Questões de Concurso
Comentadas sobre semiologia (patologia, clínica geral e patologia) em fisioterapia
Foram encontradas 436 questões
Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos.
Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para
A característica da dor causada por mau alinhamento rotacional da patela é exacerbada quando o paciente
Para determinação do diagnóstico, devem ser solicitados:
No tratamento fisioterapêutico da neurite aguda decorrente de Hanseníase por reação tipo 1 ou reversa, não está indicado:
Sobre a tendinite do manguito rotador, marque a alternativa incorreta.
Doença caracterizada por necrose avascular idiopática da epífise femoral em crescimento. Predomina em meninos, tendo como quadro clínico a claudicação associada ou não a dor na região inguinal ou na face anterior da coxa, com uma importante limitação da abdução e rotação interna do quadril. A que doença o texto está se referindo?
Todas as afirmativas se referem à artrite reumatoide; EXCETO:
Medida pode ser definida como a quantificação de uma observação com relação a um padrão (WADE, 1992). Considerando a importância do uso de medidas válidas, confiáveis e responsivas, analise as afirmações abaixo:
I. As medidas de avaliação são usadas para comparar o desempenho de um paciente, a partir de uma base de dados do normal, para que sirva de parâmetro.
II. As medidas técnicas relacionam-se com o grau de deficiência ou com as restrições biomecânicas secundárias decorrentes. Medidas de amplitude de movimento articular e escala de Ashworth são exemplos desta medida.
III. As medidas funcionais demonstram a mudança no estado funcional do paciente e relacionam-se com o grau de impedimento ou dependência.
IV. O uso do SF-36 e do Perfil de Saúde de Notthingham são medidas de qualidade de vida frequentemente usadas para avaliar a capacidade funcional do paciente na comunidade e de interagir na sociedade.
São CORRETAS apenas as afirmações: