Questões de Concurso Sobre plano de tratamento em fisioterapia

Foram encontradas 334 questões

Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150772 Fisioterapia
A elaboração dos objetivos e plano de tratamento deve ser definida a cada fase de evolução da criança, de acordo com as incapacidades avaliadas.
Considere as colunas A e B, a seguir.

COUNA A 
I. Estrutura e função
II. articipação e atividade

COLUNA B
1. Adquirir habilidades motoras finas
2. Aumentar força muscular
3. Aumentar a estabilidade articular
4. Diminuir atraso na aquisição de habilidades funcionais de autocuidado, mobilidade e função social

Considerando os achados na avaliação fisioterapêutica, associe os domínios da CIF (Coluna A) aos objetivos a partir dos quais eles serão trabalhados (Coluna B).
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150765 Fisioterapia
Uma paciente de 37 anos, 2 gestações, com sobrepeso, sedentária, iniciou reabilitação devido à dor lombar crônica. Durante a avaliação fisioterapêutica, no teste manual de força muscular foi observada deficiência nos músculos abdominais (grau 3) e nos extensores do quadril (grau 4), além de hiperlordose lombar. A paciente relata que sente dor ao realizar flexão do tronco e ao levantar objetos do chão. Baseado nos achados clínicos, selecione quais das intervenções propostas são indicadas para essa paciente no início do tratamento.

I. Exercícios de fortalecimento de músculo iliopsoas para aumentar a estabilidade lombar.
II. Exercícios resistidos para músculos extensores do quadril.
III. Estabelecer um programa de fortalecimento dos músculos abdominais e glúteos, associado ao alongamento dos flexores do quadril.
IV. Exercícios resistidos de flexão do tronco para promover fortalecimento muscular e controle postural.

Estão corretas apenas as intervenções propostas em
Alternativas
Q3146846 Fisioterapia
A Fisioterapia é uma área da saúde essencial, voltada para a prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções físicas e funcionais. Com uma abordagem holística, a fisioterapia combina conhecimentos científicos e técnicas específicas para promover a recuperação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Assim, avalie as proposições:

I.A hipertermoterapia superficial promove o aumento da temperatura local, resultando em efeitos fisiológicos como vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo;
II.A hipertermoterapia superficial alcança grandes profundidades nos tecidos, promovendo efeitos térmicos profundos e abrangentes;
III.Os receptores envolvidos na termoterapia incluem os de frio, calor e dor, que respondem a diferentes faixas temperatura.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3142786 Fisioterapia
Sobre a atuação do fisioterapeuta em saúde coletiva, é correto afirmar, exceto:
Alternativas
Q3142783 Fisioterapia
Um paciente adulto, vítima de queimadura, chegou ao pronto socorro com lesões eritematosas e bolhosas, que afetaram a epiderme e parte da derme em toda a extensão anterior do tronco, nos dois membros superiores, na cabeça e no pescoço. Considerando a classificação de acordo com a extensão, a profundidade e a complexidade da queimadura, podemos afirmar:
Alternativas
Q3142019 Fisioterapia
A desospitalização é uma estratégia fundamental na gestão hospitalar contemporânea, visando à alta oportuna e responsável dos pacientes, conforme estabelecido pela Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP). O primeiro ponto consiste em garantir que ele esteja estável do ponto de vista clínico e hemodinâmico, mesmo com a necessidade de suporte ventilatório. Neste cenário, o fisioterapeuta passa ser o protagonista em casos de pacientes em dependência da ventilação mecânica invasiva (VMI) ou não invasiva (VNI). 

Considerando o papel essencial do fisioterapeuta na desospitalização, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3123140 Fisioterapia
A eletroterapia é o uso de correntes elétricas para finalidades terapêuticas como a analgesia ou a estimulação funcional muscular. A corrente, quando aplicada, tem efeitos de indução nervosa motora ou sensitiva, e isso vai depender do tipo de corrente usada e dos parâmetros colocados.

Com relação às indicações, contraindicações e / ou precauções para o uso da eletroterapia, analise as afirmativas a seguir.

I. A estimulação elétrica deve ser utilizada com cautela na presença de obesidade. O tecido adiposo é um isolante elétrico e, geralmente, a estimulação não é bem tolerada. Muitas vezes, são necessários níveis de corrente maiores do que o normal para alcançar o efeito fisiológico desejado.
II. A estimulação elétrica neuromuscular usada para reeducação  muscular, redução da espasticidade, redução  do ritmo de atrofia e fortalecimento muscular.
III. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) de baixa frequência efetiva no tratamento da leso aguda do tecido mole, mas deve-se tomar cuidado para evitar contrações musculares indesejadas. Outras indicações para o TENS de baixa frequência incluem o tratamento da dor associada a leses musculoesqueléticas, dor pós-operatória e condições inflamatórias.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3123138 Fisioterapia
Durante a gravidez, ocorrem várias mudanças fisiológicas que desajustam temporariamente o sistema musculoesquelético da mulher, como o aumento do peso do útero e das mamas, que, associados à frouxidão ligamentar, favorecem o desajuste no sistema articular e muscular, além de edema e ganho de peso, ocasionando sobrecarga nas estruturas e instabilidade na postura corporal. Essas modificações podem causar vários tipos de algias na coluna vertebral, na pelve e nos joelhos, além de acometimentos das extremidades. Atualmente, os conceitos de Bad Ragaz, Mulligan, Maitland e Watsu têm sido utilizados, durante o ciclo gestacional, para reduzir sintomas e as disfunções musculoesqueléticas.

Qual definição pertence ao Conceito Mulligan?
Alternativas
Q3123136 Fisioterapia
A Fisioterapia tem um arsenal abrangente de técnicas para acrescer aos cuidados paliativos (CP) ofertados pela atenção primária à saúde (APS), seja na melhora da sintomatologia, seja na promoção de qualidade de vida para o paciente.
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.

 COLUNA I

1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga

COLUNA II

(  ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
(  ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
(  ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
(  ) TENS, crioterapia e terapia manual.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3101296 Fisioterapia

Maria Paula, 19 anos, jogadora de vôlei, é atendida durante um jogo, devido a uma queda ao pular para tentar bloquear uma bola adversária. Ao cair no chão, sofreu uma torsão do tornozelo direito, que imediatamente edemaciou e limitou seus movimentos. No dia seguinte ao trauma, foi levada a uma clínica de fisioterapia usando muletas e uma bota ortopédica para estabilizar os movimentos do pé e tornozelo. A paciente ainda apresentava edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesado. Inicialmente a conduta fisioterapêutica consistiu em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente, e redução da lesão para permitir, a ela, apoiar o pé sem dor ou desconforto.

Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado(a) para este paciente, nessa fase,

Alternativas
Q3077446 Fisioterapia
Um lactente de 3 meses é diagnosticado com pé torto congênito. Qual a conduta fisioterapêutica mais adequada para o início do tratamento e quais os objetivos principais da intervenção?
Alternativas
Q3075263 Fisioterapia
Qual é o enfoque principal da fisioterapia para pacientes com hemiplegia no adulto:
Alternativas
Q3063754 Fisioterapia
Ana, de 56 anos, está em tratamento pós-mastectomia há dois meses, com linfedema moderado no braço direito, e procura a fisioterapia para ajudar a reduzir o inchaço e recuperar a mobilidade do membro afetado (caso hipotético). Neste sentido, o plano terapêutico de Ana deve incluir
Alternativas
Q3063752 Fisioterapia
Considere um paciente com histórico de acidente vascular cerebral e padrão de marcha escarvante com pé caído. Neste caso, o fator mais crítico ao avaliar a eficácia de uma órtese AFO flexível em comparação com uma AFO rígida seria
Alternativas
Q3063749 Fisioterapia
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença neuromuscular com um curso progressivo, previsível e irreversível, sendo possível realizar uma abordagem terapêutica baseada nas suas fases de evolução da história natural da doença. Neste sentido, recomenda-se o seguinte:
Alternativas
Q3063747 Fisioterapia
O fortalecimento da musculatura respiratória em nível ambulatorial pode ser implementado no plano de fisioterapia pneumofuncional do paciente com a utilização de recursos de carga linear do tipo
Alternativas
Q3063743 Fisioterapia
O fisioterapeuta está avaliando um paciente que sofreu um traumatismo raquimedular (TRM) que apresenta limitações na mobilidade. Segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, a abordagem mais completa para traçar o plano terapêutico leva em consideração
Alternativas
Q3055188 Fisioterapia
O exercício físico é a base da reabilitação cardiovascular, com inúmeros benefícios para os pacientes.
Com relação à prescrição de exercícios ambulatoriais para pacientes estáveis com doença arterial coronariana, analise as afirmativas a seguir.
I. Um programa de exercícios pode aumentar o limiar do aparecimento da angina pectoris durante esforço submáximo.
II. Programas de exercício com duração maior do que 6 meses podem promover redução do consumo máximo de oxigênio.
III. O treinamento físico pode promover a redução do nível de triglicérides e aumento da lipoproteína de alta densidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3033740 Fisioterapia
Um paciente de 32 anos com histórico de asma não controlada é internado com crise asmática grave. Ele apresenta dificuldade respiratória intensa e hipoxemia. Qual abordagem fisioterapêutica respiratória deve ser considerada prioritária nesse cenário? 
Alternativas
Q3033739 Fisioterapia
Um paciente de 70 anos foi admitido no hospital após uma queda que resultou em fratura de fêmur proximal. Após a cirurgia de osteossíntese, ele apresenta grande diminuição da mobilidade e dor intensa no membro afetado. Qual abordagem fisioterapêutica inicial é mais indicada para a reabilitação funcional desse paciente? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: A
6: C
7: A
8: A
9: B
10: C
11: D
12: B
13: A
14: B
15: D
16: B
17: B
18: A
19: B
20: C