Questões de Concurso Sobre ortopedia e traumatologia na fisioterapia em fisioterapia

Foram encontradas 1.528 questões

Q3299193 Fisioterapia
As técnicas de mobilização articular passiva são importantes para pacientes com condições que resultem em hipomobilidade. O uso de oscilações rítmicas de grande amplitude dentro da amplitude de movimento (ADM), sem alcançar o seu limite, sendo realizadas 2 ou 3 por segundo, com duração de 1 a 2 minutos, corresponde a qual grau das técnicas oscilatórias?
Alternativas
Q3299192 Fisioterapia
São músculos do manguito rotador, EXCETO:
Alternativas
Q3299191 Fisioterapia
O que o sinal de Clarke avalia? 
Alternativas
Q3299184 Fisioterapia
Em relação ao teste de McMurray, qual das alternativas abaixo descreve corretamente sua execução?
Alternativas
Q3297248 Fisioterapia
A amputação é a retirada, geralmente cirúrgica, total ou parcial de um membro. Trauma, doenças vasculares, tumores, infecções estão entre as principais causas de amputações. A desarticulação dos metatarsos com os ossos cuboide e cuneiforme é conhecida como amputação:
Alternativas
Q3297244 Fisioterapia
O tornozelo e o pé são estruturas interrelacionadas que possuem sincronismo anatômico e funcional, permitindo o apoio, a sustentação e a deambulação. Marque a alternativa que apresenta os ossos que formam o arco longitudinal medial do pé:
Alternativas
Q3297242 Fisioterapia
O fisioterapeuta deve proporcionar um atendimento abrangente e personalizado aos pacientes, implementar uma grande variedade de intervenções terapêuticas que sejam complementares. A cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas de movimento. A respeito da cinesioterapia, marque a alternativa errada:
Alternativas
Q3291153 Fisioterapia
Paciente de 65 anos, obesa, queixando-se de dor, rigidez e enfraquecimento muscular persistente que impede suas atividades de vida diária, principalmente aquelas que exigem posição ortostática prolongada. No exame de Rx, apresenta gravidade de alterações estruturais na região do quadril à esquerda, sendo sugestivo de:
Alternativas
Q3291152 Fisioterapia
Teste ortopédico realizado pelo fisioterapeuta com objetivo de contribuir para o fisiodiagnóstico, em que é realizado uma flexão lateral da cabeça com uma pressão gradual para baixo do paciente, na posição sentada, a fim de se avaliar a presença de radiculopatia cervical é:
Alternativas
Q3291151 Fisioterapia
A discinesia escapular é uma condição que causa alterações dos movimentos escapulares, provocando diversos sintomas que impactam a qualidade de vida do indivíduo, como dor no ombro durante atividades que envolvam a elevação dos braços ou o ato de empurrar objetos, sendo sugestivo de enfraquecimento do músculo:
Alternativas
Q3286658 Fisioterapia
A atuação do fisioterapeuta traumato-ortopédico se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do cliente, paciente ou usuário, nos seguintes ambientes:

I – Industrial
II – Hospitalar
III – Ambulatorial
IV – Domiciliar

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3286654 Fisioterapia
Para o exercício da especialidade profissional de fisioterapia traumato-ortopédica, é necessário o domínio de algumas grandes áreas de competência, EXCETO: 
Alternativas
Q3284816 Fisioterapia
O tipo mais comum de entorse de tornozelo provocada por uma sobrecarga em inversão pode resultar em uma ruptura parcial ou completa do ligamento:
Alternativas
Q3284812 Fisioterapia
Todos esses são tipos de fixação utilizados após um trauma ortopédico(fratura) que necessitou de tratamento cirúrgico, exceto:
Alternativas
Q3284809 Fisioterapia
Paciente masculino, 32 anos, com fratura de tíbia distal realizou tratamento cirúrgico há 02 meses, com placa e parafusos, no exame de imagem (raio-x) já apresenta calo ósseo no local da fratura. Sobre o caso clínico descrito:
Alternativas
Q3280539 Fisioterapia
A escoliose é uma enfermidade grave, quase sempre benigna, antiestética, por provocar deformidades torácicas que comprometem o aspecto e a qualidade de vida. Ela causa uma morbidade notável e pode tornar-se uma doença grave e até mortal, caso comprometa as funções cardiorrespiratórias. Além das consequências, acrescenta-se o custo econômico das reduzidas capacidades de trabalho, que afeta toda a sociedade. Um tipo de intervenção fisioterapêutica para a escoliose é a prática cinesiológica no tratamento cirúrgico. Essa intervenção é composta de duas fases: a fase de preparação à intervenção e a fase de reeducação pós-operatória. As afirmativas a seguir descrevem essas fases e as suas peculiaridades. Analise-as.

I- Na fase de preparação à intervenção, o programa de reabilitação visa à tomada de consciência através do relaxamento e da educação respiratória.

II- Na fase de reeducação pós-operatória, a retomada de uma atividade, segmentária, mesmo que modesta, feita na cama, iniciada geralmente depois do 15º dia da intervenção, compreende o uso de exercícios respiratórios curtos e prudentes, movimentos dos membros superiores e inferiores de forma semiativa e guiada, partindo das articulações distais e contrações não máximas da parede abdominal.

III- Na fase de reeducação pós-operatória, com o uso de protetor (gesso), confeccionado depois do 20º dia da intervenção, as atividades cinesioterápicas devem desenvolver uma função integradora mediante exercícios respiratórios, exercícios de alongamento em várias posições, efetuados primeiramente em posições estáticas e depois dinâmicas, e exercícios isométricos para a musculatura longa e transversal.

IV- Na fase de preparação à intervenção, o programa de reabilitação utiliza exercícios de alongamento passivo com tração em decúbito e sentado, com o objetivo de promover uma redução maior das curvas para minimizar as dificuldades de mobilização na sala cirúrgica.


Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q3280538 Fisioterapia
Ao se avaliar um paciente para a reabilitação fisioterapêutica do aparelho locomotor (músculos, tendões, ligamentos e sistema osteoarticular), utilizam-se manobras semiológicas importantes. No caso de um paciente que apresenta instabilidade da porção longa do tendão do bíceps no sulco bicipital no ombro, é utilizado o teste de
Alternativas
Q3280533 Fisioterapia
A lombalgia é conceituada como uma dor localizada na região lombar mais especificamente entre a borda inferior dos arcos costais e a prega glútea. Trata-se de uma queixa muito comum dos pacientes que procuram o atendimento fisioterapêutico. Já a lombociatalgia, ou ciática, como também é conhecida, trata-se de dor localizada na região lombar com irradiação para o membro inferior. Esse tipo de dor pode acometer ambos os membros inferiores. A principal ferramenta para o fisioterapeuta identificar corretamente o tipo de dor lombar é a anamnese. O diagnóstico para a lombalgia é clínico. Dessa forma, os fisioterapeutas baseiam o exame na inspeção, no exame de motricidade, no exame de sensibilidade e na realização de algumas manobras semiológicas. As afirmativas a seguir descrevem essas etapas da avaliação, avalie-as e marque a alternativa CORRETA.

I- O exame de motricidade inclui os testes de força motora, reflexos tendinosos profundos, tônus muscular e trofismo muscular.
II- O exame físico pode revelar hipotrofia muscular sugestiva de lesão de nervos espinhais lombares.
III- A manobra de Romberg, utilizada para avaliar o desequilíbrio, é considerada positiva em pacientes com lombalgia por estenose do canal vertebral lombar.
IV- Os pacientes com lombociatalgia podem exibir uma hipoestesia no dermátomo correspondente ao nervo espinhal acometido pela hérnia de disco lombar.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3280532 Fisioterapia
Caso clínico: Paciente, 43 anos de idade, gênero masculino, sedentário, resolve atender um convite dos amigos para mudança de hábitos e iniciar a atividade física com uma pedalada noturna. Ansioso e com muita expectativa, adquiriu a bicicleta e os acessórios necessários para o novo desafio. Saíram pela BR 365, saída de Montes Claros (MG) para a cidade de Pirapora (MG). Subiram a serra, fizeram uma parada para descanso e retornaram pelo mesmo caminho. Durante a descida da serra, ele assustou-se com o grande fluxo de carretas que desciam em alta velocidade, desequilibrou-se e caiu no acostamento, sendo lançado fora da pista. Logo seus amigos perceberam uma deformidade no seu punho direito. Chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que imediatamente o levou para o pronto-socorro do hospital mais próximo. O raio X revelou uma fratura da extremidade distal do rádio. O ortopedista de plantão realizou o exame físico e constatou uma importante limitação na flexão do punho seguida de dor acentuada ao movimento, o que era sugestivo de lesão de nervo periférico causada pela fratura ao nível do punho direito. O exame funcional identificou hipoestesia térmico-álgica, tátil epicrítica e vibratória na região entre o polegar e a face radial do 4º dedo da mão direita, paresia grau 3 para flexão de punho, grau 0 para flexão de dedos e mão em posição de “mão em benção” ao tentar flexionar os dedos da mão direita. Esses sinais clínicos encontrados na avaliação ortopédica desse paciente são compatíveis com a lesão do nervo
Alternativas
Q3277342 Fisioterapia
A respeito do tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: E
6: B
7: C
8: C
9: D
10: C
11: B
12: D
13: B
14: D
15: B
16: E
17: B
18: E
19: B
20: D