Questões de Concurso
Sobre ortopedia e traumatologia na fisioterapia em fisioterapia
Foram encontradas 1.364 questões
Coluna 1
1. Tipo Erb-Duchenne.
2. Tipo Klumpke.
3. Tipo Seeligmüller.
Coluna 2
( ) Afeta as raízes nervosas C8 e T1. Menos comum, geralmente envolve fraqueza e paralisia na mão e no antebraço. Pode estar associada à síndrome de Claude Bernard-Horner, que se manifesta por ptose (queda da pálpebra superior), miose (constrição da pupila) e anidrose (diminuição da sudorese) no lado afetado.
( ) Afeta as raízes nervosas C5, C6 e C7. É a forma mais comum de paralisia braquial obstétrica, resultando em fraqueza e paralisia dos músculos do ombro e do braço.
( ) Afeta todas as raízes do plexo braquial, C5, C6, C7, C8 e T1. A paralisia é extensa e afeta tanto os músculos do ombro quanto do braço e da mão. Também pode estar associada à síndrome de Claude Bernard-Horner.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Paciente do sexo feminino, 72 anos de idade, sofreu fratura transtrocantérica do fêmur esquerdo em consequência de queda da própria altura. Foi submetida à cirurgia com haste cefalomedular há um dia. Na avaliação, foi constatado que a paciente estava corada, normotensa, normocárdica, eupneica, consciente, contactuante e comunicativa. Apresentava queixa de dor na região operada, principalmente na tentativa de mobilização do membro operado. Foi liberada pela equipe médica para deambular com descarga total de peso sobre o membro operado.
Os objetivos e/ou condutas fisioterapêuticas da reabilitação dessa paciente consistem em
Em um paciente com escoliose postural, os músculos comumente curtos e fortes são:
Qual definição pertence ao Conceito Mulligan?
Com relação às condutas fisioterapêuticas na fase inicial da AQ, assinale a alternativa correta.
I. O teste de gaveta anterior, pode ser realizado para avaliar a integridade do ligamento talofibular anterior, pois possui alta sensibilidade e especificidade para identificar a ruptura dos ligamentos, com valores otimizados quando o teste clínico é realizado 4 a 5 dias após o evento agudo.
II. A entorse de tornozelo grau 2 é uma entorse leve, com ruptura parcial dos ligamentos talofibulares e/ou do calcâneo fibular, edema e dor, porém sem perdas funcionais.
III. O tratamento conservador convencional é uma estratégia que compõe mobilização precoce e descarga de peso no tornozelo, exercícios em casa e uso de suporte externo, como bandagem, brace ou tape.
Estão CORRETOS os itens:
Qual das alternativas apresenta o nome do teste descrito?
O mecanismo que envolve depressão do ombro e flexão lateral do pescoço para o lado oposto, ocasionando perda de abdução e de rotação lateral do ombro, além de fraqueza na flexão de cotovelo e na supinação do antebraço é ocasionado por lesões do plexo: