Questões de Concurso Comentadas sobre pneumologia em fisioterapia

Foram encontradas 1.184 questões

Q3172389 Fisioterapia
Paciente de sexo feminino, 35 anos, 185 cm de altura, 70 Kg recebeu alta da UTI, após 50 dias de internação por Covid-19. O fisioterapeuta que acompanhará sua internação na enfermaria fez sua avaliação pneumofuncional e obteve os seguintes parâmetros: pressão inspiratória máxima (57,2), pressão expiratória máxima (94,9) e capacidade vital forçada (3,8). Observando os valores de referência, é correto afirmar que a pressão inspiratória está _______, a pressão expiratória máxima está _______, e a capacidade vital forçada está _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3172388 Fisioterapia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de espirômetros de incentivo aos seus respectivos exemplos.

Coluna 1
1. Volume.
2. Fluxo.

Coluna 2
( ) COACH 2.
( ) COACH 4000.
( ) RESPIRON.
( ) TRIFLOW.
( ) VOLDYNE.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3172387 Fisioterapia
São contraindicações para a realização de manovacuometria, EXCETO:
Alternativas
Q3168274 Fisioterapia
A gasometria arterial é um exame importante na avaliação de pacientes críticos, especialmente na fisioterapia respiratória. Esse exame permite avaliar:
Alternativas
Q3144492 Fisioterapia
Para pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo que apresentam P/F <150, é recomendada a manobra de prona por quantas horas?
Alternativas
Q3144491 Fisioterapia
Máscaras utilizadas na insuficiência respiratória aguda leve e moderada, visando à melhora rápida dos parâmetros fisiológicos, com necessidade de monitorização conforme a tolerância, que apresentam maior chance de úlcera de pressão ou pontos de apoio. A qual interface para ventilação não invasiva o trecho se refere? 
Alternativas
Q3144486 Fisioterapia
Sobre a reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3144480 Fisioterapia
A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma infecção viral infantil, que causa obstrução das vias aéreas de pequeno calibre, acometendo neonatos, lactentes e crianças até os 3 anos. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A mortalidade de prematuros internados por BVA chega a cerca de 9 a 11%.
II. Seu principal agente causador é o vírus sincicial respiratório.
III. Seus sinais clínicos mais comuns são: rinorreia, tosse associada à baixa aceitação alimentar e febre, dependendo do patógeno.
Alternativas
Q3144466 Fisioterapia
Analise as seguintes assertivas sobre a reabilitação pulmonar e de pacientes idosos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pacientes em estágio avançado da doença que estão na lista de transplante pulmonar não se beneficiam de programas de reabilitação pulmonar durante o processo de transplante.
( ) A prática de exercício físico na reabilitação pulmonar pode melhorar a função cardiovascular e a qualidade de vida dos pacientes, embora não altere significativamente a função pulmonar.
( ) A adesão ao tratamento da DPOC em pacientes idosos é facilitada quando há envolvimento familiar e manejo apropriado, respeitando a individualidade do paciente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3130678 Fisioterapia
A gravidade da síndrome do desconforto respiratório (SDRA) está relacionada às alterações da oxigenação, sendo expressa por meio da relação entre PaO2 e FIO2. Nesse sentido, a SDRA moderada tem valor de relação PaO2/FiO2
Alternativas
Q3130676 Fisioterapia
Tem-se recomendado que o ortostatismo seja incluído no programa de mobilização precoce, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos da imobilização. A assistência da prancha ortostática é recomendada para reintroduzir os pacientes à posição vertical quando eles estão inaptos a realizarem ortostatismo ou se mobilizarem de forma segura, mesmo com assistência. São efeitos benéficos do ortostatismo
Alternativas
Q3130675 Fisioterapia
A respiração fisiológica consiste na realização de inspirações e expirações ritmadas e harmônicas, de forma que mantemos uma frequência respiratória regular e promovemos a ventilação pulmonar. No entanto, alguns distúrbios que acometem o sistema respiratório podem acabar alterando as características fisiológicas da respiração e promovendo a instalação de alterações do ritmo respiratório anormal. Um desses ritmos é o CheyneStokes, caracterizado por respiração
Alternativas
Q3130674 Fisioterapia
Um paciente de 10 meses chegou ao pronto-socorro com queixa de diarreia e vômitos há 2 dias, com dificuldade de hidratação via oral. O médico, após exame físico, solicita gasometria arterial coletada em ar ambiente que tem como resultado: pH: 7,10 PaCO2: 33mmHg PaO2: 90mmHg Bic: 10mEq BE: -8 SatO2: 96%. Baseado nesses dados, o tipo de distúrbio encontrado no exame foi acidose
Alternativas
Q3130669 Fisioterapia
A fisioterapia respiratória é reconhecida como elemento fundamental no manejo terapêutico de doenças respiratórias agudas e crônicas em recém-nascidos (RN), lactentes e crianças. O nome da técnica de desobstrução brônquica aplicada em lactentes obtida por meio de uma pressão manual toracoabdominal lenta, que se inicia ao final da expiração espontânea e é mantida até o VR, com o objetivo de obter um volume expirado maior que o de uma expiração normal, que ela apenas prolonga e completa, é
Alternativas
Q3130659 Fisioterapia
A pressão de platô é importante marcador de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica, tendo sido em vários estudos relacionada à mortalidade em pacientes com síndrome desconforto respiratório agudo (SDRA) mecanicamente ventilados. Sua medida pode ser feita a partir de uma pausa inspiratória, em condições de fluxo zero, ou de maneira matemática. Sabendo-se que o volume corrente é de 500 ml, a complacência estática do sistema respiratório é de 40 ml/cmH2O e a PEEP de 5 cmH2O, o valor da pressão de platô corresponde a
Alternativas
Q3123136 Fisioterapia
A Fisioterapia tem um arsenal abrangente de técnicas para acrescer aos cuidados paliativos (CP) ofertados pela atenção primária à saúde (APS), seja na melhora da sintomatologia, seja na promoção de qualidade de vida para o paciente.
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.

