Questões de Concurso Sobre semiologia (patologia, clínica geral e patologia) em fisioterapia

Foram encontradas 498 questões

Q3297250 Fisioterapia
A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma doença inflamatória aguda do trato respiratório inferior. É frequente nos dois primeiros anos de vida. Com relação à bronquiolite viral aguda, marque a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Acupuntura |
Q3249876 Fisioterapia
T.C.D, mulher, 39 anos de idade, queixa-se de crises de asma constantes que, segundo ela, se iniciaram depois de adulta após grande estresse emocional ocorrido há cerca de 18 anos. Encontra-se em uso de agonista Beta 2 e corticoide inalatório, que aliviam parcialmente as crises.

Relata já ter realizado inúmeros testes alérgicos, todos negativos. A paciente descreve que tem estado muito tensa, com baixo limiar de tolerância, especialmente nos períodos de tensão pré-menstrual.

Ao exame físico, nota-se língua vermelha, principalmente nas laterais e com revestimento amarelo e pulso em corda do lado esquerdo.

Assinale a opção que apresenta o diagnóstico e o melhor tratamento para essa paciente.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Acupuntura |
Q3249875 Fisioterapia
Fator patogênico que possui característica predominantemente Yang e com natureza capaz de se mover. Ataca e invade a parte superior do corpo e, não raramente, pode causar doenças em combinação com outros fatores patogênicos.

A descrição acima se refere ao seguinte fator patogênico:
Alternativas
Q3247520 Fisioterapia
Considere as seguintes afirmações sobre a interpretação de parâmetros hematológicos em pacientes atendidos na fisioterapia hospitalar:

I – Um nível elevado de leucócitos e desvio à esquerda sugere processo infeccioso ativo, exigindo atenção ao manejo de exercícios e riscos de propagação.
II – A contagem de plaquetas é irrelevante para protocolos de mobilização precoce, pois não impacta risco de sangramento.
III – Hematócrito baixo pode indicar necessidade de ajustes de intensidade, reduzindo sobrecarga cardiovascular.
IV – O VCM (Volume Corpuscular Médio) não oferece nenhuma informação sobre a etiologia da anemia.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3247517 Fisioterapia
Durante o atendimento fisioterapêutico de pacientes com síndromes dolorosas crônicas, a equipe multidisciplinar pode considerar intervenções farmacológicas analgésicas. Em que medida o conhecimento das vias de administração e do metabolismo dos fármacos auxilia na segurança do paciente? 
Alternativas
Q3247514 Fisioterapia
Em quadros parasitários, sintomas musculares ou de fraqueza podem afetar o desempenho nos exercícios fisioterapêuticos. Qual fator reforça a importância do diagnóstico laboratorial adequado em parasitologia?
Alternativas
Q3247513 Fisioterapia
Em pacientes com imunossupressão ou infecções crônicas, o fisioterapeuta pode atuar na reabilitação e prevenção de complicações funcionais. Como a análise de anticorpos específicos beneficia esse processo?
Alternativas
Q3247511 Fisioterapia
Algumas condições clínicas acompanhadas pelo fisioterapeuta, como fadiga crônica, podem estar associadas a quadros anêmicos. Em termos laboratoriais, qual achado sugere anemia ferropriva?
Alternativas
Q3236385 Fisioterapia

A eletromiografia é um exame importante para diagnos ticar doenças do motoneurônio inferior e dos músculos. 


Por meio desse exame, é possível determinar a presença de

Alternativas
Q3184395 Fisioterapia
A osteoartrite do ombro, também chamada de Osteoartrite da Articulação Glenoumeral (OAGU), é uma condição comum que afeta adultos mais velhos, frequentemente associada à dor, limitação de movimento e impacto funcional significativo. A prática clínica sugere a importância de diagnóstico preciso e intervenções baseadas em evidências. Um dos métodos auxiliares no diagnóstico diferencial de OAGU inclui o uso de exames de imagem. Com base na orientação clínica, assinale a afirmativa que descreve corretamente a utilidade da Ressonância Magnética (RM) no manejo da OAGU.
Alternativas
Q3272821 Fisioterapia
O tratamento da paralisia facial periférica é sintomático e inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e fonoaudiologia. Não existe, entretanto, uma conduta terapêutica padrão para a doença. Tudo depende do tipo e da extensão do dano sofrido pelo nervo facial, das condições clínicas e da idade do paciente. Em grande parte dos casos, a paralisia facial periférica costuma regredir sem tratamento, à medida que o inchaço do nervo diminui espontaneamente. Durante todo o tratamento, os olhos exigem atenção especial. Como os pacientes apresentam dificuldade para fechar os olhos e menor produção de lágrimas, a aplicação de colírios lubrificantes (lágrimas artificiais), várias vezes por dia, assim como o uso de tampões para manter o olho fechado, são medidas indispensáveis para manter o olho hidratado e evitar lesões graves na córnea. Fisioterapia e fonoterapia são importantes para estimular a musculatura da mímica facial, da mastigação e da fala, assim como para evitar contraturas e atrofia das fibras musculares.
Marque a única opção que não representa uma situação deflagradora da paralisia facial.
Alternativas
Q3272819 Fisioterapia
História Clínica:

