Questões de Concurso
Sobre reabilitação em fisioterapia
Foram encontradas 374 questões
Sobre a CIF, assinale a alternativa correta.
(__)A aplicação de exercícios com suporte parcial de peso na esteira é indicada para pacientes com lesões neurológicas graves, pois reduz a carga muscular e permite o treino repetitivo de marcha.
(__)A monitorização de sinais de espasticidade e cansaço durante a sessão é dispensável, desde que a intensidade do treino seja ajustada previamente com base em testes clínicos.
(__)A utilização de padrões repetitivos de marcha em contextos assistidos ou com dispositivos robóticos auxilia na reativação de vias neuromotoras, favorecendo a neuroplasticidade.
(__)A duração e a velocidade do treino na esteira devem ser ajustadas à tolerância e ao nível de fadiga do paciente, visando otimizar o progresso funcional sem causar sobrecarga.
A sequência está correta em:
I.A fisioterapia respiratória é restrita ao tratamento de pacientes em ambiente hospitalar, focando exclusivamente na prevenção de complicações pulmonares em pacientes acamados.
II.A fisioterapia traumato-ortopédica inclui a reabilitação pós-operatória de fraturas, com ênfase no fortalecimento muscular e na recuperação da funcionalidade articular.
III.A fisioterapia desportiva tem como objetivo não apenas a reabilitação de lesões, mas também a prevenção e a otimização do desempenho físico de atletas.
Está correto o que se afirma em:
Silva, D.L.; Monteiro, E.R; Corrêa Neto, V.G.; Triani, F.D.S. Efeitos da Liberação Miofascial Sobre a Flexibilidade: uma Revisão Sistemática. J Health Sci 2017; 19(2): 200-4.
A partir das informações do texto, é correto afirmar que a liberação miofascial é uma técnica para otimizar o processo terapêutico em caso de
I – A técnica de reeducação toracoabdominal tem por intuito melhorar a ventilação pulmonar, principalmente em regiões basais, por meio da maior excursão do músculo diafragma.
II – A técnica de reeducação toracoabdominal não pode ser associada a manobras de higiene brônquica.
III - A tapotagem é bem tolerada pelo paciente, sendo indicada em algumas situações, tais como: tumores e tuberculose pulmonar.
IV - A manobra de compressão e descompressão torácica busca a negativação da pressão pleural com consequente direcionamento do fluxo de ar para essa área.
V - A intubação endotraqueal impede que os pacientes fechem a glote e é um passo essencial para a tosse eficaz, bem como ajuda a proteger o trato respiratório de possíveis infecções.
I. A LTAI demonstra eficácia superior ao placebo em aliviar a dor no curto prazo. II. Não há evidências de que a LTAI tenha impacto sobre parâmetros de condução nervosa na STC. III. A LTAI é mais eficaz do que exercícios na redução da dor em pacientes com STC. IV. A combinação de LTAI com órtese para punho é menos eficaz do que LTAI isolada no tratamento da STC. V. A LTAI não é superior a eletroestimulação elétrica nervosa transcutânea para aliviar a dor em portadores de STC.
Está correto o que se afirma apenas em