 COLUNA I

1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga

COLUNA II

(  ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
(  ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
(  ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
(  ) TENS, crioterapia e terapia manual.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3109964 Fisioterapia
O que é a capacidade Vital Pulmonar?
Alternativas
Q3102767 Fisioterapia
Durante avaliação de radiografia torácica PA e Perfil de trabalhador têxtil (15 anos de exposição a fibras de algodão), 52 anos, o fisioterapeuta identifica: ângulos costofrênicos livres, seios costofrênicos posteriores preservados, cúpulas diafragmáticas com mobilidade mantida, trama vasculobrônquica aumentada em lobos superiores, infiltrado reticulonodular difuso predominante em zonas médias, linhas B de Kerley visíveis em bases, relação cardiotorácica < 0,5. Quanto à análise dinâmica em inspiração/expiração:
Alternativas
Q3102763 Fisioterapia
Em atendimento domiciliar na ESF, paciente masculino, 42 anos, HIV+ (CD4=280 células/mm³), em tratamento para tuberculose pulmonar há 3 semanas (RIPE), apresenta: tosse produtiva matinal, dispneia aos moderados esforços (mMRC=2), saturação=94% em ar ambiente, ausculta pulmonar com murmúrios diminuídos em ápice direito e baciloscopia ainda positiva. Na avaliação funcional, TC6' = 380m e CAT (COPD Assessment Test) = 18 pontos. Considerando o contexto da atenção primária, a conduta fisioterapêutica apropriada é:
Alternativas
Q3102761 Fisioterapia
Durante programa de reabilitação cardíaca fase II em paciente pós-IAM (3 meses), com FEVE de 42% e classe funcional NYHA II, observa-se na 12ª sessão: FC repouso=78bpm, PA=130x85mmHg, Borg=13 e saturação=96% em exercício aeróbico moderado (60% FCR). Durante a progressão do exercício em cicloergômetro:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: D
6: A
7: B
8: D
9: D
10: C
11: B
12: C
13: D
14: A
15: B
16: B
17: B
18: B
19: C
20: B