Questões de Concurso Sobre fisioterapia geral em fisioterapia

Foram encontradas 2.395 questões

Q3109955 Fisioterapia
Tendo em vista os efeitos fisiológicos da imersão na fisioterapia aquática, analise os itens a seguir.
I. Assim que a pessoa entra na água, a imersão causa bradicardia, vasoconstrição periférica e, consequentemente, o desvio de sangue para os órgãos vitais. Esse deslocamento do sangue das extremidades para o tronco gera aumento do retorno venolinfático, da pressão intratorácica, da pressão venosa central, pressão arterial pulmonar e do volume de ejeção.
II. No sistema nervoso, o efeito associado com a imersão em repouso é a diminuição da sensação dolorosa. A água aquecida e a turbulência conseguem bloquear terminações nervosas, visto que a transmissão de impulsos nervosos é mais rápida nas fibras do calor e do tato do que nas fibras da dor.
III. No sistema renal, os efeitos da imersão incluem a redução do débito urinário (Diurese), com perda de volume plasmático, de sódio (Natriurese) e de potássio.

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q3109953 Fisioterapia
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de articulação poliaxial.
Alternativas
Q3107881 Fisioterapia
Na fisioterapia aquática, as propriedades físicas da água são fundamentais para o sucesso dos tratamentos. Considerando as propriedades da água e seu efeito terapêutico, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o papel da pressão hidrostática, flutuabilidade e viscosidade em um protocolo de reabilitação aquática para pacientes com lesões musculoesqueléticas crônicas?
Alternativas
Q3101296 Fisioterapia

Maria Paula, 19 anos, jogadora de vôlei, é atendida durante um jogo, devido a uma queda ao pular para tentar bloquear uma bola adversária. Ao cair no chão, sofreu uma torsão do tornozelo direito, que imediatamente edemaciou e limitou seus movimentos. No dia seguinte ao trauma, foi levada a uma clínica de fisioterapia usando muletas e uma bota ortopédica para estabilizar os movimentos do pé e tornozelo. A paciente ainda apresentava edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesado. Inicialmente a conduta fisioterapêutica consistiu em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente, e redução da lesão para permitir, a ela, apoiar o pé sem dor ou desconforto.

Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado(a) para este paciente, nessa fase,

Alternativas
Q3101295 Fisioterapia

Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos.

Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para

Alternativas
Q3101289 Fisioterapia
A palpação é uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta para examinar adequadamente o paciente em situações de queixa de dor e limitação da mobilidade articular como, por exemplo, a articulação do punho. Nessa articulação, palpa-se, na face radial do carpo, um osso que representa o assoalho da tabaqueira anatômica na fileira carpal proximal, que é fraturado com maior frequência. Muitas vezes, a fratura ocorre por uma queda sobre a palma da mão em abdução. O desvio ulnar permite que esse osso deslize para fora do processo estilóide do rádio, sob o qual se localiza e torna-se palpável. Este osso é o
Alternativas
Q3099498 Fisioterapia
Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos. Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para 
Alternativas
Q3099496 Fisioterapia
O senhor Paulo César, 87 anos de idade, hipertenso e diabético, aposentado há 10 anos, cansado de ficar hipoativo em casa, resolveu ocupar o seu tempo livre com atividades físicas. Devido a seu declínio funcional na última década, vem apresentando dificuldade para realizar exercícios como uma simples caminhada no fim de tarde. Cansado pelo insucesso das tentativas com as atividades físicas, resolveu procurar um fisioterapeuta para acompanhá-lo nas atividades físicas. Antes de prescrever os exercícios, o fisioterapeuta realizou uma avaliação física e constatou medidas antropométricas alteradas e atrofia e fraqueza muscular, sugestivos de uma sarcopenia secundária.
Sobre o caso são feitas as seguintes afirmativas.

I- A sarcopenia apresentada pelo paciente associa-se a maior risco de fragilidade, quedas, fraturas, síndrome de imobilidade e da necessidade de hospitalização e todos os seus agravos.
II- A sarcopenia secundária é uma situação infrequente nos idosos, pois, na maioria das vezes, o que se observa é o agravamento da perda da massa e da função musculares com a idade por fatores primários, como nutrição, inatividade física e doenças crônicas.
III- O estilo de vida da última década do paciente (sedentarismo, e descondicionamento físico), somados ao envelhecimento muscular, contribui para a progressiva perda da massa muscular.
IV- O idoso com 87 anos de idade está mais propenso a múltiplas doenças crônicas, uma delas, a sarcopenia. Ela é geralmente multifatorial, somando-se a causa primária (envelhecimento) às causas secundárias (estilo de vida, nutrição, doenças crônicas).

