Questões de Concurso Comentadas sobre disfagia e mastigação em fonoaudiologia

Foram encontradas 235 questões

Q3074053 Fonoaudiologia
As disfagias orofaríngeas de origem mecânica podem estar relacionadas a alterações estruturais ou anatômicas. Sobre a atuação fonoaudiológica nesse tipo de disfagia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3074052 Fonoaudiologia
As disfagias orofaríngeas de origem neurogênica podem ocorrer em diversos distúrbios neurológicos. Sobre a atuação fonoaudiológica nesse tipo de disfagia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3074041 Fonoaudiologia
Na prática fonoaudiológica, a CIF é utilizada para avaliar a funcionalidade e a incapacidade relacionadas à comunicação e à deglutição. Indique qual das seguintes abordagens é uma aplicação específica da CIF na prática fonoaudiológica.
Alternativas
Q3070109 Fonoaudiologia
A reabilitação das disfagias visa à obtenção da funcionalidade da deglutição, dentro dos limites individuais, buscando‐se eliminar riscos de penetração laríngea e/ou aspiração traqueal de saliva e alimentos, melhorar as condições nutricionais e de hidratação, e retomar a alimentação por via oral, quando e o quanto possível. No processo terapêutico são selecionados exercícios para cada estrutura que precisa ser reabilitada. Sobre os exercícios utilizados na reabilitação das disfagias, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3065455 Fonoaudiologia
A deglutição é um processo complexo que envolve uma evolução progressiva de diversas estruturas anatômicas para garantir o transporte seguro do alimento da boca até o estômago. Esse processo pode ser dividido em fases. Cada fase requer uma atuação, como descrito nas afirmativas a seguir. Marque a alternativa falsa:
Alternativas
Q3065443 Fonoaudiologia
A fala e a deglutição são funções do Sistema Estomatognático que desempenham papéis importantes na comunicação e alimentações dos indivíduos. Elas compartilham das mesmas estruturas estomatognáticas, que devem estar em pleno funcionamento para desempenhar seu papel de forma eficiente. Normalmente, as estruturas listadas abaixo participam tanto dos processos de fala quanto de deglutição, exceto:
Alternativas
Q3027492 Fonoaudiologia
A disfagia pode ser consequência de várias condições. Então, marque a opção que apresenta uma causa comum de disfagia neurogênica.
Alternativas
Q3007746 Fonoaudiologia
Na avaliação da deglutição em bebês, durante a sucção em seio materno, devem ser observados o vedamento labial, a pega, a coordenação entre sucção, respiração e deglutição, a relação entre a frequência de sucções por deglutição e a existência de pausas.
Essas estratégias de avaliação têm como objetivo avaliar a 
Alternativas
Q3006521 Fonoaudiologia
“No processo de mastigação normal, os fenômenos espaciais que ocorrem na mandíbula durante os ciclos mastigatórios são as fases de abertura da boca, na qual a mandíbula se abaixa, com relaxamento dos músculos levantadores e a contração isotônica dos músculos abaixadores da mandíbula”. Assinale a alternativa que contém um músculo abaixador da mandíbula:
Alternativas
Q2765666 Fonoaudiologia

Em relação a disfagia, marque a alternativa FALSA:

Alternativas
Q2694000 Fonoaudiologia

A Recomendação nº 17/2016, sobre o desempenho profissional do Fonoaudiólogo em disfagia, recomenda que:

I. As tecnologias e os recursos terapêuticos no tratamento das desordens da deglutição/disfagia orofaríngea, tais como estimulação elétrica transcutânea, válvula unidirecional de fala e deglutição com e sem ventilação mecânica, eletromiografia de superfície, bandagem elástica, não sejam utilizados mediante treinamento específico.

II. O Fonoaudiólogo tenha conhecimentos de técnicas instrumentais existentes e suas indicações e contraindicações.

III. O Fonoaudiólogo tenha conhecimentos da influência do volume e da viscosidade do alimento e da idade do paciente na fisiologia da deglutição.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2684560 Fonoaudiologia

No paciente disfágico, as manobras facilitadoras e posturais são importantes na reabilitação. Quanto a isso, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2684546 Fonoaudiologia

O padrão mastigatório com harmonia morfológica e funcional das estruturas estomatognáticas é:

Alternativas
Q2657629 Fonoaudiologia
Considerando o capítulo V do Código de Ética da Fonoaudiologia, que aborda os relacionamentos na prática profissional, um fonoaudiólogo está atendendo um paciente idoso diagnosticado com disfagia neurogênica pós-AVC. Segundo dados epidemiológicos, o Brasil apresenta um aumento significativo de casos de AVC, sendo a disfagia uma das principais complicações nesses pacientes. Durante o atendimento, o fonoaudiólogo deve observar rigorosamente seus deveres e direitos éticos em relação ao cliente.

De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, qual das seguintes afirmações é CORRETA sobre os deveres do fonoaudiólogo na relação com o cliente?
Alternativas
Q2633133 Fonoaudiologia

Na avaliação de uma criança com suspeita de disfagia, o que é importante ser considerado pelo fonoaudiólogo?

Alternativas
Q2633127 Fonoaudiologia

Na avaliação e tratamento das disfagias orofaríngeas, a atuação do fonoaudiólogo é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Qual das seguintes afirmativas relacionadas a atuação do fonoaudiológica é verdadeira?

Alternativas
Q2611926 Fonoaudiologia
O câncer de laringe é uma neoformação tissular (de tecido) de caráter maligno na mucosa laríngea que invade e destrói outros tecidos. Dependendo da extensão e da gravidade do tumor, o tratamento será cirúrgico, levando o paciente a apresentar disfagias e disfonias, necessitando da reabilitação fonoaudiológica. Qual é o tipo de cirurgia de laringe em que o paciente não apresenta risco de broncoaspiração, mas perde totalmente a voz?
Alternativas
Q2587779 Fonoaudiologia

Na reabilitação do paciente disfágico, as manobras facilitadoras e posturais são de grande valia, uma vez que parte do treino de retomada da alimentação por via oral será baseada nas manobras que se mostrarem mais efetivas durante a avaliação fonoaudiológica.


Em relação às manobras posturais de cabeça utilizadas na reabilitação das disfagias, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a manobra à sua correta indicação.


COLUNA I


1. Cabeça inclinada para o lado não comprometido

2. Cabeça virada para o lado comprometido

3. Cabeça para baixo


COLUNA II


( ) Indicada para indivíduos que apresentam disfunção unilateral de língua, associada a desordens faríngeas, fazendo com que o bolo seja impulsionado para o lado mais eficiente.

( ) Indicada para indivíduos com paresia faríngea unilateral, direcionando o bolo durante a deglutição para a hemifaringe funcional.

( ) Indicada para indivíduos com atraso de deglutição faríngea, com fechamento laríngeo reduzido e com redução da retração da base da língua.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2587778 Fonoaudiologia

As disfagias neurogênicas são desordens no processo de deglutição e / ou alimentação, causadas por doença ou trauma neurológico. As disfunções neurológicas podem afetar a ação muscular responsável pelo transporte do bolo alimentar da cavidade oral para o esôfago.


Com relação às disfagias neurogênicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2586833 Fonoaudiologia

Os músculos da mastigação são:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: B
6: E
7: A
8: C
9: D
10: D
11: C
12: A
13: C
14: D
15: C
16: B
17: A
18: A
19: A
20: A