• Paciente: J.S., 68 anos, masculino.
• História Médica: Paciente com histórico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) há 10 anos, hipertensão arterial controlada com medicação e diabetes tipo 2.
• História Social: Ex-fumante, parou de fumar há 5 anos, mas tem um histórico de 40 maços-ano. Sedentário e com uma dieta pobre em nutrientes.
• Queixa Principal: J.S. foi trazido ao pronto-socorro pela família com queixa de dificuldade respiratória crescente, fadiga extrema e confusão mental nas últimas 24 horas.
• Gasometria Arterial:

pH: 7,28 (normal: 7,35-7,45)
PaCO₂: 58 mmHg (normal: 35-45 mmHg)
HCO₃⁻: 28 mEq/L (normal: 22-28 mEq/L)
PaO₂: 60 mmHg (normal: 75-100 mmHg)
SaO₂: 86% (normal: 95-100%)

O diagnóstico mais provável para esse quadro seria:
Alternativas
Q3255240 Fisioterapia

 A lombociatalgia é definida como a dor que acomete a coluna lombar de maneira intermitente e, se irradia no trajeto do nervo ciático no membro inferior e comumente acomete até o pé. O exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento do paciente, nesse sentido, conhecer e saber aplicar as manobras que avaliam as raízes que compõem o nervo ciático é imprescindível para o tratamento adequado. "Sentado com inclinação do tronco para a frente, pescoço, tórax e lombar fletidos, joelho estendido e tornozelo em dorsiflexão somente até o ponto de resistência do tecido e reprodução dos sintomas".


Essa é a descrição de qual teste ortopédico da coluna lombar?

Alternativas
Q3233753 Fisioterapia
A fisioterapia respiratória é essencial para otimizar o funcionamento do sistema respiratório e tratar as afecções pulmonares, como atelectasia. Analise as sentenças e marque apenas a alternativa correta:

I - manobras de percussão torácica são sufuciente para limpeza de vias aéreas;
II - o uso de cpap associado ao posicionamento no leito, com peep de 10cmh²o é indicado para expansão brônquica;
III – padrões ventilatórios reexpansivos são utilizados como forma de promover respiração profunda.
IV - o shaker é contra-indicado no tratamento de atelectasias devido às vibrações produzidas na caixa torácia.
V - terapias com pressão positiva só pode ser utilizado em ambiente hospitalar. 
Alternativas
Q3233752 Fisioterapia
Amputação é a remoção total ou parcial de um membro do corpo e o nível de amputação classifica o coto. na amputação abaixo do joelho, qual prótese é recomendada para desenvolver a marcha?
Alternativas
Q3233751 Fisioterapia
A Drenagem Linfática Manual é indicada para tratar diversas afecções do sistema circulatório nos membros inferiores. Diante disso, assinale a sentença falsa:
Alternativas
Q3233750 Fisioterapia
Caso Clínico: Jovem, 16 anos, durante festa de debutantes da irmã pulou em piscina e sofreu lesão total à nível C5 de vértebra cervical. Quais achados neurológicos podem ser encontrados no caso descrito acima? Marque apenas uma alternativa correta:
Alternativas
Q3233749 Fisioterapia
No pós operatório, o fisioterapeuta pode utilizar de diferentes técnicas para ajudar o corpo e suas estruturas a desenvolver a marcha, independente ou com auxílio. Assinale como (V) para as verdadeiras e (F) para as sentenças Falsas abaixo:

( ) a Hidroterapia é indicada no processo de fortalecimento muscular sem carga sobre o membro afetado;
( ) O andador fixo é o auxiliar de marcha mais indicado no pós-operatório de idosos;
( ) o fortalecimento de tronco é pouco efetivo para retorno da marcha;
( ) a Eletroestimuação funcional – FES, pode ser utilizada para uma contração muscular mais eficiente e forte
( ) o controle da dor é fundamental para a evolução do treinamento de marcha.



Marque a sequência com as sentenças corretas
Alternativas
Q3233748 Fisioterapia
Após menistectomia parcial de joelho de adulto jovem, sem comorbidades, é liberada a descarga de peso parcial sob o membro operado em poucas semanas. Assinale apenas uma afirmação correta sobre a indicação de dispositivos auxiliadores de marcha na reabilitação em pós operatório de joelho, quando liberada a descarga de peso parcial no membro acometido:
Alternativas
Q3233747 Fisioterapia
Paciente com queixa álgica intensa em região lombar baixa à Direita, com irradiação até fossa poplítea de joelho D e marcha claudicante. Classifique as condutas descritas abaixo como recursos de Eletroterapia (1) e recursos de Cinesioterapia (2).

( ) alongamento de músculos da cadeia muscular posterior;
( ) isometria de flexores de joelho D;
( ) TENS Burst em região de glúteo médio e piriforme
( ) uso de faixas elásticas para fortalecimento de quadril;
( ) Laserterapia de baixa frequência no músculo Piriforme;



Marque a sequência correta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: A
6: D
7: A
8: C
9: E
10: B
11: C
12: A
13: E
14: D
15: C
16: E
17: E
18: A
19: B
20: A