação do caso. 
Alternativas
Q3081366 Fisioterapia
Qual das opções a seguir é uma abordagem CORRETA no tratamento fisioterapêutico de pacientes com transtornos musculoesqueléticos de origem traumática e ortopédica? 
Alternativas
Q3080897 Fisioterapia
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os testes ortopédicos são ferramentas essenciais na fisioterapia ortopédica, utilizados para identificar e confirmar diagnósticos relacionados a condições musculoesqueléticas. Eles ajudam a avaliar a integridade das articulações, ligamentos, músculos e tendões, e a determinar a origem da dor ou disfunção.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:


O teste de Jobe, também conhecido como o teste do "full can", envolve a elevação ativa do ombro contra resistência, com o membro superior no plano da escápula e em rotação medial. Este teste é utilizado para avaliar a integridade do tendão supraespinhal.

Alternativas
Q3080896 Fisioterapia
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os testes ortopédicos são ferramentas essenciais na fisioterapia ortopédica, utilizados para identificar e confirmar diagnósticos relacionados a condições musculoesqueléticas. Eles ajudam a avaliar a integridade das articulações, ligamentos, músculos e tendões, e a determinar a origem da dor ou disfunção.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:


No teste de Lachman, com o paciente deitado e o joelho fletido, o examinador realiza uma manobra de deslizamento da tíbia para frente em relação ao fêmur. O teste é considerado positivo se houver um deslocamento anterior da tíbia, indicando possível lesão do ligamento cruzado anterior (LCA).

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: D
6: C
7: D
8: B
9: C
10: E
11: B
12: D
13: E
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: C
20: C