Questões de Concurso Sobre ortopedia e traumatologia na fisioterapia em fisioterapia

Foram encontradas 1.364 questões

Q3144479 Fisioterapia
Sobre as fraturas da diáfise do úmero e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3144478 Fisioterapia
Sobre a tração cutânea, amplamente utilizada no tratamento de patologias do sistema musculoesquelético, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3144477 Fisioterapia
Conforme a classificação de Tachdjian (1995), descrita no livro “Ortopedia e Traumatologia: Temas Fundamentais e a Reabilitação” (Ruaro, 2004), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de paralisia braquial obstétrica à descrição correspondente.

Coluna 1

1. Tipo Erb-Duchenne.
2. Tipo Klumpke.
3. Tipo Seeligmüller.

Coluna 2

( ) Afeta as raízes nervosas C8 e T1. Menos comum, geralmente envolve fraqueza e paralisia na mão e no antebraço. Pode estar associada à síndrome de Claude Bernard-Horner, que se manifesta por ptose (queda da pálpebra superior), miose (constrição da pupila) e anidrose (diminuição da sudorese) no lado afetado.
( ) Afeta as raízes nervosas C5, C6 e C7. É a forma mais comum de paralisia braquial obstétrica, resultando em fraqueza e paralisia dos músculos do ombro e do braço.
( ) Afeta todas as raízes do plexo braquial, C5, C6, C7, C8 e T1. A paralisia é extensa e afeta tanto os músculos do ombro quanto do braço e da mão. Também pode estar associada à síndrome de Claude Bernard-Horner.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137468 Fisioterapia
Paciente, sexo feminino, 40 anos, com história de dor em joelho direito, principalmente à flexão maior que 90 graus, com presença de claudicação. Considerando o joelho como uma das articulações mais utilizadas do corpo humano que, diariamente, faz parte da atividade básica de locomoção e que é formado por várias estruturas para lhe garantir estabilidade, qual dos testes a seguir relacionados NÃO é utilizado para o adequado diagnóstico dessa articulação? 
Alternativas
Q3133735 Fisioterapia
A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que ocorre quando o nervo mediano, que passa pelo túnel do carpo no punho, é comprimido. Durante o atendimento de um paciente com síndrome do túnel do carpo, o fisioterapeuta deve:
Alternativas
Q3130679 Fisioterapia
Qual é o objetivo da estratégia protetora na ventilação mecânica?
Alternativas
Q3130662 Fisioterapia
Leia o caso a seguir.

Paciente do sexo feminino, 72 anos de idade, sofreu fratura transtrocantérica do fêmur esquerdo em consequência de queda da própria altura. Foi submetida à cirurgia com haste cefalomedular há um dia. Na avaliação, foi constatado que a paciente estava corada, normotensa, normocárdica, eupneica, consciente, contactuante e comunicativa. Apresentava queixa de dor na região operada, principalmente na tentativa de mobilização do membro operado. Foi liberada pela equipe médica para deambular com descarga total de peso sobre o membro operado.

Os objetivos e/ou condutas fisioterapêuticas da reabilitação dessa paciente consistem em
Alternativas
Q3123142 Fisioterapia
A postura pode ser influenciada por hábitos errados que produzem maior tensão sobre as estruturas de suporte e quando ocorre um desequilíbrio do corpo sobre sua base de suporte, dando origem aos desvios posturais. A escoliose é um desses desvios posturais da coluna vertebral, caracterizado por uma curvatura lateral no plano frontal associado ou não à rotação dos corpos vertebrais nos planos axial e sagital, de múltiplas etiologias, sendo significante se mede mais de 10 graus.

Em um paciente com escoliose postural, os músculos comumente curtos e fortes são:
Alternativas
Q3123138 Fisioterapia
Durante a gravidez, ocorrem várias mudanças fisiológicas que desajustam temporariamente o sistema musculoesquelético da mulher, como o aumento do peso do útero e das mamas, que, associados à frouxidão ligamentar, favorecem o desajuste no sistema articular e muscular, além de edema e ganho de peso, ocasionando sobrecarga nas estruturas e instabilidade na postura corporal. Essas modificações podem causar vários tipos de algias na coluna vertebral, na pelve e nos joelhos, além de acometimentos das extremidades. Atualmente, os conceitos de Bad Ragaz, Mulligan, Maitland e Watsu têm sido utilizados, durante o ciclo gestacional, para reduzir sintomas e as disfunções musculoesqueléticas.

Qual definição pertence ao Conceito Mulligan?
Alternativas
Q3123134 Fisioterapia
O processo de intervenção fisioterapêutica na artroplastia de quadril (AQ) deve ser iniciado de forma imediata, podendo ser dividido, de forma didática, em três fases: inicial (primeiros 30 dias), intermediária (2-4 meses) e final (5-6 meses). Esse processo varia de acordo com o serviço, o tipo de cirurgia, o perfil do paciente e a disponibilidade de recursos do serviço de saúde.

