Questões de Concurso Sobre semiologia (patologia, clínica geral e patologia) em fisioterapia

Foram encontradas 470 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Acupuntura |
Q3249876 Fisioterapia
T.C.D, mulher, 39 anos de idade, queixa-se de crises de asma constantes que, segundo ela, se iniciaram depois de adulta após grande estresse emocional ocorrido há cerca de 18 anos. Encontra-se em uso de agonista Beta 2 e corticoide inalatório, que aliviam parcialmente as crises.

Relata já ter realizado inúmeros testes alérgicos, todos negativos. A paciente descreve que tem estado muito tensa, com baixo limiar de tolerância, especialmente nos períodos de tensão pré-menstrual.

Ao exame físico, nota-se língua vermelha, principalmente nas laterais e com revestimento amarelo e pulso em corda do lado esquerdo.

Assinale a opção que apresenta o diagnóstico e o melhor tratamento para essa paciente.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Acupuntura |
Q3249875 Fisioterapia
Fator patogênico que possui característica predominantemente Yang e com natureza capaz de se mover. Ataca e invade a parte superior do corpo e, não raramente, pode causar doenças em combinação com outros fatores patogênicos.

A descrição acima se refere ao seguinte fator patogênico:
Alternativas
Q3247520 Fisioterapia
Considere as seguintes afirmações sobre a interpretação de parâmetros hematológicos em pacientes atendidos na fisioterapia hospitalar:

I – Um nível elevado de leucócitos e desvio à esquerda sugere processo infeccioso ativo, exigindo atenção ao manejo de exercícios e riscos de propagação.
II – A contagem de plaquetas é irrelevante para protocolos de mobilização precoce, pois não impacta risco de sangramento.
III – Hematócrito baixo pode indicar necessidade de ajustes de intensidade, reduzindo sobrecarga cardiovascular.
IV – O VCM (Volume Corpuscular Médio) não oferece nenhuma informação sobre a etiologia da anemia.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3247517 Fisioterapia
Durante o atendimento fisioterapêutico de pacientes com síndromes dolorosas crônicas, a equipe multidisciplinar pode considerar intervenções farmacológicas analgésicas. Em que medida o conhecimento das vias de administração e do metabolismo dos fármacos auxilia na segurança do paciente? 
Alternativas
Q3247514 Fisioterapia
Em quadros parasitários, sintomas musculares ou de fraqueza podem afetar o desempenho nos exercícios fisioterapêuticos. Qual fator reforça a importância do diagnóstico laboratorial adequado em parasitologia?
Alternativas
Q3247513 Fisioterapia
Em pacientes com imunossupressão ou infecções crônicas, o fisioterapeuta pode atuar na reabilitação e prevenção de complicações funcionais. Como a análise de anticorpos específicos beneficia esse processo?
Alternativas
Q3247511 Fisioterapia
Algumas condições clínicas acompanhadas pelo fisioterapeuta, como fadiga crônica, podem estar associadas a quadros anêmicos. Em termos laboratoriais, qual achado sugere anemia ferropriva?
Alternativas
Q3236385 Fisioterapia

A eletromiografia é um exame importante para diagnos ticar doenças do motoneurônio inferior e dos músculos. 


Por meio desse exame, é possível determinar a presença de

Alternativas
Q3191337 Fisioterapia
Qual dos problemas posturais abaixo descritos é considerado comum em grávidas, tornando-se transitório nesse caso, em que a barriga fica saltada e os glúteos ficam empinados para trás, causando um enorme buraco na região lombar?
Alternativas
Q3191330 Fisioterapia
O sistema vascular é composto por sistema arterial, microcirculação, sistema venoso e sistema linfático, cujas funções são gerar e manter pressões, condução, distribuição e coleta de sangue, promover troca de gases e remoção dos dejetos celulares. Na inspeção (exame físico) podem ser observadas alterações pelo fisioterapeuta. Logo, é importante saber reconhecer essas alterações. Alguns exemplos foram destacados a seguir, porém um foi elaborado de forma incorreta, destaque-o:
Alternativas
Q3184395 Fisioterapia
A osteoartrite do ombro, também chamada de Osteoartrite da Articulação Glenoumeral (OAGU), é uma condição comum que afeta adultos mais velhos, frequentemente associada à dor, limitação de movimento e impacto funcional significativo. A prática clínica sugere a importância de diagnóstico preciso e intervenções baseadas em evidências. Um dos métodos auxiliares no diagnóstico diferencial de OAGU inclui o uso de exames de imagem. Com base na orientação clínica, assinale a afirmativa que descreve corretamente a utilidade da Ressonância Magnética (RM) no manejo da OAGU.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150756 Fisioterapia
Considerando-se que, em lesões envolvendo nervos periféricos, alguns conceitos são de fundamental importância para o entendimento da doença instalada, de seu prognóstico e da conduta a ser proposta pelo Fisioterapeuta, é correto afirmar que
Alternativas
Q3142022 Fisioterapia
A Fraqueza Muscular Adquirida Na UTI (FMA–UTI) é um distúrbio multifatorial que afeta a morfologia e a fisiologia muscular esquelética e, em alguns casos, o sistema de condução. Em relação às alterações morfológicas e funcionais encontradas nesses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3142017 Fisioterapia
Em que condição se observa aumento anormal na concentração de noradrenalina plasmática, tanto em exercício como em repouso?
Alternativas
Q3130658 Fisioterapia
Um paciente, vítima de acidente motociclístico, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico de trauma cranioencefálico. Na avaliação, foi detectada abertura ocular à estímulo de dor, decorticação e gemência. Qual é o valor da escala de coma de Glasgow na admissão? 
Alternativas
Q3121643 Fisioterapia
A Hiperemia pode ser causada por:
Alternativas
Q3107892 Fisioterapia
A etiologia do câncer de mama é multifatorial, resultante da interação entre fatores genéticos, estilo de vida, hábitos reprodutivos e o ambiente. As condições que aumentam a probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama são chamadas de fatores de risco, e a combinação desses fatores depende fortemente da natureza de suas interações. São fatores modificáveis, EXCETO:
Alternativas
Q3102763 Fisioterapia
Em atendimento domiciliar na ESF, paciente masculino, 42 anos, HIV+ (CD4=280 células/mm³), em tratamento para tuberculose pulmonar há 3 semanas (RIPE), apresenta: tosse produtiva matinal, dispneia aos moderados esforços (mMRC=2), saturação=94% em ar ambiente, ausculta pulmonar com murmúrios diminuídos em ápice direito e baciloscopia ainda positiva. Na avaliação funcional, TC6' = 380m e CAT (COPD Assessment Test) = 18 pontos. Considerando o contexto da atenção primária, a conduta fisioterapêutica apropriada é:
Alternativas
Q3102760 Fisioterapia
Durante a avaliação postural de um estudante do ensino fundamental, o fisioterapeuta observa uma alteração postural caracterizada pelo aumento da curvatura da coluna torácica, com projeção dos ombros para frente e rotação interna dos mesmos. Essa alteração postural, frequentemente observada em escolares que passam longos períodos sentados em postura inadequada, é denominada:
Alternativas
Q3101295 Fisioterapia

Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos.

Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: D
6: A
7: C
8: E
9: C
10: E
11: B
12: D
13: B
14: B
15: C
16: A
17: E
18: C
19: A
20: B