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q3099492 Fisioterapia
A palpação é uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta para examinar adequadamente o paciente em situações de queixa de dor e limitação da mobilidade articular como, por exemplo, a articulação do punho. Nessa articulação, palpa-se, na face radial do carpo, um osso que representa o assoalho da tabaqueira anatômica na fileira carpal proximal, que é fraturado com maior frequência. Muitas vezes, a fratura ocorre por uma queda sobre a palma da mão em abdução. O desvio ulnar permite que esse osso deslize para fora do processo estilóide do rádio, sob o qual se localiza e torna-se palpável. Este osso é o
Alternativas
Q3092616 Fisioterapia
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), existe um tipo de contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde, regido por princípios como universalidade, equidade e acessibilidade. O fisioterapeuta, nesse contexto, atua
Alternativas
Q3089186 Fisioterapia
A hidroterapia, ou terapia aquática, é eficaz no tratamento de diversas condições, incluindo lesões ortopédicas, danos na medula espinhal, dor crônica, paralisia cerebral, esclerose múltipla, entre outras. Psicologicamente, o paciente se sente mais motivado, pois o ambiente aquático permite que articulações e músculos doloridos se movam com mais facilidade e sem dor. A respeito da fisioterapia aquática/hidroterapia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3089185 Fisioterapia
Durante o processo de reabilitação de seus pacientes cabe ao fisioterapeuta compreender conceitos e aspectos de diversas áreas, dentre eles o conhecimento sobre a realização de atividade em cadeia cinética aberta ou fechada. Nesse sentido, sobre as cadeias cinéticas, características, vantagens e desvantagens julgue as assertivas em verdadeiras ou falsas:

( ) Os exercícios em cadeia cinética fechada enfatizam a contração concêntrica e possuem compressão articular mínima.
( ) Os exercícios em cadeia cinética aberta apresentam menos propriocepção e estabilidade articular com forças de cisalhamento articular aumentadas.
( ) Os exercícios em cadeia cinética fechada são considerados mais complexos porém geram um recrutamento e padrões de movimento mais funcionais.
( ) Os exercícios em cadeia cinética aberta tem como desvantagem a perda do controle da articulação alvo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência obtida de cima para baixo.
Alternativas
Q3081353 Fisioterapia
Um programa de exercício terapêutico funcional deve ser baseado em atividades que
Alternativas
Q3081351 Fisioterapia
Qual dos princípios a seguir é fundamental para a elaboração de um programa de exercício terapêutico voltado para a função?
Alternativas
Q3080196 Fisioterapia
Durante o exame físico de uma lesão de neurônio motor superior, o terapeuta coloca o paciente em decúbito dorsal com as pernas estendidas e relaxadas. O examinador aplica um estímulo com a sua unha na crista da tíbia do paciente, deslizando da altura do joelho até o tornozelo. A resposta do paciente foi a extensão do hálux com a abertura em leque dos quatro dedos menores. A descrição do estímulo provocado pelo examinador, assim como sua respectiva resposta é encontrada no reflexo patológico conhecido como 
Alternativas
Q3080186 Fisioterapia
A avaliação qualitativa da dor é de suma importância na prática fisioterapêutica. É considerada uma das escalas mais populares para classificar a qualidade da dor. Esta ferramenta inclui 20 categorias de palavras descritivas que cobrem as propriedades sensoriais, afetivas e avaliativas da dor. As propriedades sensoriais são medidas usando elementos de descrição temporal, térmica, espacial e de pressão. As afetivas são medidas empregando elementos de descrição de medo, tensão e autônomos. E as propriedades avaliativas são medidas usando elementos de descrição da experiência da dor. A escala a qual o texto se refere é o (a) 
Alternativas
Q3080181 Fisioterapia
As causas de dor torácica podem ter um diagnóstico amplo, desde origem nas estruturas torácicas internas até disfunções musculoesqueléticas. Sobre os possíveis locais de origem e sua respectiva localização, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3080171 Fisioterapia
Paciente sexo feminino, 62 anos, aposentada. Apresenta-se com episódios recorrentes de vertigem rotatória que duram menos de 1 minuto, desencadeados por mudanças na posição da cabeça, como ao se levantar da cama ou ao olhar para cima. A paciente relata que, ao se levantar da cama pela manhã, sente uma forte tontura e sensação de rotação, acompanhada de náuseas e vômitos. Ao chegar no ambulatório de fisioterapia, durante o exame físico, o fisioterapeuta colocou a paciente sentada na maca com as pernas estendidas, realizou uma pequena rotação de cervical e levou a paciente rapidamente na posição supina, com a cabeça pendente na cabeceira do leito, sem modificar a posição da cabeça. Durante essa manobra observou-se o desencadeamento do nistagmo, confirmando o diagnóstico de VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna). A manobra diagnóstica relatada neste caso é conhecida como
Alternativas
Q3077450 Fisioterapia
Uma paciente de 35 anos relata dor crônica no ombro direito, que se intensifica ao realizar atividades acima da cabeça. Durante a avaliação fisioterapêutica, quais os testes especiais mais indicados para identificar a possível origem da dor e quais as estruturas anatômicas que podem estar envolvidas? 
Alternativas
Q3077446 Fisioterapia
Um lactente de 3 meses é diagnosticado com pé torto congênito. Qual a conduta fisioterapêutica mais adequada para o início do tratamento e quais os objetivos principais da intervenção?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: B
6: A
7: B
8: C
9: A
10: A
11: A
12: D
13: A
14: C
15: D
16: A
17: B
18: B
19: B
20: D