Com relação às condutas fisioterapêuticas na fase inicial da AQ, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3109971 Fisioterapia
Com relação à Entorse do Tornozelo, analise os itens a seguir.
I. O teste de gaveta anterior, pode ser realizado para avaliar a integridade do ligamento talofibular anterior, pois possui alta sensibilidade e especificidade para identificar a ruptura dos ligamentos, com valores otimizados quando o teste clínico é realizado 4 a 5 dias após o evento agudo.
II. A entorse de tornozelo grau 2 é uma entorse leve, com ruptura parcial dos ligamentos talofibulares e/ou do calcâneo fibular, edema e dor, porém sem perdas funcionais.
III. O tratamento conservador convencional é uma estratégia que compõe mobilização precoce e descarga de peso no tornozelo, exercícios em casa e uso de suporte externo, como bandagem, brace ou tape.
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q3107894 Fisioterapia
O teste ______________ é utilizado para esticar o nervo ciático e avaliar a presença de possíveis lesões ou irritações. Durante a realização desse teste, com o paciente em decúbito dorsal, o examinador eleva o membro a ser testado pelo calcâneo, mantendo o joelho em extensão.
Qual das alternativas apresenta o nome do teste descrito?
Alternativas
Q3107893 Fisioterapia
Ao prescrever uma órtese para um paciente, é essencial ter clareza sobre a indicação principal de seu uso e sempre considerar o momento adequado para sua retirada. Uma vez alcançado o objetivo, a órtese deve ser removida. No caso de pacientes com artrite reumatoide (AR), essa definição torna-se mais desafiadora, pois trata-se de uma doença crônica. No entanto, é possível considerar os períodos de remissão, quando o processo inflamatório está controlado. Caso não haja deformidades estabelecidas e as estruturas articulares estejam preservadas, esse período pode ser adequado para a retirada da órtese. É fundamental que o paciente compreenda o processo da doença e saiba como lidar com ela durante as fases ativa e de remissão da AR. Para o paciente com AR, a indicação de órtese, conforme o estágio da doença é?
Alternativas
Q3107891 Fisioterapia
O plexo braquial avança através da região conhecida como desfiladeiro torácico. Quando sintomas vasculares e/ou neurológicos são causados por comprometimentos no desfiladeiro toráxico, são comumente chamados de síndrome do desfiladeiro toráxico. 
O mecanismo que envolve depressão do ombro e flexão lateral do pescoço para o lado oposto, ocasionando perda de abdução e de rotação lateral do ombro, além de fraqueza na flexão de cotovelo e na supinação do antebraço é ocasionado por lesões do plexo:
Alternativas
Q3107890 Fisioterapia
Uma paciente de 70 anos, com histórico de osteoporose, sofreu uma queda enquanto caminhava em casa, caindo sobre a mão direita. Após a avaliação clínica no pronto-socorro, foi diagnosticada com fratura de Colles no antebraço direito. Ela foi tratada com imobilização gessada e orientada a iniciar o acompanhamento fisioterapêutico após a remoção do gesso, visando recuperar a função e reduzir o risco de complicações. Considerando o manejo fisioterapêutico de uma fratura de Colles em uma paciente idosa, qual é a conduta mais indicada nas primeiras semanas após a remoção do gesso? 
Alternativas
Q3107889 Fisioterapia
Exercício terapêutico é o treinamento planejado e sistemático de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas com o objetivo de oferecer ao paciente diversos benefícios. NÃO constitui objetivo do exercício terapêutico:
Alternativas
Q3107888 Fisioterapia
A amplitude de movimento corresponde ao grau de alcance obtido por uma articulação sinovial, ou seja, é o movimento completo e normal que uma articulação é capaz de realizar. A amplitude de movimento normal da coluna vertebral lombar é?
Alternativas
Q3101292 Fisioterapia
A inflamação da fáscia plantar costuma ser causada por um mecanismo de uso excessivo. Pode ser provocada pela corrida e por exercícios de alto impacto, sobretudo quando se utiliza um calçado impróprio. É um problema muito comum em corredores ou maratonistas. Sobre esta patologia, pode-se afirmar que
Alternativas
Q3099498 Fisioterapia
Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos. Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para 
Alternativas
Q3092613 Fisioterapia
No futebol, as lesões mais prevalentes ocorrem nos membros inferiores, principalmente na região da coxa, seguida do joelho, tornozelo e quadril/virilha. A lesão mais temida é a rotura do ligamento cruzado anterior (LCA), que pode afastar o jogador dos campos por vários meses. Após a reconstrução intra-articular isolada do LCA, o tratamento fisioterapêutico começa
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: B
6: D
7: D
8: C
9: A
10: D
11: B
12: A
13: C
14: D
15: C
16: D
17: B
18: E
19: B
20: A