Questões de Concurso Comentadas sobre semiologia (patologia, clínica geral e patologia) em fisioterapia

Foram encontradas 436 questões

Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150756 Fisioterapia
Considerando-se que, em lesões envolvendo nervos periféricos, alguns conceitos são de fundamental importância para o entendimento da doença instalada, de seu prognóstico e da conduta a ser proposta pelo Fisioterapeuta, é correto afirmar que
Alternativas
Q3142022 Fisioterapia
A Fraqueza Muscular Adquirida Na UTI (FMA–UTI) é um distúrbio multifatorial que afeta a morfologia e a fisiologia muscular esquelética e, em alguns casos, o sistema de condução. Em relação às alterações morfológicas e funcionais encontradas nesses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3142017 Fisioterapia
Em que condição se observa aumento anormal na concentração de noradrenalina plasmática, tanto em exercício como em repouso?
Alternativas
Q3130658 Fisioterapia
Um paciente, vítima de acidente motociclístico, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico de trauma cranioencefálico. Na avaliação, foi detectada abertura ocular à estímulo de dor, decorticação e gemência. Qual é o valor da escala de coma de Glasgow na admissão? 
Alternativas
Q3121643 Fisioterapia
A Hiperemia pode ser causada por:
Alternativas
Q3107892 Fisioterapia
A etiologia do câncer de mama é multifatorial, resultante da interação entre fatores genéticos, estilo de vida, hábitos reprodutivos e o ambiente. As condições que aumentam a probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama são chamadas de fatores de risco, e a combinação desses fatores depende fortemente da natureza de suas interações. São fatores modificáveis, EXCETO:
Alternativas
Q3102763 Fisioterapia
Em atendimento domiciliar na ESF, paciente masculino, 42 anos, HIV+ (CD4=280 células/mm³), em tratamento para tuberculose pulmonar há 3 semanas (RIPE), apresenta: tosse produtiva matinal, dispneia aos moderados esforços (mMRC=2), saturação=94% em ar ambiente, ausculta pulmonar com murmúrios diminuídos em ápice direito e baciloscopia ainda positiva. Na avaliação funcional, TC6' = 380m e CAT (COPD Assessment Test) = 18 pontos. Considerando o contexto da atenção primária, a conduta fisioterapêutica apropriada é:
Alternativas
Q3102760 Fisioterapia
Durante a avaliação postural de um estudante do ensino fundamental, o fisioterapeuta observa uma alteração postural caracterizada pelo aumento da curvatura da coluna torácica, com projeção dos ombros para frente e rotação interna dos mesmos. Essa alteração postural, frequentemente observada em escolares que passam longos períodos sentados em postura inadequada, é denominada:
Alternativas
Q3101295 Fisioterapia

Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos.

Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para

Alternativas
Q3077449 Fisioterapia
A semiologia no doente reumatológico envolve a identificação de sinais específicos que ajudam no diagnóstico das doenças reumatológicas. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um sinal semiológico típico em pacientes com artrite reumatoide:
Alternativas
Q3077442 Fisioterapia
A semiologia e o exame físico são fundamentais para o fisioterapeuta identificar disfunções e planejar a intervenção adequada em pacientes cardiopatas. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um sinal clínico que o fisioterapeuta deve avaliar em pacientes com insuficiência cardíaca: 
Alternativas
Q3055185 Fisioterapia
Classicamente, a dor da disfunção da articulação patelofemoral é anterior, mas também se apresenta medial, ou poplítea. Atividades específicas ajudam no diagnóstico diferencial.
A característica da dor causada por mau alinhamento rotacional da patela é exacerbada quando o paciente
Alternativas
Q3032729 Fisioterapia
Um paciente com 68 anos, hipertenso, obeso e diabético, apresenta dor precordial com irradiação para a mandíbula. A principal suspeita é a de que esteja evoluindo com um infarto agudo do miocárdio (IAM), em razão da condição clínica e de fatores de risco.
Para determinação do diagnóstico, devem ser solicitados: 
Alternativas
Q3027470 Fisioterapia
As manobras de higiene brônquica são comumente utilizadas nas práticas clínicas da fisioterapia respiratória tanto no âmbito ambulatorial quanto no hospitalar. Sobre essa técnica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3027463 Fisioterapia
A osteoporose é caracterizada por baixa massa óssea, ruptura microarquitetônica e fragilidade esquelética, resultando em diminuição da resistência óssea e aumento do risco de fratura. Sobre essa patologia, assinale a afimação CORRETA.
Alternativas
Q2967565 Fisioterapia

No tratamento fisioterapêutico da neurite aguda decorrente de Hanseníase por reação tipo 1 ou reversa, não está indicado:

Alternativas
Q2905578 Fisioterapia

Sobre a tendinite do manguito rotador, marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2905526 Fisioterapia

Doença caracterizada por necrose avascular idiopática da epífise femoral em crescimento. Predomina em meninos, tendo como quadro clínico a claudicação associada ou não a dor na região inguinal ou na face anterior da coxa, com uma importante limitação da abdução e rotação interna do quadril. A que doença o texto está se referindo?

Alternativas
Q2896653 Fisioterapia

Todas as afirmativas se referem à artrite reumatoide; EXCETO:

Alternativas
Q2896560 Fisioterapia

Medida pode ser definida como a quantificação de uma observação com relação a um padrão (WADE, 1992). Considerando a importância do uso de medidas válidas, confiáveis e responsivas, analise as afirmações abaixo:


I. As medidas de avaliação são usadas para comparar o desempenho de um paciente, a partir de uma base de dados do normal, para que sirva de parâmetro.
II. As medidas técnicas relacionam-se com o grau de deficiência ou com as restrições biomecânicas secundárias decorrentes. Medidas de amplitude de movimento articular e escala de Ashworth são exemplos desta medida.
III. As medidas funcionais demonstram a mudança no estado funcional do paciente e relacionam-se com o grau de impedimento ou dependência.
IV. O uso do SF-36 e do Perfil de Saúde de Notthingham são medidas de qualidade de vida frequentemente usadas para avaliar a capacidade funcional do paciente na comunidade e de interagir na sociedade.
São CORRETAS apenas as afirmações:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: C
5: A
6: E
7: C
8: A
9: B
10: B
11: C
12: B
13: E
14: D
15: E
16: D
17: E
18: A
19: D
20: C