Questões de Concurso
Sobre hidroterapia em fisioterapia
Foram encontradas 164 questões
Acerca da utilização de recursos fisioterapêuticos na prática clínica, julgue o seguinte item.
Considere que um paciente com lesão medular alta (C5) tenha sido classificado como ASIA D, sem suporte ventilatório. Nesse caso, a hidroterapia está indicada, por facilitar a amplitude de movimentos, melhorar a circulação venosa e linfática e, ainda, estimular músculos acessórios da respiração.
I- Fibromialgia; II- Doença de Parkinson; III- Indivíduos que possuem doenças transmitidas pela água, como Cólera.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. Assim que a pessoa entra na água, a imersão causa bradicardia, vasoconstrição periférica e, consequentemente, o desvio de sangue para os órgãos vitais. Esse deslocamento do sangue das extremidades para o tronco gera aumento do retorno venolinfático, da pressão intratorácica, da pressão venosa central, pressão arterial pulmonar e do volume de ejeção.
II. No sistema nervoso, o efeito associado com a imersão em repouso é a diminuição da sensação dolorosa. A água aquecida e a turbulência conseguem bloquear terminações nervosas, visto que a transmissão de impulsos nervosos é mais rápida nas fibras do calor e do tato do que nas fibras da dor.
III. No sistema renal, os efeitos da imersão incluem a redução do débito urinário (Diurese), com perda de volume plasmático, de sódio (Natriurese) e de potássio.
Estão CORRETOS os itens:
A hidroterapia é contraindicada no caso de pacientes com sequelas da/de:
I. A resposta de bradicardia após a imersão ocorre em razão da pressão hidrostática da água, que aumenta o débito cardíaco e, consequentemente, provoca o aumento do volume cardíaco, diminuindo a frequência cardíaca.
II. A viscosidade é uma propriedade importante que afeta o movimento da água, sendo definida como uma força por unidade de área, onde a pressão da água é exercida igualmente sobre toda a superfície de um corpo imerso.
III. Em pacientes hemiplégicos, é comum que o centro de gravidade e centro de flutuação do corpo estejam desalinhados lateralmente, provocando uma rotação não intencional do corpo em flutuação na superfície da água.
IV. Em pacientes neurológicos que nunca tiveram contato, ou familiaridade, com o meio líquido e tem indicação de hidroterapia, o terapeuta pode se utilizar do Programa de 10 pontos do Método Bad Ragaz para adaptação ao ambiente aquático.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considere as afirmativas abaixo:
1. A fisioterapia aquática é indicada para pacientes com paralisia cerebral porque o ambiente aquático facilita o movimento, reduzindo o efeito da gravidade e melhorando a função motora.
2. Técnicas como a flutuação assistida e a resistência progressiva na água podem ser usadas para melhorar a força muscular e o controle postural em pacientes com paralisia cerebral.
3. A temperatura da água deve ser mantida entre 26°C e 28°C para garantir o conforto e evitar a fadiga muscular em pacientes com paralisia cerebral.
4. A fisioterapia aquática é contraindicada em pacientes com epilepsia não controlada, devido ao risco de convulsões na água.
5. O efeito da hidrostática no ambiente aquático pode ajudar a melhorar o retorno venoso e a reduzir o edema em pacientes com paralisia cerebral.
Alternativas:
Considere as afirmativas abaixo:
1. O treinamento de marcha com foco na amplitude de movimento e no controle postural é essencial para melhorar a mobilidade em pacientes com doença de Parkinson.
2. Exercícios de alongamento dos músculos extensores dos membros inferiores são recomendados para reduzir a rigidez muscular e melhorar a postura.
3. A reeducação postural global (RPG) é uma técnica contraindicada para pacientes com doença de Parkinson devido à complexidade dos exercícios.
4. A fisioterapia aquática pode ser utilizada para aliviar a rigidez e melhorar a função motora, pois o ambiente aquático facilita os movimentos.
5. A terapia de ritmo auditivo é eficaz para melhorar a coordenação e o ritmo da marcha em pacientes com doença de Parkinson.
Alternativas:
Considere as afirmativas abaixo:
1. A fisioterapia aquática é indicada para pacientes com fibromialgia porque o ambiente aquático reduz o impacto nas articulações, promovendo o movimento sem dor.
2. A temperatura da água deve ser mantida entre 32°C e 34°C para relaxar os músculos e aliviar a dor, além de melhorar a circulação sanguínea
3. Exercícios de resistência na água são eficazes para fortalecer os músculos sem causar estresse excessivo nas articulações e tendões.
4. A fisioterapia aquática é contraindicada em pacientes com infecções de pele ou feridas abertas, devido ao risco de infecção.
5. Pacientes com fibromialgia podem experimentar fadiga excessiva após a fisioterapia aquática, por isso, a intensidade dos exercícios deve ser cuidadosamente monitorada e ajustada.
Alternativas:
O ofurô é uma modalidade de hidroterapia que tem sido utilizada por fisioterapeutas no contexto hospitalar como uma conduta de humanização da assistência a recém-nascidos pré-termo (RNPT) estáveis.
Nesse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) No ofurô também tem-se como objetivo a higiene corporal e a proteção do revestimento externo do corpo, estimulando a circulação geral da pele.
( ) São critérios para a interrupção do ofurô: movimentos espasmódicos, irritabilidade, hiperflexão do tronco e das extremidades, cianose, vômitos, choro acentuado e evacuação durante a conduta.
( ) O ofurô é indicado a RNPT com peso inferior a 1.250 g, estáveis clinicamente, com resolução da doença de base, em nutrição enteral plena ou gastrostomia e em processo de ganho de peso.
( ) A utilização de seis litros de água no balde com temperatura entre 36,8 e 37,4 ºC é recomendada. A altura da água não deve ultrapassar a região dos ombros do RNPT, para aumentar a segurança do procedimento.
Assinale a sequência correta.